Texto base: Observe o mapa:
Enunciado:
a) Complete a legenda com os tipos climáticos de cada região do território japonês.
b) Explique a razão da diferença climática entre a região setentrional e meridional do território nipônico.
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | 05.2. Arte urbana
A ARTE DA GRAVURA
MATERIAIS
- Camiseta branca ( uma para cada criança)
- Camisetas silkadas
- Telas de serigrafia já gravadas
- Tela de serigrafia impressa com o desenho escolhido
- Rodo de serigrafia
- Tintas para tecido
- Papelão
- Jornal
- Recipiente com água
PROCEDIMENTOS
- Faça uma roda com as crianças , na sala de aula.
- O professor deverá questionar com as crianças o que é serigrafia ou silk-screen apresentando
algumas camisetas serigrafadas.
- Perguntar para as crianças:
- Quem sabe como são feitas estas camisetas?
- Como será que fazem o desenho da escola nas camisetas?
- Por que será que tem serigrafia com uma cor só e outras coloridas?
- Ao final da discussão o professor poderá explicitar que a serigrafia é feita através de um
molde, o qual a tinta é vazada, pela pressão de um rodinho, através de uma tela que pode
ser feita de seda ou náilon.
- O professor deverá levar para roda algumas telas de serigrafia e mostrar as crianças como
elas são feitas e como são utilizadas para estampar tecidos e camisetas.
- O professor vai explicar para as crianças os procedimentos para fazer uma tela de serigrafia:
Fazer a arte (desenho) que será estampada através da serigrafia. Esta arte deve ser impressa
em papel vegetal. Depois esta arte deve ser queimada na tela (esse procedimento é feito
numa mesa especial.)
- Explicar para as crianças que existem profissionais especializados para fazer as telas de
serigrafia.
-Se for possível o professor poderá fazer uma visita em uma oficina de serigrafia para as
crianças conhecerem todo o processo.
- O professor vai pedir as crianças para fazer o desenho de um grande peixe. O professor ,
junto com as crianças , vão escolher um desenho para ser impresso nas camisetas. Para isso
farão uma votação.
- Depois, o professor vai imprimir o desenho em folha de papel vegetal e levar o desenho
para uma serigrafia, para eles fazerem a revelação da tela.
- Depois que tela estiver com a gravura impressa o professor vai usá-la para pintar muitas
camisetas e outros tipos de material.
- O professor deverá organizar o espaço para realizar a impressão nas camisetas, forrando as
mesas com jornal.
- Instruir as crianças para forrar a camiseta com o papelão para não vazar a tinta do outro lado.
- Colocar a tela sobre o tecido e passar a tinta com o auxilio de um rodinho.
- Ao final retirar a tela com cuidado e secar a pintura com secador.
- Cada criança deverá pintar a sua camiseta.
- O professor deverá auxiliar as crianças durante todo o processo da pintura. Se for possível, o
professor deverá solicitar ajuda de um assistente quando for fazer as pinturas nas camisetas.
- O professor junto com as crianças deverá organizar uma exposição das camisetas pintadas na
galeria da escola ou na própria sala de aula.
OBS: O professor deverá enviar um bilhete aos pais solicitando que cada criança leve para
escola uma camiseta em branco para pintarem, utilizando a técnica de serigrafia.
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20775
A ARTE DA GRAVURA
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
O eu lírico demonstra ter consciência de que sua maneira de falar é diferente daquela que é praticada por seu interlocutor e, por esse motivo, ele pede licença ao “dotô” para contar a sua história. Ao fazer isso, ele emprega uma variedade linguística que confere à canção um caráter
- Geografia | 8. Regionalização
Figura 1
Figura 2
No planejamento das ações governamentais, a segunda forma de regionalização apresenta a vantagem de: - Língua Portuguesa - Fundamental | 9.05 Tirinha
Leia o texto a seguir para responder a questão.
A resposta do espelho quer dizer que Mônica é a mais:
- Literatura | 1. Introdução à Literatura
A QUESTÃO REFEREM-SE AO LIVRO ANOS DE CHUMBO E OUTROS CONTOS, DE CHICO BUARQUE (São Paulo: Companhia das Letras, 2021).
CONTO “O PASSAPORTE”
Atordoado, o grande artista se olhou no espelho bem no momento em que se transformava ele próprio num canalha. (p. 36)
O passaporte é um documento que permite a entrada de um indivíduo em país estrangeiro. De modo figurado, o artista, ao reaver seu passaporte, parece ingressar em um novo espaço subjetivo.
Com base na narrativa, uma atitude que caracteriza esse outro espaço é