O eu lírico demonstra ter consciência de que sua maneira de falar é diferente daquela que é praticada por seu interlocutor e, por esse motivo, ele pede licença ao “dotô” para contar a sua história. Ao fazer isso, ele emprega uma variedade linguística que confere à canção um caráter
Questões relacionadas
- Língua Inglesa | 1. Interpretação de Textos
(ENEM 2011 2º APLICAÇÃO)
A tirinha é um gênero textual que, além de entreter, trata de diferentes temas sociais. No caso dessa tirinha, as falas no 3º quadrinho revelam o foco do tema, que é
- Física | A. Escalar
Rua da Passagem
Os automóveis atrapalham o trânsito.
Gentileza é fundamental.
Não adianta esquentar a cabeça.
Menos peso do pé no pedal.
O trecho da música, de Lenine e Arnaldo Antunes (1999), ilustra a preocupação com o trânsito nas cidades, motivo de uma campanha publicitária de uma seguradora brasileira. Considere dois automóveis, A e B, respectivamente conduzidos por um motorista imprudente e por um motorista consciente e adepto da campanha citada. Ambos se encontram lado a lado no instante inicial t=0s, quando avistam um semáforo amarelo ( que indica atenção, parada obrigatória ao se tornar vermelho). O movimento de A e B pode ser analisado por meio do gráfico, que representa a velocidade de cada automóvel em função do tempo.
As velocidade dos veículos variam com o tempo em dois intervalos:(l) entre os instantes 10 s e 20 s; (ll) entre os instantes 30 s e 40 s. de acordo com o gráfico, quais são os módulos das taxas de variação da velocidade do veículo conduzido pelo motorista imprudente, em m/s2, nos intervalos (l) e (ll), respectivamente?
- Biologia | 4.3 Metabolismo Energético
A fotossíntese é um processo físico-químico realizado por organismos clorofilados. Nos vegetais, é dividido em duas fases complementares: uma responsável pela síntese de ATP e pela redução do NADP+ e a outra pela fixação de carbono. Para que a etapa produtora de ATP e NADPH ocorra, são essenciais:
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Leia as características marcantes das fases do período republicano “República Velha” e “Ditadura militar”.
República Velha – 1889 a 1930 Nos primeiros anos, o governo esteve nas mãos dos militares. Logo eles foram substituídos pelos representantes dos grandes proprietários de terra, que controlavam as eleições e usavam de fraudes para eleger os seus representantes. A partir de 1920, vários grupos começaram a protestar contra esse sistema e a exigir mudanças no país.
Ditadura Civil – Militar – 1964 – 1985 Os militares assumiram o poder, estabelecendo um governo autoritário no país. Uma nova constituição foi elaborada, e os brasileiros perderam o direito de eleger diretamente o presidente e o de se expressar livremente. O Brasil viveu uma época de muita repressão àqueles que iam contra o regime: prisões, torturas, desaparecimentos... A partir de 1980, a situação começou a mudar lentamente.
Enunciado:
Com base nas informações dos textos, faça o que se pede.
a) Cite uma semelhança entre esses dois períodos republicanos.
Os cidadãos brasileiros reagiram pacificamente durante essas duas fases? Justifique a sua resposta.
- Química | B. Cálculos Estequiométricos
TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
Leia o fragmento abaixo e responda à(s) questão(ões).
No capítulo Raios Penetrantes, Oliver Sacks relembra de um exame de úlcera do estômago que presenciou quando criança.
“Mexendo a pesada pasta branca, meu tio continuou: ‘Usamos sulfato de bário porque os íons de bário são pesados e quase opacos para os raios X’. Esse comentário me intrigou, e eu me perguntei por que não se podiam usar íons mais pesados. Talvez fosse possível fazer um ‘mingau’ de chumbo, mercúrio ou tálio – todos esses elementos tinham íons excepcionalmente pesados, embora, evidentemente, ingeri-los fosse letal. Um mingau de ouro e platina seria divertido, mas caro demais. ‘E que tal mingau de tungstênio?’, sugeri. ‘Os átomos de tungstênio são mais pesados que os do bário, e o tungstênio não é tóxico nem caro.’”
(SACKS, O. Tio Tungstênio: Memórias de uma infância química. São Paulo: Cia. das Letras, 2002).
O material usado no exame citado no texto, o sulfato de bário, quando puro, apresenta, aproximadamente, qual % (em massa) de bário?