Leia o trecho a seguir.
Devia comprar também os espíritos de porco, pois o Brasil tá cheio!
Ao invés de um ponto final, suponha, conforme características sintáticas, que a fala do personagem na charge apresenta um Período Composto por Subordinação, de forma que a oração anteriormente destacada expresse uma situação de efeito ou motivo que desencadeia a primeira oração e o sentido estabelecido. De acordo com essas informações, CLASSIFIQUE essa Oração Subordinada destacada.
Sabemos que na Língua Portuguesa há verbos que por si só possuem sentido completo, mas também sabemos que há aqueles que, para serem compreendidos, necessitam de complementos. É como se disséssemos mais ou menos assim:
• Ora, eu li o quê?
• Como se não bastasse, preciso exatamente do quê?
Tais exemplos serviram-nos de base para que possamos, antes de tudo, compreender o que é Regência Verbal. Ela nada mais é do que a relação existente entre o verbo e seus respectivos complementos – Transitivo Direto (objeto sem preposição) ou Transitivo Indireto (objeto com preposição). Trata-se, portanto, de uma recorrência à qual devemos dedicar nossa inteira atenção, pois não se encontra adequada ao padrão formal da linguagem.
Analise alguns casos a seguir que costumam ser usados na Linguagem Popular. Em seguida responda as questões 30, 31 e 32.
1. Gostamos imensamente do filme que assistimos.
2. A diretoria é o cargo que ela aspira.
3. Minha irmã é a pessoa que confio.
4. O nome da rua que moro faz alusão a um fato histórico.
5. O restaurante que comi é um dos mais bem conceituados da cidade