Texto base: Analiza la viñeta a seguir:
Disponible en: <https://s-media-cache-ak0.pinimg.com/736x/e7/4d/e6/e74de6f4f5b69d4e7c2af48ccbf5c6f8.jpg>. Acceso el: 05 abr. 2015.
Enunciado:
Basado en la viñeta, comenta sobre este tema: ¿cómo ha quedado la comunicación familiar con el avance de la tecnología y de los aparatos tecnológicos?
Questões relacionadas
- Física | B. Vetorial
(ESPCEX) Uma esfera é lançada com velocidade horizontal constante de módulo v = 5 m/s da borda de uma mesa horizontal. Ela atinge o solo num ponto situado a 5 m do pé da mesa conforme o desenho abaixo.
Desprezando a resistência do ar, o módulo da velocidade com que a esfera atinge o solo é de:
Dado: Aceleração da gravidade: g=10 m/s2
- Sociologia | 2. Diversidade Cultural e Estratificação Social
Para os frankfurtianos, a razão que desponta com a valorização da ciência cada vez mais evidente, trata-se de uma razão instrumental. Assim, o que se tinha era uma racionalidade de cunho positivista que visava a dominação e intervenção na natureza a serviço do poder do capital, estendendo-se esta dominação também aos homens, cada vez mais alienados dos processos sociais em que estavam envolvidos. Logo, a ciência não seria imparcial, mas controlaria o exterior e o interior do homem. Ainda segundo Danilo Marcondes, para a Escola de Frankfurt alguns dos aspectos centrais dessa dominação da técnica seriam a indústria cultural e a massificação do conhecimento, da arte e da cultura que se produzia naquele contexto diluindo-se assim a força expressiva de cada um, seus significados próprios, transformando tudo em objeto de consumo.
RIBEIRO, Paulo Silvino. A Escola de Frankfurt. Brasil Escola. Disponível em: Acesso em 07 nov. 2013.
A noção de razão instrumental, apresentada no texto acima, serve para compreendermos quais das situações apresentadas abaixo?
I. O interesse das grandes indústrias em estimularem o lucro e a produção, não obstante os limites ambientais do planeta.
II. Os estudos de ciência que têm como objeto a dominação do mundo.
III. A forma como os ameríndios da Amazônia compreendem sua relação com a natureza.
IV. Os estudos de biotecnologia com o interesse de aumentar a produtividade das fazendas.
Estão corretas:
- Biologia | 8.4 Protista e Protozooses
Devido à sua ampla incidência e aos seus efeitos debilitantes, a malária é a doença que mais contribui para o sofrimento da população humana da Região Amazônica. Além de reduzir os esforços das pessoas para desenvolverem seus recursos econômicos, capacidade produtiva e melhorarem suas condições de vida, prejudica a saúde da população e o desenvolvimento socioeconômico da região.
RENAULT, C. S. et al. Epidemiologia da malária no município de Belém – Pará. Revista Paraense de Medicina, n. 3, jul.-set. 2007 (adaptado).
Essa doença constitui um sério problema socioeconômico para a região citada porque provoca
- História | 1.6 Crise do Sistema Colonial e Ciclo da Mineração
No início do século XVIII, a Coroa portuguesa introduziu uma série de medidas administrativas para deter a anarquia, que caracterizava a zona de mineração, e instaurar certa estabilidade. O instrumento fundamental dessa política era a vila.
RUSSELL- WOOD, A. J. R.. O Brasil colonial; o ciclo do ouro (1690-1750) In: História da América.
São Paulo: Edusp, 1999, v. II, p. 484 (com adaptações).
A zona de mineração a que o autor se refere localizava-se:
- Matemática | 10. Estatística
(FGV-SP) Removendo um número do conjunto {11, 12, 17, 18, 23, 29, 30} formamos um novo conjunto com média aritmética dos elementos igual a 18,5. A mediana dos elementos desse novo conjunto é igual a: