Texto base: Parte da superfície de uma piscina redonda será forrada com equipamentos apropriados para que aconteça um desfile de moda como mostra a imagem.
Enunciado:
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | 07. Formas e Gêneros de Expressão Musical
O rap, palavra formada pelas iniciais de rhythm and poetry (ritmo e poesia), junto com as linguagens da dança (o break dancing) e das artes plásticas (o grafite), seria difundido, para além dos guetos, com o nome de cultura hip hop. O break dancing surge como uma dança de rua. O grafite nasce de assinaturas inscritas pelos jovens com sprays nos muros, trens e estações de metrô de Nova York. As linguagens do rap, do break dancing se tornaram os pilares da cultura hip hop. DAYRELL, J. A música entra em cena: o rap e o funk na socialização da juventude. Belo Horizonte: UFMG, 2005 (adaptado).
Entre as manifestações da cultura hip hop apontadas no texto, o break se caracteriza como um tipo de dança que representa aspectos contemporâneos por meio de movimentos:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 4.11 Gráfico e Infográfico
Observe o infográfico a seguir e responda à questão.
(GALILEU, junho de 2010, n⁰ 227, p. 20)
Analise os períodos:
- O etanol, um combustível sustentável, vem da cana, do milho etc.
- Ó, Frentista, enche o meu tanque com etanol.
Se fossem retirados dos períodos acima os trechos destacados haveria algum prejuízo no sentido das orações? Justifique sua resposta.
- Geografia | 7.2 Conflitos Internacionais
(FUVEST 2020 1º FASE) Dois eventos marcaram a diplomacia brasileira em relação ao Oriente Médio no início de 2019. Um deles foi o voto contra a resolução da ONU que pedia a desocupação militar das Colinas de Golã e sua devolução à Síria. Outro evento foi o anúncio de transferência da embaixada brasileira de Tel Aviv para Jerusalém, mesmo não tendo sido levada adiante até setembro de 2019.
Em relação a esses eventos, é correto afirmar que eles representam
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Texto base: Leia o texto a seguir com atenção e responda à questão. O trabalho infantil no Brasil e no mundo ainda é um grande problema social, pois milhares de crianças deixam de ir à escola e deixam de ter seus direitos preservados para trabalharem em lavouras, campos, fábricas e em casas de famílias, e muitas dessas crianças não recebem nenhum dinheiro por isso. Disponível em:<http://www.blogbrasil.com.br/trabalho-infantil-no-brasil-e-no-mundo/>Acesso em: 10 mar.2014.
Enunciado:
Embora seja condenável, a exploração do trabalho de crianças e jovens é uma realidade em várias regiões do mundo.
Comente uma das razões que leva crianças e jovens a submeterem-se à exploração do trabalho.
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Jergas Juveniles
Los jóvenes no hablan ni escriben igual que los adultos. Eso puede apreciarse, sin ir más lejos, en los comentarios que muchos lectores publican en Poemas del Alma. Las jergas juveniles son variedades lingüísticas que se basan en la diferencia de edad, ya que ciertos términos son utilizados de forma casi exclusiva por los adolescentes o jóvenes.
Estas jergas, que varían de acuerdo a cada país o región, permiten identificar a los individuos que las utilizan como miembros de un cierto grupo, al expresarse con sus propios códigos y expresiones. Las jergas juveniles, por lo tanto, buscan la diferenciación, al igual que otros códigos o signos externos (como la vestimenta o el peinado). En definitiva, la jerga juvenil incluye al adolescente en un grupo (aquellos que comparten sus expresiones) y lo diferencia de otro.
Entre las principales características de una jerga juvenil, aparece la rapidez con que las expresiones quedan desactualizadas y son reemplazadas por otras nuevas. Por eso, la jerga juvenil de la actualidad no se parece en nada a la jerga que utilizaban los jóvenes de hace veinte años, por ejemplo.
Claro que hay ciertos vocablos o expresiones de las jergas juveniles (o de cualquier tipo de jerga) que se mantienen en el tiempo y hasta pasan a formar parte del léxico común.
Entre los distintos mecanismos que siguen las jergas juveniles para incorporar términos a su espectro, puede mencionarse a la creación de nuevos vocablos a partir de la modificación de otros ya existentes. Este proceso puede realizarse por acortamiento ( “profe” en lugar de “profesor”, “cole” en lugar de “colegio”), por ampliación o por distorsión. Otra manera de crear palabras es la adopción de anglicismos (“baby”, “hit”, “power”) o la dotación de nuevos sentidos a palabras que ya existen (por ejemplo, en Argentina se dice “es un caño” para referirse a algo que es bueno: “Ese auto es un caño”).
Las jergas juveniles también suelen incluir términos procedentes de las jergas de grupos marginales y la utilización de expresiones vagas ( “es como muy…”, “tipo nada”).
Disponible en: http://www.poemas-del-alma.com/blog/taller/las-jergas-juveniles. Acceso el 10 de agosto de 2001.
El texto afirma que las jergas