Observe o infográfico a seguir e responda à questão.
(GALILEU, junho de 2010, n⁰ 227, p. 20)
Analise os períodos:
- O etanol, um combustível sustentável, vem da cana, do milho etc.
- Ó, Frentista, enche o meu tanque com etanol.
Se fossem retirados dos períodos acima os trechos destacados haveria algum prejuízo no sentido das orações? Justifique sua resposta.
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 2.2 Morfologia
É MENINA
[1] É menina, que coisa mais fofa, parece com o pai, parece com a mãe, parece um joelho, upa,
upa, não chora, isso é choro de fome, isso é choro de sono, isso é choro de chata, choro de
menina, igualzinha à mãe, achou, sumiu, achou, não faz pirraça, coitada, tem que deixar chorar,
vocês fazem tudo o que ela quer, isso vai crescer mimada, eu queria essa vida pra mim, dormir
[5] e mamar, aproveita enquanto ela ainda não engatinha, isso daí quando começa a andar é um
inferno, daqui a pouco começa a falar, daí não para mais, ela precisa é de um irmão, foi só falar,
olha só quem vai ganhar um irmãozinho, tomara que seja menino pra formar um casal, ela tá até
mais quieta depois que ele nasceu, parece que ela cuida dele, esses dois vão ser inseparáveis,
ela deve morrer de ciúmes, ele já nasceu falante, menino é outra coisa, desde que ele nasceu
[10] parece que ela cresceu, já tá uma menina, quando é que vai pra creche, ela não larga dessa
boneca por nada, já podia ser mãe, já sabe escrever o nomezinho, quantos dedos têm aqui,
qual é a sua princesa da Disney preferida, quem você prefere, o papai ou a mamãe, quem é
o seu namoradinho, quem é o seu príncipe da Disney preferido, já se maquia nessa idade, é
apaixonada pelo pai, cadê o Ken, daqui a pouco vira mocinha, eu te peguei no colo, só falta ficar
[15] mais alta que eu, finalmente largou a boneca, já tava na hora, agora deve tá pensando besteira,
soube que virou mocinha, ganhou corpo, tenho uma dieta boa pra você, a dieta do ovo, a dieta
do tipo sanguíneo, a dieta da água gelada, essa barriga só resolve com cinta, que corpão, essa
menina é um perigo, vai ter que voltar antes de meia-noite, o seu irmão é diferente, menino é
outra coisa, vai pela sombra, não sorri pro porteiro, não sorri pro pedreiro, quem é esse menino,
[20] se o seu pai descobrir, ele te mata, esse menino é filho de quem, cuidado que homem não
presta, não pode dar confiança, não vai pra casa dele, homem gosta é de mulher difícil, tem que
se dar valor, homem é tudo igual, segura esse homem, não fuxica, não mexe nas coisas dele,
tem coisa que é melhor a gente não saber, não pergunta demais que ele te abandona, o que
os olhos não veem o coração não sente, quando é que vão casar, ele tá te enrolando, morar
[25] junto é casar, quando é que vão ter filho, ele tá te enrolando, barriga pontuda deve ser menina,
é menina.
Gregorio Duvivier Folha de São Paulo, 16/09/2013.
isso vai crescer mimada, (l. 4)
isso daí quando começa a andar é um inferno, (l. 5-6)
Os trechos acima são exemplos de pontos de vista negativos acerca da menina.
Esses pontos de vista são reforçados pelo uso do pronome isso, porque ele associa a criança a uma ideia de:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.06 Propaganda
Analise a propaganda a seguir para responder.
Disponível em: < www.fabulasonline.com.br>. Acesso em 12 nov.2012.
Identifique que relação a propaganda sugere entre o refrigerante dietético e a suposta silhueta do gato que o consumiu. Justifique com elementos presentes na imagem.
- Biologia | 11.7 Sistema Imune
(UNICAMP) A figura abaixo representa a resposta imunitária de uma criança vacinada contra determinada doença, conforme recomendação dos órgãos públicos de saúde.
Após a dose de reforço, a resposta imunitária da criança é mais rápida, porque
- Biologia | 15.1 Ideias Evolutivas
(UEFS) Não deve causar espanto que o desenvolvimento tenha um papel importante na compreensão da evolução. Afinal, é ele que produz a forma dos organismos multicelulares. Assim, ele é necessariamente a base para qualquer inovação morfológica sobre a qual a seleção natural atua. [...] No desenvolvimento, um único ser vivo sofre uma série de transformações até chegar à forma adulta. Na evolução, o que se transforma ao longo das gerações são populações, e não organismos individuais. Enquanto a evolução modifica o desenvolvimento (o desenvolvimento também evolui!), o desenvolvimento restringe as possibilidades da evolução. [...] Assim, as mudanças evolutivas são restritas às que “podem ocorrer” como consequência de mudanças no desenvolvimento. (EL-HANI, Charbel N., Meyer, Diogo. A evolução da teoria darwiniana. In: O homem em buscas das origens. Scientific American História, No.7. São Paulo: Duetto. pag. 80.)
A respeito das relações abordadas no texto entre a evolução biológica e o desenvolvimento do organismo até a maturidade, considere as seguintes afirmativas:
I. A evolução caracteriza-se pelo sequenciamento de estágios transformadores de um único ser, enquanto, no desenvolvimento, ocorrem mudanças na distribuição de características em uma população ao longo das gerações.
II. Enquanto o desenvolvimento apresenta um estado final preferencial, que é a forma adulta, a evolução não apresenta qualquer tendência a um padrão estabelecido para a perfeição das formas.
III. A complexidade do sistema de desenvolvimento e a interação de suas etapas permitem que determinadas novidades evolutivas tenham poucas possibilidades de ser preservadas pela evolução.
IV. O desenvolvimento do organismo expressa-se a partir de informações genéticas herdadas, enquanto a evolução se estabelece, dentre outras causas, pela ação da seleção natural na população.
Dessas afirmativas, estão corretas as indicadas em
- Geografia | 6.4 Transportes
Comparando os mapas de densidade de ferrovia representados, constata-se que, no (nos)