Do ponto de vista histórico, pode-se dizer que o teatro surgiu no Brasil no século XVI, sob forma de propaganda político-religiosa, tendo na figura de padre Anchieta seu mais destacado nome. Era um teatro intencionalmente catequista, bem ao caráter do perfil colonizador português. Encenavam-se autos, que se mantinham fiéis à tradição religiosa medieval, incluindo ainda diversos elementos populares associados a maneiras indígenas.
A chegada da família real portuguesa, no século XIX, acelerou o vigor teatral brasileiro. O Romantismo teria papel exponencial na afirmação do teatro, uma vez que a grande maioria dos autores desse período dedicava-se a compor peças teatrais.
Martins Pena (1815-1848) foi o primeiro grande nome do teatro nacional, o fundador da comédia de costumes brasileira. Em sua carreira, figuram 20 comédias e seis dramas. Apesar disso, o teatro de Martins Pena não resiste, em termos estritos de crítica, a uma análise mais profunda. Embora dotado de agudo senso de tipificação e de uma linguagem realmente popular, isenta de preciosismos e pieguices, o autor mantém-se alheio à estrutura colonialista da época, perdendo-se muitas vezes em sátiras artificiais. O noviço é, certamente, sua principal obra romântico-naturalista.
O teatro brasileiro. Coleção Super. Disponível em: https://maestro.plurall.net. Acesso em: 10 mar. 2021.
O teatro brasileiro surgiu no período colonial e suas características e propósitos eram bastante claros. De acordo com o fragmento de texto, em relação ao teatro no Brasil,