Uma torneira gotejando diariamente é responsável por grandes desperdícios de água. Observe o gráfico que indica o desperdício de uma torneira:
Se y representa o desperdício de água, em litros, e x representa o tempo, em dias, a relação entre x e y é:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 02.2. Pronomes possessivos, preposição e locução verbal
Me dê motivos
Se você está bem com seu namorado, namorada, marido ou esposa, se acha que encontrou sua cara-metade e que nada pode abalar vossa paz, sugiro um teste: experimentem, juntos, forrar um quarto com papel de parede. Caso, meia hora após o início das hostilidades, digo, das atividades, ainda houver um vínculo afetivo entre os dois, pode crer: é amor de verdade, desses capazes de perdurar na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, de sobreviver a shoppings em véspera de Natal e até – Deus lhes poupe – ao nascimento de trigêmeos.
Colar papel de parede, em casal, lembra muito estar perdido de carro, em casal: acusações mútuas, soluções antagônicas, ansiedade, desespero. A diferença é que, ao se perder de carro, você fareja o perigo [...].
Ao papel de parede, contudo, os amantes se entregam álacres, ternos e tenros como as criancinhas ao mar no filme Tubarão. Afinal, trata-se de uma melhoria para a casa, um gesto em nome da beleza, um desses bucólicos projetos dominicais que parecem trazer consigo a confirmação de nossa felicidade, tipo fazer pão, tomar banho de banheira, ir à Pinacoteca. Como desconfiar que a meiga estampa colorida é o forro da tumba em que será sepultado o casamento?
Você se lembra da época não tão remota em que colávamos adesivos no carro durante as eleições? Então deve se recordar que, por mais cuidado que tomássemos, sempre ficava uma ou outra bolha de ar. Agora, imagine 18 rolos adesivos de 1,20 m × 2 m sendo aplicados a quatro mãos – é esse o tamanho da encrenca.
Subindo em duas cadeiras, você e sua cara-metade colam a pontinha do primeiro rolo, lá no alto. O desafio é os dois irem puxando o papel vegetal por trás, desenrolando e colando o troço de cima pra baixo, SIMULTANEAMENTE. Um milímetro que um lado (i.e., um cônjuge) vá mais rápido que o outro, o papel engrouvinha [...].
Adiantando o lado retardatário, vocês tentam reparar o erro, mas só piora [...]. Aí, começam as acusações. Um diz que o outro foi lerdo, o outro diz que o um é que se apressou. [...] O mais afoito [...] sugere descolarem a parte que engrouvinhou e colar de novo. O mais cauteloso [...] discorda. O afoito, contudo, não quer nem saber e puxa o papel: as bolhas e estrias somem, assim como uma faixa de 1,20 m × 10 cm de tinta e massa corrida, arrancada pelo adesivo.
O afoito tenta colar de novo, mas o volume das cascas de tinta e massa corrida fica evidente – parece um tapete estendido sobre a areia da praia. Vocês olham a parede. Só 30 cm do primeiro rolo foi aplicado. Ainda faltam 35,7 m. Vocês se olham. Estão juntos há seis anos. Pensavam em ter filhos, [...] e quem sabe até, um dia, forrar aquele quarto com um belo papel de parede.
PRATA, Antonio. Disponível em: <www1.folha.uol.com.br/colunas/antonioprata/2013/09/1349023-me-de-motivos.shtml>.
Acesso em: 17 fev. 2014. Adaptado.
O pronome “consigo” presente no terceiro parágrafo retoma
- Física
A imagem abaixo representa um bebedouro composto por uma base que contém uma torneira e acima um garrafão com água e ar.
A pressão exercida pela água sobre a torneira, quando ela está fechada, depende diretamente da(o):
- Matemática | 1.06 Razão, Proporção e Regra de Três
Demografia médica é o estudo da população de médicos sob vários aspectos quantitativos e qualitativos. Um dos componentes desse estudo é a densidade médica, a qual é obtida dividindo-se o número de médicos registrados no Conselho Federal de Medicina (CFM) em uma região pela respectiva quantidade de pessoas da Unidade Federativa (UF) correspondente à região em estudo. A tabela apresenta informações sobre cinco unidades federativas, relativamente ao total de médicos registrados no CFM e à população existente
Disponível em: www.cremesp.org.br. Acesso em: 24 jun. 2015 (adaptado)
Dentre as unidades federativas indicadas, qual apresenta a maior densidade médica?
- Arte - Fundamental | 01. Arte e Expressão
As mulheres de Vermeer - As representações de mulheres elaboradas por Vermeer estão repletas de simbologia e de significados ligados ao contexto social e cultural do pintor. Assim sendo, as figuras femininas retratadas representam a si mesmas, seu papel social, enfim, o das mulheres holandesas em pleno século XVII. Eis um traço marcante das telas do artista, a representação das mulheres como figuras solitárias ou com pouca companhia, detalhe que cria para as protagonistas das cenas, um ar de mistério e profundidade psicológica. Vermeer privilegiou as cenas de interiores, na tranquilidade da vida doméstica, expondo a essência da vida por meio da subjetividade feminina. Uma característica essencial em suas pinturas é a forte individualização das figuras que surgem sozinhas, reclusas em seus devaneios e com expressões faciais sutis. A maioria das produções pictóricas de Vermeer privilegia a figura feminina, liberta de afetos, não necessariamente no sentido da ausência de sentimentos ou mesmo de falta de sensibilidade, mas no sentido de ocultar/revelar suas emoções ao observador.
Disponível em: <http://www2.ufrb.edu.br/cinecachoeira/artigos-ano-iv-n-7-2014/20-as-mulheres-de-johannes-vermeer-e-o-filme-moca-com-brinco-de-perola>. Acesso em 25 dez. 2015.
Materiais necessários
- Máquinas fotográficas ou celulares com câmeras.
- Imagens de obras de Johannes Vermeer onde o artista retrata mulheres.
- Figurinos para as fotos.
- Cenários para as fotos.
- Iluminação artificial. Podem ser luzes de velas, abajures ou outro suporte com luz.
Procedimentos
1 º.Inicie a aula mostrando imagens de obras de Vermeer que retratam mulheres. Peça uma observação detalhada das obras e faça comentários baseados nas informações do trecho acima e do texto na íntegra, que você pode encontrar no site citado.
2 º.Proponha a atividade: tirar fotos de mulheres atuais, em suas atividades cotidianas, iluminadas pela luz direta e natural ou em ambientes preparados com luz artificial. Sugira que as próprias colegas de classe sejam bem preparadas com um figurino improvisado e sejam elas, as mulheres a serem fotografadas.
3 º.Peça que façam grupos de trabalho e que providenciem os materiais necessários para a sessão de fotos na aula seguinte. Cada grupo deve preparar e apresentar pelo menos uma foto.
4 º.No dia marcado para o trabalho, todos devem estar preparados para as fotos. Vocês podem improvisar cenários utilizando o próprio mobiliário da escola, tecidos ou outros materiais. Façam fotos utilizando a luz natural entrando pela janela de um espaço ou provoquem a luminosidade em um ambiente escuro utilizando as fontes de luz artificiais.
5 º.Auxilie e organize o trabalho com seus alunos.
6 º.Se possível faça uma revelação das fotos e exponha ou passe as imagens para os alunos em uma apresentação de Power Point.
7 º.Não se esqueça de salientar nas fotos que vocês tiraram os efeitos que o claro e escuro proporcionam nas imagens e as texturas observadas.
Sugestão de obras de Vermeer:
Imagem 1 Imagem 2 Imagem 3
Imagem 4 Imagem 5 Imagem 6
1. A leiteira.
2. Moça com brinco de pérola. (A mulher de turbante)
3. A rendilheira.
4. A tocadora de alaúde.
5. Mulher com um vaso de prata.
6. Senhora de pé ao virginal
Imagens de obras de Johannes Vermeer. Disponíveis em: <http://novoespacomaria.blogspot.com.br/p/blog-page.htm>l. Acesso em 26 dez. 2015.
- Biologia | 15.1 Ideias Evolutivas
Olhos pouco desenvolvidos e ausência de pigmentação externa são algumas das características comuns a diversos organismos que habitam exclusivamente cavernas. Dentre esses organismos, encontram-se espécies de peixes, anfíbios, crustáceos, aracnídeos, insetos e anelídeos. Em relação às características mencionadas, é correto afirmar que: