Texto I
Para celebrar a ciência e aproximá-la do cotidiano da população, a 3M e a PPG decidiram prorrogar a iniciativa Ciência é Esperança, que, a partir de 24 de agosto, pode ser vista na estação Corinthians-Itaquera do Metrô de São Paulo. Os três painéis artísticos que a compõem ficarão expostos até 29 de setembro no novo endereço.
Anteriormente, os painéis estavam na estação Sé, e ganharam uma prorrogação devido ao grande sucesso com o público que passou pelo local. A iniciativa conta ainda com produções na Colômbia, no Panamá e no México. Com obras idealizadas e assinadas pelos artistas Pri Barbosa, da capital paulistana, Felipe Borges, de São Caetano do Sul e Rogério Pedro e Luciane Moreira, de Campinas (SP), os três painéis de 4m X 2,2m serão fixados em uma estrutura próxima às catracas do metrô. Inspirados no mote ciência como instrumento de esperança para o futuro, as instalações expressam a relação entre ciência, diversidade de gênero e sustentabilidade, além da importância das carreiras de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (da sigla em inglês STEM).
Texto II
A rede metroviária da cidade de São Paulo é composta por 6 linhas, totalizando 101,1 km de extensão e 89 estações, por onde passam mais de 5 milhões de passageiros diariamente. Está integrada à CPTM nas estações Luz, Tamanduateí, Brás, Palmeiras-Barra Funda, Tatuapé, Corinthians-Itaquera, Pinheiros e Santo Amaro e aos outros modais de transporte na cidade de São Paulo.
Em 2017, a rede metroviária atingiu a marca de 1,3 bilhão de passageiros transportados, sendo que o Metrô de São Paulo foi responsável pelo transporte de 1,1 bilhão desses passageiros, destacando-se mundialmente pelos resultados obtidos na produção e na qualidade do serviço prestado no transporte público de passageiros sobre trilhos.
http://www.metro.sp.gov.br/metro/institucional/quem-somos/index.aspx
No texto I apresenta-se a iniciativa de empresas privadas de expor painéis de artistas plásticos nas estações de metrô. Considerando-se a movimentação de pessoas nos metrôs, explicitada no texto II, essa exposição artística se configura uma oportunidade de