Texto base:
Enunciado:
- a) O texto anterior constitui-se como uma unidade sociocomunicativa organizada por enunciados articulados entre si. O enunciado principal é um período composto por quantas orações? Separe-as, utilizando uma barra.
b) Como se classificam sintaticamente essas orações?
c) O articulador “mas” contribui para a progressão do texto, estabelecendo entre as duas orações do período uma relação sintático-semântica de adversidade. Reescreva o enunciado, substituindo o articulador “mas” por outro, mantendo o sentido original do anúncio publicitário.
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- Geografia | 3.5 Vegetação
Em Goiás e Mato Grosso, as modificações dependeram fundamentalmente de novos manejos aplicados às terras. Acima de tudo, porém, o desenvolvimento regional deveu-se a uma articulada transformação dos meios urbanos e rurais, a serviço da produção tanto de alimentos básicos, como o arroz, por exemplo, quanto de grãos para consumo interno e exportação, como a soja.
AB’SABER, A. N. Os domínios de natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas. São Paulo: Ateliê, 2003.
A realidade descrita no texto se estabelece sobre qual domínio morfoclimático?
- Biologia | 15.4 Especiação e Evolução do Homem
(UNEAL) Das características indicadas nas alternativas, aquela que pode contribuir para uma especiação simpátrica é a
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.03 Poema e Prosa
Texto base: Considere o poema a seguir para responder à questão 7. Andorinha Andorinha lá fora está dizendo:
— “Passei o dia à toa, à toa!”
Andorinha, andorinha, minha cantiga é mais triste!
Passei a vida à toa, à toa. BANDEIRA, Manuel. “Andorinha”. In: Estrela da vida inteira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1993.
Enunciado:
A causa da tristeza, segundo o verso 4, é
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.01 Tipologias Textuais
Texto base: Leia o texto a seguir, observando com atenção a figura, a fim de responder à questão. Manifesto contra publicidade infantil convoca o público por Rogério Ferro, da equipe Akatu. 10 dez 2009. Carta, apoiada pelo instituto Akatu, reconhece a vulnerabilidade da criança. Veja a seguir o texto do manifesto: Manifesto pelo fim da publicidade e da comunicação mercadológica dirigida ao público infantil Em defesa dos diretos da infância, da Justiça e da construção de um futuro mais solidário e sustentável para a sociedade brasileira, pessoas, organizações e entidades abaixo assinadas reafirmam a importância da proteção da criança frente aos apelos mercadológicos e pedem o fim das mensagens publicitárias dirigidas ao público infantil.
A criança é hipervulnerável. Ainda está em processo de desenvolvimento biofísico e psíquico. Por isso, não possui a totalidade das habilidades necessárias para o desempenho de uma adequada interpretação crítica dos inúmeros apelos mercadológicos que lhe são especialmente dirigidos.
Consideramos que a publicidade de produtos e serviços dirigidos à criança deveria ser voltada aos seus pais ou responsáveis, estes sim, com condições muito mais favoráveis de análise e discernimento. Acreditamos que a utilização da criança como meio para a venda de qualquer produto ou serviço constitui prática antiética e abusiva, principalmente quando se sabe que 27 milhões de crianças brasileiras vivem em condição de miséria e dificilmente têm atendidos os desejos despertados pelo marketing. A publicidade voltada à criança contribui para a disseminação de valores materialistas e para o aumento de problemas sociais como a obesidade infantil, erotização precoce, estresse familiar, violência pela apropriação indevida de produtos caros e alcoolismo precoce.
Acreditamos que o fim da publicidade dirigida ao público infantil será um marco importante na história de um país que quer honrar suas crianças. Por tudo isso, pedimos, respeitosamente, àqueles que representam os Poderes da Nação que se comprometam com a infância brasileira e efetivamente promovam o fim da publicidade e da comunicação mercadológica voltada ao público menor de 12 anos de idade. Disponível em: <http://zip.net/brlblQ>. Acesso em: 14 out. 2013.
Enunciado:
A figura e o texto dialogam entre si, produzindo sentido. Depois de observar a figura, explique sua importância para o entendimento do texto
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Descreva um problema enfrentado pelos grupos indígenas em relação à propriedade de suas terras.