O rótulo de uma garrafa de xarope artificial sabor groselha apresenta as seguintes informações.
Informação I
1 litro de xarope rende 9 litros de refresco.
Informação II
Ingredientes: açúcar, água, acidulante ácido cítrico, corantes alimentícios e aroma artificial de groselha.
Informação III
Informação nutricional (quantidade por porção de 100 mL): sacarose (18 g) e sódio (5 mg).
A análise das informações do rótulo do produto permite inferir que a concentração de sacarose (342 g/mol) no refresco é mais próxima de
Questões relacionadas
- Biologia | 07. Taxonomia
(FITS) A necessidade de identificar as espécies universalmente levou a utilização de um nome científico formada por apenas duas palavras. Somente Carl Linné (1707-1778) conseguiu organizar uma nomenclatura eficiente. Assim, o milho, por exemplo, recebeu o nome Zeamays.
Com base nos conhecimentos sobre o sistema de nomenclatura binomial, é correto afirmar:
- Química | 3.6 Reações Orgânicas
O benzeno é um hidrocarboneto aromático presente no petróleo, no carvão e em condensados de gás natural. Seus metabólitos são altamente tóxicos e se depositam na medula óssea e nos tecidos gordurosos. O limite de exposição pode causar anemia, câncer (leucemia) e distúrbios do comportamento. Em termos de reatividade química, quando um eletrófilo se liga ao benzeno, ocorre a formação de um intermediário, o carbocátion. Por fim, ocorre a adição ou substituição eletrofílica.
Com base no texto e no gráfico do progresso da reação apresentada, as estruturas químicas encontradas em I, II e III são, respectivamente:
- Química | B. Estrutura do Átomo e Distribuição Eletrônica
(CPS) Um caminho para a sustentabilidade é intensificar a reciclagem de materiais como o plástico. Os plásticos, sejam sobras de processos industriais ou mesmo recuperados do lixo, passam por uma triagem, que separa os diferentes tipos para, em seguida, serem lavados e transformados em pequenos grãos. Esses grãos podem, então, ser usados na confecção de novos materiais.
Em sua fase final de reciclagem, os grãos sofrem muita agitação e podem ser eletrizados com carga positiva.
Nessas condições, é correto afirmar que eles passaram por um processo de - História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Para resolver a questão, leia o texto a seguir.
Conforme as vitórias militares aumentavam, cada vez mais Roma dependia do trabalho escravo. Para os romanos, os escravos eram simples "coisas" que se diferenciavam dos bois somente porque falavam. Grande parte deles tinha uma vida muito difícil, descansando apenas nos dias de festa. Comiam mal e vestiam-se com roupas muito simples.
Trabalhavam no plantio, na colheita, no pastoreio, na exploração das minas e nas pedreiras. Realizavam a construção de obras públicas, a limpeza das ruas, atividades artesanais e serviços domésticos. Havia também os escravos que trabalhavam para o divertimento do povo, como os gladiadores, os dançarinos e os músicos. Os escravos de origem grega eram considerados sábios e cultos; geralmente trabalhavam como professores para as famílias mais ricas e importantes.
Ter a palma das mãos ou a língua queimadas com ferro em brasa, ser surrado com varas ou até morrer ou ser crucificado eram castigos corporais comuns aos escravos que não respeitassem seus donos e suas ordens.
AQUINO, Rubim Santos Leão de. Fazendo a história: da pré-história ao mundo feudal. Rio de Janeiro: Ao livro técnico, 1989.
Os escravos romanos diferenciavam-se dos gregos porque
- Matemática | 10. Estatística
Numa turma de inclusão de jovens e adultos na educação formal profissional (Proeja), a média aritmética das idades dos seus dez alunos é de 32 anos. Em determinado dia, o aluno mais velho da turma faltou e, comisso, a média aritmética das idade dos nove alunos presentes foi de 30 anos.
Disponível em: http://portal.mec.gov.br.Acesso em 10 mar.2012 (adaptado)
Qual é a idade do aluno que faltou naquela turma?