Leia o poema. Noturno O apito do trem perfura a noite.
As paredes do quarto se encolhem.
O mundo fica mais vasto. Tantos livros para ler
tantas ruas por andar
tantas mulheres a possuir... Quando chega a madrugada
o adolescente adormece por fim
certo de que o dia vai nascer especialmente para ele. PAES, José Paulo. Noturno. In: Prosas seguidas de Odes mínimas. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
Releia os seguintes versos.
As paredes do quarto se encolhem.
O mundo fica mais vasto.
Pode-se afirmar que, nesses versos, é estabelecida uma ideia de
Questões relacionadas
- Matemática | 13.5 Polígonos
Pretende-se comprar uma mesa capaz de acomodar 6 pessoas, de modo que, assentadas em torno da mesa, cada pessoa disponha de, pelo menos, 60 cm de espaço livre na borda do tampo da mesa, que deverá ter a menor área possível. Na loja visitada há mesas com tampos nas formas e dimensões especificadas:
• Mesa I: hexágono regular, com lados medindo 60 cm;
• Mesa II: retângulo, com lados medindo 130 cm e 60 cm;
• Mesa III: retângulo, com lados medindo 120 cm e 60 cm;
• Mesa IV: quadrado, com lados medindo 60 cm;
• Mesa V: triângulo equilátero, com lados medindo 120 cm.
A mesa que atende aos critérios especificados é a
- Biologia | 11.5 Sistema Nervoso
A patela é um pequeno osso de formato piramidal que se articula com o fêmur e atua como eixo para aumentar a alavanca do grande músculo quadríceps femoral. O reflexo patelar é um exemplo de reação corporal automática à estimulação. Trata-se de uma reação involuntária rápida a um estímulo externo e que ocorre antes mesmo que a informação chegue ao cérebro. Havendo um estímulo, a fibra sensitiva de um nervo aferente raquidiano transmite um potencial de ação até a medula espinhal. Na medula, neurônios associativos são estimulados e, por sua vez, estimulam as fibras motoras eferentes. Esse estímulo produzirá uma resposta de contração do músculo quadríceps femoral. Esse movimento, ilustrado na figura acima, forma um arco, denominado arcorreflexo. Na transmissão do potencial de ação, íons de carga positiva deslocam-se em direção a um potencial negativo. Em uma membrana, somente os íons que vão no sentido da transmissão criam um potencial de ação nessa membrana, pois a membrana anterior está em período refratário e a membrana posterior, em potencial de repouso.
A partir dessas informações, julgue o próximo item.
Infere-se das informações apresentadas no texto que o arcorreflexo decorre de uma contração muscular e que, por isso, depende da interação entre as proteínas contráteis; do provimento de energia por meio da hidrólise de ATP; e da liberação do cálcio pelo retículo sarcoplasmático, após despolarização da membrana da célula muscular.
- Geografia - Fundamental | 03. O Brasil e suas diferenças sociais
Leia o texto e responda às questões
PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS: DESAFIOS A ENFRENTAR
(...) Os deficientes físicos reivindicam melhores condições de vida e mais oportunidades para poderem se desenvolver e contribuir com o meio onde vivem. E uma palavra-chave nesse caso é a tal da acessibilidade.
E o que é acessibilidade? É a facilidade na aproximação, no trato ou na obtenção de alguma coisa. Quando são tomadas medidas que incentivem a acessibilidade, permite-se o acesso dos deficientes à cultura, informação, lazer, transporte, educação, emprego...
E falta muito para que a acessibilidade no Brasil se torne real! Como assim? É que as ruas das cidades brasileiras e os ônibus não apresentam a devida adaptação para transportar pessoas com dificuldade de locomoção; as ruas, lojas e bancos não possuem rampas adequadas... Os cadeirantes (pessoas que dependem de cadeiras de rodas) acabam dependendo da ajuda de outras pessoas para se locomoverem. Ruim, né?
Os deficientes visuais também enfrentam problemas! A maioria dos semáforos não apresenta sinais sonoros, e ainda são poucos os livros publicados em braile (forma especial de linguagem na qual as palavras são escritas em alto relevo e as pessoas usam as mãos para ler).
(...)
Disponível em <http://www.plenarinho.gov.br/cidadania/Reportagens_publicadas/news_item.2007-01-22.7606883693> Acesso em 01/06/2010
- a) O que é acessibilidade?
- b) Por que é importante garantir que ela exista nos municípios?
- Sociologia - Fundamental | 1. Cultura
(Enem 2021) Famoso por ser o encantador de viúvas da cidade de Cabaceiras, na Paraíba, Zé de Sila é um contador de histórias parecido com o personagem Chicó, do Auto da Compadecida. Ele defende veementemente que a oração da avó sustentava mais a chuva. “Quando era pequeno e chovia por aqui, ajudava minha avó colocando os pratos emborcados no terreiro para diminuir o vento. Ela fazia isso e rezava para a chuva durar mais”, diz Zé de Sila.
Ao destacar expressões e vivências populares do cotidiano, o texto mobiliza os seguintes aspectos da diversidade regional:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.01 Texto narrativo
Leia o texto a seguir e responda à questão.
BAGUNÇA
No dia do seu aniversário de 7 anos, Kátia acordou e encontrou em sua cama um gatinho, o mais fofinho que ela já tinha visto. Ele a observava com um olhar muito curioso.
- Oi! – disse Kátia. – Qual é o seu nome?
Mas o gatinho só olhava para ela, com cara de travesso.
- Feliz aniversário! – disse a mãe de Kátia, que estava na porta. – Ele ainda não tem um nome. Deixamos para você escolher um para ele.
- Obrigada! – ela disse, pulando da cama e dando um grande abraço em sua mãe. – Ele é exatamente o que eu queria!
Kátia e o gatinho não se desgrudaram mais. Embora ela tivesse ganhado muitos outros presentes, nada se comparava àquela bolinha de pelo que pulava pelo quarto.
- Você precisa de um nome – disse a menina, dando um beijo no focinho do gatinho.
Mas ela não conseguiu escolher um nome para ele, por mais que pensasse. Com a ajuda de seus pais, Kátia fez uma lista de sugestões – Biscoito, Nino, Fofo – mas nenhum desses nomes parecia combinar com ele.
Quando estava chegando a hora de ir dormir, Kátia se sentou para escovar seu cabelo enquanto o gatinho lambia suas patas deitado na cama.
-Você já escolheu um nome para o seu gatinho? – perguntou a mãe de Kátia, enquanto entrava no quarto.
Ela balançou sua cabeça dizendo que não.
- Por que você não pensa durante a noite? – sugeriu sua mãe. – Tenho certeza de que amanhã você já terá pensado em algum nome. Agora é hora de ele ir lá para baixo para você dormir.
- Mas ele quer dormir aqui comigo! – Kátia disse. – Ele me contou!
- Melhor não. Ele vai ficar bem dormindo no corredor em seu novo e aconchegante cesto.
Mas ninguém conseguiu dormir naquela noite, principalmente o gatinho. Ele ficou miando, miando e miando a noite inteira. De manhã os pais de Kátia decidiram que teriam de colocar o gatinho para dormir na sala.
- Talvez estivesse muito frio no corredor para ele – disse sua mãe. – Pelo menos o barulho vai ficar abafado na sala, então ninguém vai ficar acordado por causa dele.
Kátia abraçou o gatinho e acariciou seus pelos. (...)
Naquela noite, a mãe de Kátia colocou o cesto do gatinho na sala.
Kátia acordou com um grito da mãe e desceu as escadas correndo.
- Ai não, gatinho! – ela disse. – O que você fez agora?
O sofá estava todo rasgado e com arranhões do gatinho. Estava destruído.
- Certo! – disse o pai de Kátia. – A partir de agora, esse gatinho vai dormir na cozinha, atrás da porta.
- Mas pai, por que não deixa ele dormir no meu quarto? Ele não vai fazer nenhuma bagunça, eu prometo! – ela implorou.
Porém, seus pais não quiseram escutá-la, e colocaram o cesto do gatinho na cozinha.
Na manhã seguinte, Kátia acordou e foi direto para a cozinha ver o gatinho.
- Ai não! – ela disse, olhando assustada em volta na cozinha. Parecia que um elefante tinha sido solto. Havia comida e bagunça para todos os lados!
Os pais de Kátia ficaram aborrecidos com a bagunça, mas também preocupados.
- Quanta bagunça um gatinho consegue fazer, não? – disse sua mãe, recolhendo o que havia sobrado do jornal de seu marido. – Se ele não se comportar, teremos de pensar em encontrar um novo lar para ele.
- Por favor, não o mande embora! – disse Kátia, chorando. – Acho que ele se sente solitário. Se você deixá-lo dormir no meu quarto, tenho certeza de que ele vai se comportar direitinho.
- Podemos tentar – disse o pai de Kátia. – Mas somente por esta noite. Se ele fizer alguma bagunça ou nos acordar, acho que ele terá de ir embora.
Então, naquela noite, colocaram o cesto do gatinho no quarto de Kátia.
-Você precisa fazer o máximo para se comportar hoje à noite – ela falou seriamente com o gatinho. – Senão, você vai se ver em grandes apuros.
Ela também lhe prometeu que se ele se comportasse ela pensaria em um nome para ele de uma vez por todas na manhã seguinte. O gatinho somente olhou para ela e ronronou, mas Kátia tinha certeza de que ele havia entendido.
De manhã, a mãe de Kátia abriu a porta do quarto bem devagar. Kátia e o gatinho estavam brincando na cama, e não havia nenhum sinal de bagunça.
- Ele se comportou direitinho à noite – disse a menina. – Ele vai poder ficar?
- Claro que sim – disse sua mãe. – Desde que ele se comporte e não faça nenhuma bagunça.
- É isto! – disse Kátia. – Este é o nome perfeito para ele. Vou chamá-lo de Bagunça!
Fonte: Histórias para garotas. São Paulo, Ciranda Cultural, 2010. P.14-19.
- a) Por que Kátia ganhou um gatinho?
- b) Ela gostou do presente? Copie do texto uma parte que confirma sua resposta.