Texto para a questão.
Na tira, a frase que apresenta verbo no imperativo é:
Questões relacionadas
- Biologia | 02. Origem da Vida
(UEPB) Na história da vida na Terra o aparecimento da fotossíntese representa um passo de extrema importância. A partir da leitura das informações contidas no gráfico abaixo e dos conhecimentos da ciência atual, analise as proposições que seguem:
I. As primeiras bactérias fotossintetizantes capazes de utilizar H2O em lugar de H2S, teriam surgido há pouco menos de 3 bilhões de anos. A abundância de água no planeta permitiu que essas bactérias se espalhassem por todo o planeta. Elas teriam sido ancestrais das cianobactérias atuais.
II. Esse processo, atualmente realizado por algas, plantas e bactérias em geral, consiste na produção de substâncias energéticas alimentares a partir de H2O e CO2 utilizando luz como fonte de energia. A maioria dos seres autotróficos atuais também produz O2 que é liberado para o ambiente.
III. Acredita-se que, inicialmente, os reagentes para a fotossíntese eram CO2 e H2S. Corrobora essa hipótese a existência das sulfobactérias, organismos capazes de realizar fotossíntese utilizando o gás carbônico e o sulfeto de hidrogênio que, na presença de energia luminosa, reagem, produzindo glicose, enxofre e água.
IV. No início, a atmosfera terrestre era pobre em O2 que era produzido principalmente pela decomposição de moléculas de água sob ação da radiação ultravioleta do Sol. A grande proliferação e dispersão de bactérias fotossintetizantes primitivas fez com que, a partir de 2,5 bilhões de anos atrás, a concentração de O2 aumentasse progressivamente até estabilizar-se em torno de 21%, que é a porcentagem atual.
V. Atualmente a hipótese mais aceita sobre o modo de nutrição dos primeiros seres vivos é a autotrófica. De acordo com essa hipótese os primeiros seres vivos seriam quimiolitoautotróficos, e a partir destes teriam surgido primeiro os fermentadores, depois os fotossintetizantes e, por fim, os aeróbios.
Assinale a alternativa que apresenta as proposições corretas.
- Geografia - Fundamental | 8.02 As Sub-regiões do Nordeste
As imagens a seguir representam a realidade da região Nordeste do Brasil.
Crédito: <http://www.anamarturismo.com.br/wp-content/uploads/2012/10/fortaleza1.jpg e http://www.not1.xpg.com.br/wp-content/uploads
/2011/11/pobreza-nordeste-300x225.jpg>. Acesso em: 08 mar. 2013.
É comum relacionar a riqueza com a Zona da Mata e a pobreza com o Sertão nordestino.
A) Você concorda com essa afirmativa?
B) JUSTIFIQUE sua resposta.
- Língua Portuguesa | 1.04 Inferência, Dedução ou Conclusão
(ENEM 2009 2ª APLICAÇÃO) A poesia que floresceu nos anos 70 do século XX é inquieta, anárquica, contestadora. A “poesia marginal”, como ficou conhecida, não se filia a nenhuma estética literária em particular, embora seja possível ver nela traços de algumas vanguardas que a precederam, como no poema a seguir.
S.O.S
Chacal(...) nós que não somos médicos psiquiatrasnem ao menos bons cristãosnos dedicamos a salvar pessoasque como nóssofrem de um mal misterioso: o sufocoCAMPEDELLI, Samira Y. Poesia Marginal dos Anos 70. São Paulo: Scipione, 1995 ).
Da leitura do poema e do texto crítico acima, infere-se que a poesia dos anos 70:
- Física | 7.2 Quântica
A natureza da luz é um assunto que tem estado presente nas discussões de cientistas e filósofos há séculos, principalmente a partir da possibilidade de aplicação de fenômenos luminosos por comportamentos tanto ondulatórios quanto corpusculares. Segundo o princípio da complementaridade, proposto por Niels Bohr em 1928, a descrição ondulatória da luz é complementar à descrição corpuscular, mas não se usam as duas descrições simultaneamente para descrever um determinado fenômeno luminoso. Desse modo, fenômenos luminosos envolvendo a propagação, a emissão e a absorção da luz são explicados ora considerando a natureza ondulatória, ora considerando a natureza corpuscular.Assinale a alternativa que apresenta um fenômeno luminoso mais bem explicado, considerando-se a natureza corpuscular da luz.
- Ciências - Fundamental | 04. Características dos animais
A ecolocalização é uma habilidade presente em alguns animais, como golfinhos e morcegos. Os morcegos são especialmente habilidosos nessa técnica, sendo capazes de detectar objetos tão finos quanto um fio de cabelo.
Como a ecolocalização pode ajudar animais como morcegos e golfinhos a se localizarem no ambiente? Explique como essa habilidade funciona.