(ENEM 2009 2ª APLICAÇÃO) A poesia que floresceu nos anos 70 do século XX é inquieta, anárquica, contestadora. A “poesia marginal”, como ficou conhecida, não se filia a nenhuma estética literária em particular, embora seja possível ver nela traços de algumas vanguardas que a precederam, como no poema a seguir.
S.O.S
CAMPEDELLI, Samira Y. Poesia Marginal dos Anos 70. São Paulo: Scipione, 1995 ).
Da leitura do poema e do texto crítico acima, infere-se que a poesia dos anos 70:
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | 05. Um Mundo de Sons
1 – Apresentar às crianças uma versão de uma música apenas instrumental e a outra música com letra, ou seja, cantada.
2 – Discutir o que será que é feito primeiro: a música ou a letra? Será que é fácil colocar a letra em uma música ou a música em uma letra? Será que esta relação interfere na qualidade da música? Uma música bem elaborada deve ter que qualidades? E a letra bem elaborada, o que deve ter?
3 – Separar a sala em grupos e apresentar aos alunos a ideia de que deverão trazer para a próxima aula uma música brasileira de que gostem muito – tanto na versão gravada quanto impressa.
4 – Deixar que cada grupo ouça sua música e acompanhe a letra.
5 – Apresentar agora a proposta de que criem uma nova letra para a música que escolheram cuja versão será apresentada para a turma.
- Língua Portuguesa
27Aumenta o número de adultos que não consegue focar sua atenção em uma única coisa por muito tempo. 37São tantos os estímulos e tanta a pressão para que o entorno seja completamente desvendado que aprendemos a ver e/ou fazer várias coisas ao mesmo tempo. 34Nós nos tornamos, à semelhança dos computadores, pessoas multitarefa, não é verdade?
41Vamos tomar como exemplo uma pessoa dirigindo. 4Ela precisa estar atenta aos veículos que vêm atrás, ao lado e à frente, à velocidade média dos carros por onde trafega, às orientações do GPS ou de programas que sinalizam o trânsito em tempo real, 6às informações de 29alguma emissora de rádio que comenta o trânsito, ao planejamento mental feito e refeito 9várias vezes do trajeto 20que deve fazer para chegar ao seu destino, aos semáforos, faixas de pedestres etc.
35Quando me vejo em tal situação, 19eu me lembro que 14dirigir, 45após um dia de intenso trabalho no retorno para casa, já foi uma atividade prazerosa e desestressante.
18O uso da internet ajudou a transformar nossa maneira de olhar para o mundo. Não 23mais observamos os detalhes, 1por causa de nossa ganância em relação a novas e diferentes informações. Quantas vezes sentei em frente ao computador 44para buscar textos sobre um tema 38e, de repente, 24me dei conta de que estava em 39temas 15que em nada se relacionavam com meu tema primeiro.
Aliás, a leitura também sofreu transformações pelo nosso costume de ler na internet. 16Sofremos de uma tentação permanente de 43pular palavras e frases inteiras, apenas para irmos direto ao ponto. O problema é que 22alguns textos exigem a leitura atenta de palavra por palavra, de frase por frase, para que faça sentido. 5Aliás, não é a combinação e a sucessão das palavras que dá sentido e beleza a um texto?
3Se está difícil para nós, adultos, focar nossa atenção, imagine, caro leitor, para as crianças. 2Elas já nasceram neste mundo de 8profusão de estímulos de todos os tipos; elas são exigidas, desde o início da vida, a dar conta de várias coisas ao mesmo tempo; elas são estimuladas com diferentes objetos, sons, imagens etc.
46Aí, um belo dia elas vão para a escola. Professores e pais, a partir de então, querem que as crianças prestem atenção em uma única coisa por muito tempo. 36E quando elas não conseguem, reclamamos, levamos ao médico, arriscamos hipóteses de que sejam portadoras de síndromes que exigem tratamento etc.
42A maioria dessas crianças sabe focar sua atenção, sim. Elas já sabem usar programas complexos em seus aparelhos eletrônicos, 10brincam com jogos desafiantes que exigem atenção constante aos detalhes e, se deixarmos, 21passam horas em uma única atividade de que gostam.
17Mas, nos estudos, queremos que elas prestem 26atenção no que é preciso, e não no que gostam. 28E isso, caro leitor, exige a árdua aprendizagem da autodisciplina. Que leva tempo, é bom lembrar.
32As crianças precisam de nós, pais e professores, para começar a aprender isso. Aliás, 31boa parte desse trabalho é nosso, e não delas.
12Não basta mandarmos que elas prestem atenção: 33isso de nada as ajuda. 13O que pode ajudar, por exemplo, é 40analisarmos o contexto em que estão 7quando precisam focar a atenção 25e organizá-lo para que seja favorável a tal exigência. 11E é preciso lembrar que não se pode esperar toda a atenção delas por muito tempo: 30o ensino desse quesito no mundo de hoje é um processo lento e gradual.SAYÃO, Rosely. “Profusão de estímulos”. Folha de São Paulo, 11 fev. 2014 – adaptado.
Assinale a opção em que está expressa a ideia de consequência.
- Língua Inglesa | 1.6 Interpretação de Imagem
Disponível em: http://1.bp.blogspot.com. Acesso em: 30 jul 2012.
Implementar políticas adequadas de alimentação e nutrição é uma meta prioritária em vários países do mundo.
A partir da campanha If you can’t read it, why eat it?, os leitores são alertados para o perigo de:
- Matemática - Fundamental | 07. Ângulos e Retas
Ângulo é um conceito matemático que pertence especificamente a uma de suas disciplinas, a geometria. É a união de duas linhas cuja origem é compartilhada. Desta forma, um ângulo está formado por dois lados que o formam e por sua origem ou vértice, isto é, o ponto de união.
Em sua denominação se costuma usar letras maiúsculas. Assim, o ângulo AOB é formado pelo vértice A e vértice B, sendo O a origem de A e B.
Disponível em: <https://conceitos.com/angulo/>. Acesso em: 30 dez. 2018.
Disponível em: <https://pt.dreamstime.com/ilustra%C3%A7%C3%A3o-stock-%C3%ADcones-dos-%C3%A2ngulos-ajustados-no-fundo-branco-vetor-image92474806>. Acesso em: 30 dez. 2018.
Analise as afirmativa:
- Dois ângulos que possuem o mesmo vértice, um lado comum e nenhum ponto interno comum são denominados ângulos adjacentes.
- Quando a soma das medidas de dois ângulos é igual a 90°, eles são chamados de ângulos complementares.
- Quando a soma das medidas de dois ângulos é igual a 180°, eles são chamados de ângulos suplementares.
- O ângulo de 180º é chamado de ângulo raso.
Com base nas afirmativas acima, marque a opção correta:
- Biologia | 01. Introdução à Biologia
(FUVEST 2010 1ª FASE) O avanço científico-tecnológico permitiu identificar e dimensionar partículas e sistemas microscópicos e submicroscópicos fundamentais para o entendimento de fenômenos naturais macroscópicos. Desse modo, tornou-se possível ordenar, em função das dimensões, entidades como cromossomo (C), gene (G), molécula de água (M), núcleo do hidrogênio (N) e partícula alfa (P).
Assinale a alternativa que apresenta essas entidades em ordem crescente de tamanho.