Disponível em: http://1.bp.blogspot.com. Acesso em: 30 jul 2012.
Implementar políticas adequadas de alimentação e nutrição é uma meta prioritária em vários países do mundo.
A partir da campanha If you can’t read it, why eat it?, os leitores são alertados para o perigo de:
Questões relacionadas
- Literatura
(UFRGS) Assinale a alternativa correta sobre os três sermões do Padre Antônio Vieira.
- Física | 3.4 Transmissão de Calor
(UNESP)
O topo da montanha é gelado porque o ar quente da base da montanha, regiões baixas, vai esfriando à medida que sobe. Ao subir, o ar quente fica sujeito a pressões menores, o que o leva a se expandir rapidamente e, em seguida, a se resfriar, tornando a atmosfera no topo da montanha mais fria que a base. Além disso, o principal aquecedor da atmosfera é a própria superfície da Terra. Ao absorver energia radiante emitida pelo Sol, ela esquenta e emite ondas eletromagnéticas aquecendo o ar ao seu redor. E os raios solares que atingem as regiões altas das montanhas incidem em superfícies que absorvem quantidades menores de radiação, por serem inclinadas em comparação com as superfícies horizontais das regiões baixas. Em grandes altitudes, a quantidade de energia absorvida não é suficiente para aquecer o ar ao seu redor.
(http://super.abril.com.br. Adaptado.)
Segundo o texto e conhecimentos de física, o topo da montanha é mais frio que a base devido
- Biologia
(Unit)
Analisando-se a charge, Garfield se depara com um animal cujo grupo tem como aquisição evolutiva o fato de serem
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o texto a seguir para responder as questões.
Trecho de um diário
Ontem, eu passei um aperto danado na aula de História. Quem dá aula é o Gregório, e ele é durão. Tinha marcado um questionário, e eu acabei não fazendo. Levei um baita de um zero, e depois ele ainda ficava me judiando:
_ Fala, Gustavo. Por que você não fez o questionário? Qual é a dificuldade em História? – e falava alto, todo mundo ouvindo.
Eu fui ficando assim vermelho, foi me dando uma gagueira, e todo mundo assobiando e fazendo barulho e eu sei que meu olho foi ficando vermelho e, olha, graças a Deus bateu o sinal, porque eu ia estourar.
Mas depois acabou sendo legal. O Gregório me chamou, eu e mais quatro, e abriu o jogo: - vou dar uma oportunidade pra vocês. Marquei um trabalho em equipe, valendo nota. E vou colocar vocês em equipes mais fortes. Aproveitem esta chance, hem?
E eu caí na equipe da Claudinha. Valeu, puxa vida, se valeu a pena, a Claudinha é morena, tem cabelo comprido. Tem um rosto lindo, quando ela dá risada faz uma covinha na bochecha. E nunca me esnobou. Nunca mesmo. E nem é japonesa. É brasileira, é meio italiana, sei lá. É linda, linda.
***
KUSPTAS, Márcia. Crescer é perigoso. São Paulo: Moderna, p.8 e 9, 1986.
O texto lido caracteriza-se como diário, pois
- Arte - Fundamental | 01.1. Texto teatral
Texto base: O componente curricular Empreendedorismo e Ética amplia o conceito de educação, estendendo-se por todo o Ensino Fundamental e Médio, permite a construção de uma noção precisa sobre o capital social, empresarial e humano, construindo com os alunos os instrumentos de modificação da realidade com uma roupagem ética. Garante-se assim uma educação diferenciada, capaz de intervir no espaço da escola e que se lança para, além desse espaço, alcançando o ambiente social. (Manual do Professor – Empreendedorismo e Ética – Pág. 5)
Enunciado:
1. Primeiro passo
1.1. Professor, leia a história em quadrinhos com os alunos. Explore o título, as imagens e os diálogos.
1.2. Pergunte aos alunos:
a) O que é que sabendo usar não vai faltar? Por quê?
b) Onde as crianças estão? As crianças estão felizes? Por quê?
c) Por que Pepeu está preocupado? O que aconteceu com o dinheiro do Pepeu? Por que isso aconteceu?
Disponível em: <http://www.bcb.gov.br/Pre/PEF/PORT/publicacoes_DinheiroCustaDinheiro.pdf>. Acesso em: 23 abr. 2018. [Fragmento]
2. Segundo passo
2.1. Professor, solicite aos alunos que, em grupos, continuem a contar a história “Sabendo usar não vai faltar” utilizando os dois últimos quadrinhos. Coloque o trabalho dos alunos num lugar de destaque na escola.
2.2. Professor, caso queira contar a história em quadrinhos completa para os alunos é só acessar o site: http://www.bcb.gov.br/Pre/PEF/PORT/publicacoes_DinheiroCustaDinheiro.pdf
3. Terceiro passo
3.1. Professor, peça aos grupos que preparem uma belíssima apresentação com a história em quadrinhos que eles completaram: Sabendo usar, não vai faltar.