Assinale a alternativa correta sobre o legado dos gregos da Antiguidade clássica que se mantém até os dias de hoje:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Leia o texto a seguir.
Proibidas a entrada,
a circulação ou a permanência
de animais no condomínio.
Qual é o valor semântico da conjunção “ou”, no contexto em que foi usada?
- Sociologia | 2. Diversidade Cultural e Estratificação Social
[...] quanto mais a vida se torna mediada pelo mercado global de estilos, lugares e imagens, pelas viagens internacionais, pelas imagens da mídia e pelos sistemas de comunicação globalmente interligados, mais as identidades se tornam desvinculadas – desalojadas – de tempos, lugares, histórias e tradições específicos e parecem ‘flutuar livremente’. Somos confrontados por uma gama de diferentes identidades (cada qual nos fazendo apelos, ou melhor, fazendo apelos a diferentes partes de nós), dentre as quais parece possível fazer uma escolha.
HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
No texto, Hall evidencia que a pós-modernidade propiciou o(a)
- Química | B. Equilíbrio Iônico
(FUVEST 2017 1ª FASE) Dependendo do pH do solo, os nutrientes nele existentes podem sofrer transformações químicas que dificultam sua absorção pelas plantas. O quadro mostra algumas dessas transformações, em função do pH do solo.
Para que o solo possa fornecer todos os elementos citados na tabela, o seu pH deverá estar entre
- Geografia - Fundamental | 1.01 Conceitos Fundamentais: Estado, Nação, Território e País
Nas últimas décadas, surgiram autores consagrados, revendo enfoques conceituais de Nação, Estado, Território, Estado-nação.
No que se refere aos novos conceitos de Nação, Estado, Território, Estado-nação, podemos afirmar que
- História | 1.6 Crise do Sistema Colonial e Ciclo da Mineração
No clima das ideias que se seguiram à revolta de São Domingos, o descobrimento de planos para um levante armado dos artífices mulatos na Bahia, no ano de 1798, teve impacto muito especial; esses planos demonstravam aquilo que os brancos conscientes tinham já começado a compreender: as ideias de igualdade social estavam a propagar-se numa sociedade em que só um terço da população era de brancos e iriam inevitavelmente ser interpretados em termos raciais.
MAXWELL. K. Condicionalismos da Independência do Brasil. In: SILVA, M.N. (coord.) O Império luso-brasileiro, 1750-1822. Lisboa: Estampa, 1986.
O temor do radicalismo da luta negra no Haiti e das propostas das lideranças populares da Conjuração Baiana (1798) levaram setores da elite colonial brasileira a novas posturas diante das reivindicações populares. No período da Independência, parte da elite participou ativamente do processo, no intuito de