Explicaê

01

O RESGATE DOS GORILAS   Imagem

    Os gorilas das florestas da África são um caso de ameaça de extinção de uma espécie por culpa da ação humana. Os caçadores os perseguem para transformá-los em alimento ou para pegar seus filhotes, que chegam a ser vendidos por 40 mil dólares. As madeireiras, mineradoras e carvoarias avançam pelo habitat dos gorilas e o diminuem. Só em 2004, na área do Parque Nacional Virunga, foram derrubados 1 500 hectares de floresta – o equivalente a oitenta estádios do Maracanã – para abrir terrenos para fazendas e pastagens.

    O Parque Nacional Virunga é o principal refúgio dos gorilas-das-montanhas. Em 2003, restavam apenas 380 deles no parque, além de outros 300 na Floresta de Bwindi, em Uganda. A boa notícia é que, desde então, a população de gorilas-das-montanhas no Parque Virunga aumentou para 480 gorilas. (...)

    Um dos motivos do aumento no número de gorilas no Parque Nacional Virunga é o desenvolvimento do turismo neste parque. Diversas agências de turismo levam turistas para ver e fotografar os gorilas no parque. Cada visita dura uma hora e custa 500 dólares por pessoa. No ano passado, o número de ingressos vendidos para visitar o parque cresceu muito em relação a 2010. O dinheiro conseguido com os ingressos é usado para fiscalizar os parques nacionais do Congo e em obras que ajudam a população da região que, assim, prefere preservar os gorilas do que caçá-los para servirem de comida. (...) Com esse dinheiro, já foram construídas nove escolas e um hospital.

(...)   Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/ambiente/extincao-preservacao-turismo-resgate-gorilas-669213.shtml. (Adaptado) Acesso em: 1 mar. 2012.  


Enunciado:

Qual é o assunto principal dessa reportagem?