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Enunciado:
A característica distintiva da arte indígena é ser mais um modo do que uma coisa, mais forma do que conteúdo, mais expressão do que entidade.
Seus corpos vermelhos, seus belos objetos, desenho geométricos e estilizados, plumária exuberante; toda a sua forma de expressão é estilizada e com uma preocupação com a estética.
A alteração na arte indígena é imperceptível em cada geração, preservando, através do tempo, o perfil estilístico tribal; este conservadorismo contribuiu, com o fato de que o saber técnico, sendo implícito no nível tribal, só pode reter o acervo das experiências do passado pela repetição fiel de cada item formal.
Não é importante para os índios deter o objeto belo, mas ter os artistas ali, fazendo e refazendo a beleza. As exigências formais de caráter estético-cultural, e aqueles imperativos tecnológicos de retenção das experiências inscrita nos objetos, operam como estabilizadores da atividade artística.
http://www.eba.ufmg.br/alunos/kurtnavigator/arteartesanato/indigena.html
Converse com a turma sobre a arte indígena e peça para pesquisarem sobre o tema em livros, revistas, jornais e sites e enfatize a apreciação das imagens encontradas. Proporcione um espaço para compartilharem o material coletado e instigue os alunos a observarem a presença do desenho geométrico nos desenhos indígenas, tanto da pintura corporal quanto a decoração dos objetos.
Distribua folhas de papel sulfite tamanho A4, giz de cera e caneta hidrocor e peça aos alunos que inspirem-se na geometria da arte indígena e criem desenhos em quadrados de 15x15 cm. não há limite de desenhos.
Depois dos trabalhos prontos, aproveite o conhecimento sobre as harmonias de cores e oriente os alunos na montagem de um painel formado pelos desenhos, de forma a compor as cores predominantes do desenho com as do desenho vizinho.
Exponha o painel em um lugar de grande circulação da escola.