Write the correct answer.
Questões relacionadas
- Química | 4. Química Ambiental
(UNICAMP) A preocupação com a emissão de gases poluentes no meio ambiente está muito presente na indústria automobilística. Recentemente, uma das soluções encontradas para contornar esse problema nos veículos movidos a Diesel foi o desenvolvimento do Arla 32, uma solução de ureia em água, que atua nos sistemas de exaustão, de acordo com as equações químicas abaixo:
CO(NH2)2 + H2O -> 2 NH3 + CO2
4 NH3 + 4 NO + O2 -> 4 N2 + 6 H2O
4 NH3 + 2 NO2 + O2 -> 3 N2 + 6 H2O
Com base nessas informações, pode-se afirmar corretamente que a ação do Arla 32 leva a uma redução:
- História - Fundamental | 08. Colonização Portuguesa na América
Texto base: Observe a imagem a seguir.
Disponível em:< https://goo.gl/epVEo4>. Acesso em: 24 abr. 2018
Enunciado:
- A) Explique porque mesmo considerando os nativos inferiores, os europeus não abandonaram o continente.
- B) Qual a posição da Igreja na recusa do nativo em se converter ao cristianismo?
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.01 Texto narrativo
A MÁQUINA MALUCA
Na nossa rua tinha um cientista, o professor Batista.
Vocês sabem o que é um cientista? Pois é uma pessoa que sabe muitas coisas. E as que não sabe, inventa.
O nosso cientista, professor Batista, sabia mil coisas. E as que ele não sabia, inventava. Pois o professor Batista, além de cientista, era inventor.
O professor Batista tinha um sobrinho, o Maneco. O Maneco adorava visitar o laboratório do tio.
Vocês sabem o que é um laboratório? Pois um laboratório é onde o cientista inventa suas invenções.
Maneco adorava espiar o laboratório do professor Batista. E era muito amigo do Waldisney, o assistente do cientista.
Naquele dia, quando o Maneco chegou ao laboratório, quem abriu a porta foi o Waldisney:
- Ih, Maneco, o professor hoje está muito ocupado. Ele está trabalhando num projeto muito importante.
- Puxa, Waldisney, será que eu posso dar uma espiada?
- Pode, sim, Maneco, mas não faça barulho. Não atrapalhe o seu tio.
O professor estava montando uma máquina enorme.
- Bom dia, titio. Pra que serve esta máquina enorme?
- Esta é a máquina Faz-tudo, Maneco. Mas fique quietinho. O titio está trabalhando.
- Mas faz tudo mesmo?
- Faz, sim. Vou vender para o governo. Quando esta aparelhagem começar a funcionar, ninguém mais vai precisar trabalhar.
Vieram os homens do governo ver a máquina. O professor ligou a trapizonga. Que maravilha! A máquina fazia tudo mesmo!
Acendia e apagava as luzes da rua, fazia os ônibus andarem pra baixo e pra cima. Fazia pão e engarrafava o leite. Fazia os aviões subirem e descerem, controlava a água das casas e os elevadores dos prédios.
Os homens do governo adoraram:
- Vai ser uma nova Era para a humanidade, ninguém mais vai precisar trabalhar.
- Viva o professor Batista, o maior cientista!
E a máquina começou a trabalhar e todo o mundo começou a vadiar.
Os cinemas ficaram cheios e os parques de diversão também.
Mas a máquina começou a ficar exigente. Com sua voz rouca de máquina, ela dizia:
- Eu quero que me tragam 20.000 latas de goiabada.
(...)
- Eu quero 1.000 litros de perfume francês...
(...)
- Eu quero uma fantasia de carnaval...
(...)
Tantas coisas foi pedindo a máquina que a cidade inteira trabalhava para ela. Filas de caminhões alinhavam-se em frente ao laboratório do professor, descarregando as coisas que a máquina pedia.
E, quando não atendiam logo, a máquina ficava furiosa e fazia uma porção de maluquices. Cortava a água das casas, atrapalhava o trânsito, parava de fazer pão. E todo mundo tinha que correr para atender às vontades, cada vez mais complicadas da máquina.
(...)
(Fonte: ROCHA, Ruth. A máquina maluca. São Paulo, Moderna, 2010.)
COMPLETE o quadro com as personagens do texto e as informações sobre elas que são pedidas.
- Matemática | 4.1 Sequência e Progressão Aritmética
Uma sequência de números reais a1, a2, a3, a4,... é uma progressão harmônica se seus inversos ...formam uma progressão aritmética. Se os números 1, 3, -3, nesta ordem, são os três primeiros termos de uma progressão harmônica, então o décimo terceiro termo desta progressão harmônica é
- Física | 5.5 Ondas Eletromagnéticas
O processo de interpretação de imagens capturadas por sensores instalados a bordo de satélites que imageiam determinadas faixas ou bandas do espectro de radiação eletromagnética (REM) baseia-se na interação dessa radiação com os objetos presentes sobre a superfície terrestre. Uma das formas de avaliar essa interação é por meio da quantidade de energia refletida pelos objetos. A relação entre a refletância de um dado objeto e o comprimento de onda da REM é conhecida como curva de comportamento espectral ou assinatura espectral do objeto, como mostrado na figura, para objetos comuns na superfície terrestre.
De acordo com as curvas de assinatura espectral apresentada na figura, para que se obtenha a melhor discriminação dos alvos mostrados, convém selecionar a banda correspondente a que comprimento de onda em micrômetros (μm)?