Texto base: Observe a imagem a seguir. Disponível em:< https://goo.gl/epVEo4>. Acesso em: 24 abr. 2018
Enunciado:
- A) Explique porque mesmo considerando os nativos inferiores, os europeus não abandonaram o continente.
- B) Qual a posição da Igreja na recusa do nativo em se converter ao cristianismo?
Questões relacionadas
- Matemática | 1.04 Equação do 1º Grau
O número de soluções inteiras que satisfaz a inequação 4x−10⋅2x +16<0 é igual a:
- História | 2.3 Segundo Reinado
Senhores, é tempo de cuidar, exclusivamente - notai que digo exclusivamente - dos melhoramentos materiais do país. Não desconheço o que se me pode replicar, dir-me-eis que uma nação não se compõe só de estômago para digerir, mas de cabeça para pensar e de coração para sentir. Respondo-vos que tudo isso não valerá nada ou pouco, se ela não tiver pernas para caminhar. O Brasil é uma criança que engatinha; só começará a andar quando tiver cortado de estradas de ferro.
ASSIS, M. de. Evolução. In: Os melhores contos. São Paulo: Global, 1997 (adaptado). VOT2021.
Publicado no início do século XX, o conto incorpora o discurso evolucionista. A comparação sugere um processo de crescimento no qual a nação é tomada como metáfora do corpo humano. O texto tem uma relação direta com o
- Geografia | 3. Física
Carlos Fioravanti: Se você pudesse entrar agora em um helicóptero e o piloto perguntasse "Vamos para onde?", que lugares escolheria para revisitar ou conhecer?
Jurandyr L. S. Ross: Vou ser pragmático, estou precisando fazer um sobrevoo em um lugar em que nunca estive, e estou orientando um doutorado sobre essa região. É um lugar muito interessante porque, entre os relevos montanhosos, há superfícies baixas e planas, com um clima de transição do Cerrado para a Caatinga, solo fértil e uma intensa agricultura irrigada. Tenho muita curiosidade de conhecer esse lugar.
(Carlos Fioravanti. https://revistapesquisa.fapesp.br. Adaptado.)
No mapa, o lugar descrito no excerto corresponde ao número
- Biologia | 3.4 Ácidos Nucleicos
Como geralmente acontecia aos sábados de manhã, comecei a trabalhar no laboratório de Cavendish, da Universidade de Cambridge, antes de Francis Crick, no dia 28 de fevereiro de 1953. Eu tinha bons motivos pra levantar cedo. Sabia que estávamos perto de decifrar a estrutura de uma molécula quase desconhecida na época, chamada ácido desoxirribonucleico (DNA). Mas essa não era uma molécula qualquer: o DNA, como Crick e eu estávamos cientes, contém a chave da natureza das coisas vivas, armazenando as informações hereditárias que são passadas de uma geração a outra e orquestrando o mundo inacreditavelmente complexo da célula. Se decifrássemos sua estrutura tridimensional, a arquitetura da molécula, teríamos um vislumbre do que Crick chamava de “o segredo da vida”.
(WATSON, 2005, p. 11).
Com base no texto e nos conhecimentos relacionados à estrutura da molécula de DNA, analise, dentre as proposições a seguir, aquela que reflete informações corretas sobre a estrutura dessa molécula.
- Química | 1.5 Funções Inorgânicas
A presença de cristais de oxalato de cálcio (etanodioato de cálcio) em quantidades pequenas na urina, é algo que ocorre normalmente, pode acontecer devido aos hábitos alimentares, pouca ingestão de água e mudança na temperatura corporal. Quando os cristais estão presentes em concentrações mais elevadas, pode ser indício de alguma doença, como cálculo renal, gota e infecções urinárias.
Os sintomas de altas concentrações de oxalato de cálcio na urina podem ser: alteração na cor e cheiro da urina, dificuldade para urinar, dor abdominal, inchaço nas pernas, presença de espuma na urina, dentre outros.
Disponível em https://laboratoriosaoluis.com.br. Acesso em: 5 mar. 2020.
A reação de neutralização capaz de produzir o composto que serve como um indicador de doenças como o cálculo renal encontra-se corretamente equilibrada em