Leia o texto a seguir.
Os escravos são as mãos e os pés do senhor de engenho, porque sem eles o Brasil não é possível fazer, conservar e aumentar fazenda, nem ter engenho corrente. E do modo com que se há com eles depende tê-los bons ou maus para o serviço. [...] Uns chegam ao Brasil muito rudes e muito fechados e assim continuam por toda a vida. Outros, em poucos anos saem ladinos e espertos, assim para aprenderem a doutrina cristã, como para buscarem modo de passar a vida [...].
ANTONIL, André João. Cultura e opulência no Brasil. Belo Horizonte: Itatiaia, 1982. p. 89.(Fragmento)
O texto procura evidenciar que escravidão no Brasil
Questões relacionadas
- Química | 4. Química Ambiental
Uma atividade que vem crescendo e tem se tornado uma fonte de renda para muitas pessoas é o recolhimento das embalagens feitas com alumínio. No Brasil, atualmente, mais de 95% dessas embalagens são recicladas para fabricação de outras novas.
Disponível em: http://abal.org.br. Acesso em: 11 mar. 2013.
O interesse das fábricas de embalagens no uso desse material reciclável ocorre porque o(a)
- Inglês - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Read the map and answer the questions.
Match the columns and choose the correct alternative.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Medicina especial
Médicos não nascem prontos, precisam ser treinados. E, como lidam com um dos bens mais preciosos de cada indivíduo, a própria saúde, garantir que sua formação seja adequada torna-se de relevante interesse social. Infelizmente, no Brasil, essa preparação não ocorre até o momento de forma satisfatória.
Uma fase vital no treinamento do médico é a residência. É nesse período – em geral, de dois a cinco anos – que ele aprende a pôr em prática a formação teórica recebida nos seis anos da graduação. Aí também ele desenvolve a capacidade de reconhecer os casos graves em situações do mundo real e, se for um cirurgião, adquire a confiança necessária para operar.
Lamentavelmente, faltam vagas de residência em todo o país. Em especial nas regiões mais afastadas dos grandes centros.
Dados compilados no estudo “Demografia Médica no Brasil – 2”, encomendado pelo Conselho Federal de Medicina e coordenado por Mário Scheffer, mostram que é alto o número de profissionais que não cursaram residência médica nem obtiveram título de especialista através de prova específica. Nessa categoria de “generalistas” estão mais de 180 mil dos 388 mil médicos que atuam no país, ou 46%.
É preciso, porém, relativizar essa cifra. O número inclui tanto profissionais jovens, que ainda não tiveram tempo de concluir sua formação, quanto aqueles mais velhos, sobreviventes de tempos em que a especialização não era considerada importante.
Se considerado somente o universo de médicos com idade entre 30 e 60 anos, o índice de generalistas cai para pouco mais de um terço. Verifica-se ainda que nas faixas etárias imediatamente posteriores aos 30 anos cresce a proporção dos titulados, o que aponta tendência de paulatina redução na quantidade de médicos com formação menos completa.
Constata-se assim que a formação dos médicos brasileiros está melhorando. Porém, como há ainda carência de profissionais realmente bem preparados, é essencial que se invista mais em todos os elos da rede de capacitação desses profissionais de saúde no Brasil.
Disponível em: <www1.folha.uol.com.br/opiniao/1237412-editorial-medicina-especial.shtml>. Acesso em: 17 fev. 2014. Adaptado.
O autor relata diversos fatos em seu texto. No entanto, em alguns trechos, ele emite a sua opinião, o que ocorre em
- Química | 3.1 Introdução à Orgânica
(UECE) A coniina é um alcaloide venenoso. Suas propriedades tóxicas eram conhecidas desde a antiguidade e já eram usadas na época dos gregos como um veneno para ser administrado àqueles condenados à morte.
Atente ao que se diz a seguir sobre essa substância:
I. Contém carbono terciário.
II. É um composto aromático.
III. É um composto nitrogenado heterocíclico.
IV. Tem fórmula molecular C8H17N
Está correto o que se afirma somente em
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Lee un poco sobre la rutina de Mila.
Cada cual tiene su rutina. Yo por ejemplo lo primero que hago cuando me levanto es darle comida a los gatos si es que nadie más lo ha hecho. Luego voy al baño, hago pipí y me lavo la cara. De ahí parto a tomar el desayuno porque tampoco puedo ducharme primero y dejar el desayuno para después. El desayuno para mi tiene que ser relajado y ojalá siempre en pijama, esa es mi manera de comenzar bien el día. Me da lo mismo ducharme apurada, maquillarme apurada o vestirme a la velocidad de la luz, pero mi desayuno tiene que ser decente y tengo que tomarlo con calma.
Disponible en: http://www.milapuntocom.com/2014/07/29/comenzar-bien-el-dia/. Acceso el: 26 mar. 2015. (Fragmento.)
Enunciado:
Ahora, siguiendo el modelo del texto, describe tu rutina. Habla sobre tus actividades durante los días de la semana.