Observe o artigo a seguir.
América Latina celebra 100 anos da Revolução Russa
Reuters
População saiu às ruas de Moscou nesta terça-feira para celebrar o centenário da revolução
Os povos latino-americanos celebram, nesta terça-feira (7), o centenário da revolução russa. Diversas organizações políticas e sociais e chefes de Estado se pronunciaram sobre a data.
Na Venezuela, os trabalhadores fizeram um grande ato político que percorreu as principais ruas de Caracas e terminou no palácio do governo. “Nós, como revolucionários e socialistas, nos somamos a esta comemoração de caráter mundial. É um dia de festa internacional”, afirmou o membro da direção nacional do PSUV, Freddy Bernal.
No Peru, o Partido Comunista Peruano (PCP) fez um chamado aos trabalhadores para um ato político que acontece na noite desta terça-feira no Sindicato Único dos Trabalhadores da Telefonia do Peru.
No Uruguai dezenas de movimentos sociais, além do Partido Comunista, também organizaram atos, debates e palestras sobre o a revolução bolchevique.
O presidente da Bolívia, Evo Morales, felicitou o povo russo pelo aniversário de cem anos da revolução, fato que ele qualifica como “um exemplo de luta contra a tirania e a desigualdade”.
Disponível em: <www.portalvermelho.org.br>. Acesso em: 7 nov. 2017.
Ele nos mostra as comemorações do centenário da Revolução Russa na América Latina e em Moscou. Durante o ano de 2017, várias foram as comemorações, os simpósios e debates sobre esse tema.
Sobre o impacto da Revolução de Outubro de 1917 na Rússia e no mundo, são feitas as seguintes afirmações:
I – A Revolução derrubou o regime czarista e implantou o socialismo no país, resgatando milhões de pessoas da miséria absoluta.
II – A Revolução despertou, no movimento operário americano, o desejo pela busca de direitos, gerando uma série de greves que comprometeram a produção, fazendo eclodir a Crise de 1929.
III – A Revolução provocou uma ruptura no sistema capitalista mundial e influenciou diversos movimentos revolucionários no pós-guerra.
Assinale a alternativa correta.