(UESB) Lamarck é injusta e infelizmente mais lembrado como alguém que estava errado. A herança das características adquiridas, da qual sua teoria defendia, não era, entretanto, original. Era uma crença geral que o próprio Darwin incorporou em a Origem das Espécies. Lamarck merece respeito, como o primeiro cientista que destemidamente advogou a evolução e tentou apresentar um mecanismo para explica-la. (FUTUYMA, 1992. p. 4).
A respeito desse tema abordado, pode-se afirmar:
Questões relacionadas
- Biologia | 10.3 Moluscos e Anelídeos
(UPF) Animais de corpo mole, sem esqueleto, mas geralmente protegidos por uma concha calcária, são denominados __________. A Classe dos __________ vive exclusivamente no mar e tem a cabeça diretamente ligada aos pés. A Classe que compreende as ostras e os mexilhões corresponde aos __________, enquanto os animais com representantes marinhos, de água doce e terrestres, cuja concha é espiralada, denominam-se __________. E ainda há a Classe dos __________, cuja concha lembra uma pequena presa de elefante, oca e aberta nas duas extremidades.
A sequência de termos que completa corretamente o texto acima está na alternativa:
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Qual dos instrumentos poderia ajudar Rafael a se orientar, para que pudesse ficar sabendo quanto tempo falta para chegar seu aniversário?
- Física | B. Trabalho, Potencial, Energia e Equilíbrio
(UNIFACS)
A maioria das sinapses dos mamíferos são de natureza química, mas existe uma forma simples de sinapse elétrica, que permite a transferência direta da corrente iônica de uma célula para outra. Uma análise da figura, que exemplifica o princípio da formação de uma corrente iônica, permite afirmar corretamente que
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Leia o trecho do poema “Antônio Conselheiro”, escrito por Patativa do Assaré.
Nestes meus versos singelos
Mas de sentimentos belos
Sobre um grande brasileiro
Cearense meu conterrâneo,
Líder sensato espontâneo,
Nosso Antônio Conselheiro.
Este cearense nasceu
Lá em Quixeramobim,
Se eu sei como ele viveu
Sei como foi o seu fim,
Quando em Canudos chegou
Com amor organizou
Um ambiente comum
Sem enredos nem engodos,
Ali era um por todos
E eram todos por um.
Não pode ser justiceiro
E nem verdadeiro é
O que diz que o Conselheiro
Enganava a boa fé,
O Conselheiro queria
Acabar com a anarquia
Do grande contra o pequeno,
Pregava no seu sermão
Aquela mesma missão
Que pregava o Nazareno.
Disponível em: <http://www.camarabrasileira.com/cordel41.htm>. Acesso em: 16 out. 2012.
No poema, o autor se refere ao movimento social de Canudos que
- Física | 2.3 Trabalho, Potência e Energia
(FUVEST) O projeto para um balanço de corda única de um parque de diversões exige que a corda do brinquedo tenha um comprimento de 2,0 m. O projetista tem que escolher a corda adequada para o balanço, a partir de cinco ofertas disponíveis no mercado, cada uma delas com distintas tensões de ruptura.
Corda
I
II
III
IV
V
Tensão de ruptura
4.200
7.500
12.400
20.000
29.000
Ele tem também que incluir no projeto uma margem de segurança; esse fator de segurança é tipicamente 7, ou seja, o balanço deverá suportar cargas sete vezes a tensão no ponto mais baixo da trajetória. Admitindo que uma pessoa de 60 kg, ao se balançar, parta do repouso, de uma altura de 1,2 m em relação à posição de equilíbrio do balanço, as cordas que poderiam ser adequadas para o projeto são
Note e adote:
- Aceleração da gravidade:10 m/s2.
- Desconsidere qualquer tipo de atrito ou resistência ao movimento e ignore a massa do balanço e as dimensões da pessoa.
- As cordas são inextensíveis.