Leia o trecho a seguir.
A má distribuição do clima acarreta a anomalia, a deformação (e a deformidade), a perversão: estas implicam a feiúra [...]. Do clima em que vivem as criaturas terrestres depende a sua conformação; de física depende a sua conformação moral.
KAPPLER, Claude. Monstros, demônios e encantamentos no fim da Idade Média. São Paulo: Mantins Fontes, 1994. p.48.(Fragmento)
Ao analisar aspectos da cultura africana, o autor
Questões relacionadas
- Matemática | 14.5 Cone
(UEMG) Dadas as equações de reta r : x + y – 6 = 0 e s: 2x – y = 0 em um dado plano cartesiano de centro O. As retas r e s são concorrentes no ponto P e a reta r intercepta o eixo das abscissas no ponto Q. O volume do sólido formado pela rotação da figura plana formada pelos pontos QPQ em torno do lado OQ é: (use π ≡3)
- Biologia | 10.4 Artrópodes e Equinodermos
(FUVEST 2010 1ª FASE) Observe a gravura e considere as afirmações.
I. Pentágonos regulares congruentes podem substituir os hexágonos da gravura de modo a recobrir todo o plano sem sobreposição.
II. Pelo menos um dos animais representados passa pelo processo de metamorfose na natureza.
III. A sequência de espécies animais representadas da esquerda para a direita do leitor corresponde à do processo evolutivo na biosfera.
Está correto o que se afirma somente em
- Língua Portuguesa | 1.04 Inferência, Dedução ou Conclusão
Teatro do Oprimido é um método teatral que sistematiza exercícios, jogos e técnicas teatrais elaboradas pelo teatrólogo brasileiro Augusto Boal, recentemente falecido, que visa à desmecanização física e intelectual de seus praticantes. Partindo do princípio de que a linguagem teatral não deve ser diferenciada da que é usada cotidianamente pelo cidadão comum (oprimido), ele propõe condições práticas para que o oprimido se aproprie dos meios do fazer teatral e, assim, amplie suas possibilidades de expressão. Nesse sentido, todos podem desenvolver essa linguagem e, consequentemente, fazer teatro. Trata-se de um teatro em que o espectador é convidado a substituir o protagonista e mudar a condução ou mesmo o fim da história, conforme o olhar interpretativo e contextualizado do receptor.
Companhia Teatro do Oprimido. Disponível em: www.ctorio.org.br. Acesso em: 1 jul. 2009 (adaptado).
Considerando-se as características do Teatro do Oprimido apresentadas, conclui-se que:
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
eia os textos para resolver a questão.
Texto 1
Samba da minha terra
Dorival Caymmi
O samba da minha terra deixa a gente mole
quando se canta todo mundo bole, quando se canta todo mundo bole
Eu nasci com o samba e no samba me criei
do danado do samba nunca me separei
O samba da minha terra deixa a gente mole
quando se canta todo mundo bole, quando se canta todo mundo bole
Quem não gosta do samba bom sujeito não é
Ou é ruim da cabeça ou doente do pé
O samba da minha terra deixa a gente mole
quando se canta todo mundo bole, quando se canta todo mundo bole
[...]
Disponível em: <www.letras.mus.br/dorival-caymmi/45588/>.
Acesso em: 04/03/2017.
Texto 2
Sim, sou brasileira. Não, não gosto de samba.
Gabriela Marques
É, chegou a hora. Todo mundo tá falando disso. Vem chegando o carnaval. Para alegria de todos e para meu desespero. Eu não conheço nenhuma outra coisa que eu odeie tanto quanto carnaval. Eu acho que é até pecado falar uma barbaridade dessas sendo brasileira. Eu deveria ser presa. Acho que é uma afronta. Deve ser. Foi mal, deuses do axé e do candomblé. Eu sou uma boa pessoa, eu juro, mas eu não gosto de carnaval. Nunca gostei. Eu sempre planejo ir esquiar nessa época, veja só que apego tenho a esse feriado nacional. E me sinto mal, porque devo ser um alienígena por não gostar dessa ferveção que todo mundo ama. Será que eu sou gringa? Mãe, sou? Acho que não, porque os gringos também amam carnaval, quase todo mundo no planeta ama.
De verdade, o carnaval só serve pra mim pra duas coisas: um grande feriado pra uma viagem legal, e a hora de saber que o ano realmente começou e, portanto, a dieta e a academia devem começar também. Eu não entendo esse amor que as pessoas têm por essa data. Eu detesto samba, até os de raiz que têm letras belíssimas mas o ritmo me incomoda. [...]
Disponível em: <https://smilewait.com.br/2013/01/23/sim-sou-brasileiranao-nao-gosto-de-carnaval/>. Acesso em: 04/03/2017. Adaptado.
A finalidade do texto 2 é
- Química | B. Cálculos Estequiométricos
Uma das etapas para a produção do gesso utilizado em construções e imobilização para tratamento de fraturas ósseas é a calcinação da gipsita por meio do processo descrito na equação da reação química a seguir:
Uma empresa do polo do Araripe produz blocos de gesso com 40kg Se ela utiliza mensalmente cerca de 324 toneladas de gipsita na produção, quantos blocos são fabricados por mês, aproximadamente?
(Dados: Ca = 40 g/mol; S = 32 g/mol;O = 16 g/mol; H= 1 g/mol;)