Quanto ao nível de linguagem empregado nesses quadrinhos do Maurício, só uma afirmativa não pode ser feita. Indique-a.
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Colar de Carolina
Com seu colar de coral,
Carolina
corre por entre as colunas
da colina.
O colar de Carolina
colore o colo de cal,
torna corada a menina.
E o sol, vendo aquela cor
do colar de Carolina,
põe coroas de coral
nas colunas da colina.
MEIRELES, Cecília. Ou isto ou aquilo. Global editora. 2012.
Uma das características marcantes da linguagem poética é a exploração de recursos sonoros. No poema de Cecília Meireles, esse recurso se faz presente por meio
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Considerando-se as informações acima, assinale a alternativa correta sobre a cidadania.
- Filosofia | 4. Moderna
(PUC-PR) Leia o fragmento a seguir, extraído do Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens, de Rousseau:
“É do homem que devo falar, e a questão que examino me indica que vou falar a homens, pois não se propõem questões semelhantes quando se teme honrar a verdade. Defenderei, pois, com confiança a causa da humanidade perante os sábios que a isso me convidam e não ficarei descontente comigo mesmo se me tornar digno de meu assunto e de meus juízes”.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens. São Paulo: Martins Fontes, 1999, p.159.
A partir da teoria contratualista de Rousseau, assinale a alternativa que representa aquilo que o filósofo de Genebra pretende defender na obra.
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: Leia o texto e responda as questões referentes a ele. Machu Picchu, a cidade em ruínas dos Incas As ruínas de Machu Picchu são hoje Patrimônio Mundial da UNESCO Quem quer que tenha construído o local, planejou muito bem cada detalhe. De um lado ficavam as casas dos nobres, junto com os palácios e templos. As casas dos sábios, escribas e artesão eram localizadas ao redor da praça principal. Os camponeses viviam um pouco mais abaixo, entre estábulos de animais e armazéns. A cidade está dividida em duas grandes zonas: a zona agrícola, formada por conjuntos de terraços de cultivo, que se encontra ao sul; e a zona urbana, onde viveram seus ocupantes e onde aconteciam as principais atividades civis e religiosas. As pedras usadas na construção foram extraídas do próprio lugar. Para o povo quíchua, a grande altitude os aproximava do céu e a cidade era utilizada para diversos rituais sagrados e também com um reduto para estudos. Machu Picchu, na língua quíchua, significa “velha montanha”. O Templo do Sol, em formato arredondado, é uma das provas da engenhosidade da arquitetura do Império Inca, confira abaixo: Os europeus não chegaram a conhecer Machu Picchu, mas a cidade não permaneceu “esquecida” ou, como foi apelidada, “perdida”. A população peruana conhecia o local e foram os moradores de lá que mostraram o caminho das ruínas ao explorador norte-americano Hiram Bingham, professor da Universidade de Yale. Ele foi o responsável por “redescobrir” Machu Picchu aos olhos do mundo, em 24 de julho de 1911. Sua viagem rendeu um livro, intitulado “The lost city of the Incas” (A cidade perdida dos Incas). Disponível em: <http://guiadoestudante.abril.com.br/blogs/curiosidades-historicas/2014/07/25/curiosidades-sobre-machu-picchu-a-cidade-em-ruinas-dos-incas/>. Acesso em: 23 out 2014
Enunciado:
A) Retire do texto o trecho que comprove a desigualdade social entre os incas.
B) Quais eram as funções da cidade de Machu Picchu, para os incas do período pré-colombiano?
C) Por que a cidade de Machu Picchu ficou conhecida como cidade perdida?
D) Descreva a divisão da cidade em termos de ocupação.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Leia o texto a seguir. Disponível em: <https://www.facebook.com/DepositoDeTirinhas/photos/pb.261705443877500.-2207520000.1415390521./771497902898249/?type=3&theater> Acesso em: 07 nov. 2014.
Releia a frase do primeiro quadrinho e faça o que se pede.
- a) Reescreva a oração, utilizando a variedade padrão da língua.
- b) Explique por que se pode considerar o predicado da segunda oração do período como nominal.