Leia o texto.
Um discurso do Duce
Vós sabeis dizer por qual caso singular em todas as questões os socialistas italianos são contra a Itália? Vós me sabeis dizer por que estão sempre com os povos que maldizem a Itália? Com os albaneses, com os croatas, com os alemães e com todos os outros povos? Me sabeis explicar por que se grita viva a Albânia, que faz a guerra para ter Valona, que é albanesa, e não se grita viva a Itália, que faz guerra para ter Trento e Trieste, que são italianas? Mas que critério é este de ser sempre contra a Itália e de gritar sempre estupidamente “fora”?
MUSSOLINI, Benito. Discursi Politici. Milão, 1921, p. 115.
Uma das características principais do fascismo identificada no discurso de Mussolini é o(a)
Questões relacionadas
- Matemática | 10. Estatística
Ao calcular a média de suas notas em 4 provas, um estudante dividiu, por engano, a soma das notas por 5. Com isso, a média obtida foi 1 unidade menor do que deveria ser, caso fosse calculada corretamente.
O valor correto da média das notas desse estudante é
- Biologia | 4.1 Envoltórios Celulares
(CFT-RJ) "Quanto mais enrugado, melhor.” Por muito tempo, essa era a máxima que parecia valer quando falávamos da estrutura do cérebro. Mas um artigo publicado na revista Science por dois brasileiros parece derrubar essa teoria. O estudo mostra que as reentrâncias características da superfície do cérebro de alguns mamíferos não têm nada a ver com a quantidade de neurônios, como se cogitava - elas são, na verdade, pura física: resultam da maneira como o órgão se molda às pressões internas e externas em seu desenvolvimento e obedecem ao mesmo tipo de regra que uma folha de papel ao ser amassada..."
(http://cienciahoje.uol.com.br/noticias/2015/06/sobre-cerebros-papeis-e-dobraduras).
Sabemos que nascemos com um número determinado de neurônios que são formados ainda na fase embrionária e que nunca são substituídos, porém as partes desgastadas são substituídas a cada mês (com exceção de seus genes) por um processo denominado autofagia. A organela celular responsável por este processo é:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.01 Texto narrativo
Leia a história “Chapeuzinho Amarelo”, de Chico Buarque, para responder à questão.
CHAPEUZINHO AMARELO
Chico Buarque
Era a Chapeuzinho Amarelo.
Amarelada de medo.
Tinha medo de tudo, aquela Chapeuzinho.
(...)
E de todos os medos que tinha
o medo mais que medonho era o medo do tal do LOBO.
Um LOBO que nunca se via, que morava lá pra longe,
do outro lado da montanha,
num buraco da Alemanha,
cheio de teia de aranha,
numa terra tão estranha,
que vai ver que o tal do LOBO nem existia.
Mesmo assim a Chapeuzinho tinha cada vez mais medo do medo do medo do medo de um dia encontrar um LOBO. Um LOBO que não existia.
E Chapeuzinho Amarelo,
de tanto pensar no LOBO,
de tanto sonhar com LOBO,
de tanto esperar o LOBO,
um dia topou com ele que era assim:
carão de LOBO,
olhão de LOBO,
jeitão de LOBO,
e principalmente um bocão tão grande que era capaz de comer duas avós, um caçador, rei, princesa, sete panelas de arroz… E um chapéu de sobremesa.
Mas o engraçado é que, assim que encontrou o LOBO, a Chapeuzinho Amarelo foi perdendo aquele medo:
o medo do medo do medo do medo que tinha do LOBO.
Foi ficando só com um pouco de medo daquele lobo.
Depois acabou o medo e ela ficou só com o lobo.
O lobo ficou chateado de ver aquela menina olhando pra cara dele, só que sem o medo dele. (...)
Ele gritou: sou um LOBO!
Mas a Chapeuzinho, nada.
E ele gritou: EU SOU UM LOBO!!!
E a Chapeuzinho deu risada.
E ele berrou: EU SOU UM LOBO!!!!!!!!!!
Chapeuzinho, já meio enjoada, com vontade de brincar de outra coisa.
Ele então gritou bem forte aquele seu nome de LOBO umas vinte e cinco vezes,
Que era pro medo ir voltando e a menininha saber com quem estava falando:
LO BO LO BO LO BO LO BO LO BO LO BO LO BO LO BO LO BO LO BO LO
Aí, Chapeuzinho encheu e disse: “Pára assim! Agora! Já! Do jeito que você tá!”
E o lobo parado assim, do jeito que o lobo estava, já não era mais um LO-BO.
Era um BO-LO.
Um bolo de lobo fofo, tremendo que nem pudim, com medo de Chapeuzim.
Com medo de ser comido, com vela e tudo, inteirim.
(...)
Fonte: HOLANDA, Chico Buarque. Chapeuzinho Amarelo. São Paulo, José Olympio, 2003.
Explique o significado das expressões ou palavras destacadas de acordo com o texto.
- a) “E Chapeuzinho Amarelo, de tanto pensar no LOBO, de tanto sonhar com LOBO, de tanto esperar o LOBO, um dia topou com ele...”
b) “E de todos os medos que tinha o medo mais que medonho era o medo do tal do LOBO.”
- Língua Portuguesa - Fundamental | 8.01 Carta Pessoal e Carta ao Leitor
TEXTO 6
Monteiro Lobato e o racismo
A possibilidade de o Conselho Nacional de Educação banir uma obra de Monteiro Lobato sob a acusação de racismo foi o tema de “Este homem merece ser censurado?”, 651/2010
Monteiro Lobato deve ser encarado como um homem de seu tempo, com concepções com as quais não concordamos hoje. As crianças devem conhecer essas concepções e entender que o mundo de Lobato difere do nosso mundo de hoje, onde todos somos considerados iguais. Privá-las disso é ignorância e falta de bom-senso.
Leonardo Bassoli Ângelo,
Juiz de Fora
Revista Época, 652/2010, p. 10
Seção CAIXA POSTAL
Com base no texto, o que MOTIVOU Leonardo a escrever essa carta à Revista Época?
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.07 Notícia
Texto base: Leio o poema a seguir, de Mário Quintana, e responda à questão Eu escrevi um poema triste
Eu escrevi um poema triste
E belo, apenas da sua tristeza.
Não vem de ti essa tristeza
Mas das mudanças do Tempo,
Que ora nos traz esperanças
Ora nos dá incerteza...
Nem importa, ao velho Tempo,
Que sejas fiel ou infiel...
Eu fico, junto à correnteza,
Olhando as horas tão breves...
E das cartas que me escreves
Faço barcos de papel! Disponível em http://www.casadobruxo.com.br/poesia/m/escrevi.htm. Acesso em 16 dez 2013.
Enunciado:
As conjunções “mas”, “ora” e “nem” estabelecem relações entre os versos deste belo poema. Redija um breve texto, revelando quais são essas relações.