a) Determinar a medida do raio da circunferência inscrita no triângulo ABC e da circunferência circunscrita ao triângulo ABC;
b) Determinar a medida do lado do triângulo ABC;
c) Determinar a área da região hachurada.
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | 02. Ordens e classes
Leia a reportagem e responda o que se pede.
EM MENOS DE 48 HORAS, 220 MIL INGRESSOS DA COPA 2010 SÃO VENDIDOS
Sorteio das chaves e definição das cidades que hospedarão seleções impulsionaram vendas, diz Fifa
Da redação
postado em 07/12/2009 12:11 h
Em menos de 48 horas a Fifa vendeu 219.162 ingressos para a Copa de 2010, ou cerca de 17% do total disponibilizado para o evento que acontece na África do Sul, a partir de 11 de junho. A terceira fase de vendas de ingressos para o Mundial começou no último sábado (5/12) e segue até 22 de janeiro. Os pacotes para os confrontos envolvendo Brasil e Inglaterra já estão esgotados.
(...)
Nas etapas anteriores foram comercializadas 674.403 entradas. A compra é feita através do site da Fifa, exceto para os sul-africanos, que podem adquiri-las em um banco local. Os ingressos mais baratos custam U$ 20 e estão disponíveis apenas para torcedores do país-sede. Já a entrada mais cara pode ser adquirida por U$ 900.
(...)
Disponível em <http://www.copa2014.org.br/noticias/1719/BOOM+NA+VENDA+INGRESSOS+DA+COPA.html> Acesso em 07/12/2009
a) Escreva, em palavras, como devem ser lidos os números que informam a quantidade de ingressos vendidos:
* nas primeiras 48 horas da terceira fase de vendas
* nas etapas anteriores
b) Complete as lacunas, decompondo cada um dos números escritos na letra a.
* ____________ + ____________ + ____________ + ____________ + ____________ + ____________
* ____________ + ____________ + ____________ + ____________ + ____________ + ____________
- História | 3.1 Espada e Oligárquica
(ENEM 2016 3ªAPLICAÇÃO) Enfermo a 14 de novembro, na segunda-feira o velho Lima voltou ao trabalho, ignorando que no entretempo caíra o regime. Sentou-se e viu que tinham tirado da parede a velha litografia representando D. Pedro de Alcântara. Como na ocasião passasse um contínuo, perguntou-lhe:
— Por que tiraram da parede o retrato de Sua Majestade?
O contínuo respondeu, num tom lentamente desdenhoso:
— Ora, cidadão, que fazia ali a figura do Pedro Banana?
— Pedro Banana! — repetiu raivoso o velho Lima.
E, sentando-se, pensou com tristeza:
— Não dou três anos para que isso seja uma República!
AZEVEDO, A. Vidas alheias. Porto Alegre: s.e, 1901 (adaptado).
A crônica de Artur Azevedo, retratando os dias imediatos à instauração da República no Brasil, refere-se ao(à)
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.01 Texto narrativo
Leia o texto a seguir.
O baile das flores
— Hoje vou ao baile das flores — anunciou o repolho.
— Ao baile das flores? — sussurrou a cebola, horrorizada.
— Tu ficas bem entre iguais — disse a alface.
— O teu lugar é aqui e tudo mantém a sua devida ordem.
O pepino anuiu sabiamente com a cabeça.
— Acautelai-vos com as flores do jardim do outro lado da cerca — continuou a alface. — Andam de nariz levantado e olham-nos de cima para baixo. Não passam de ervas sentadas em vasos!
— Não queremos ter nada a ver com elas — disseram as ervilhas. — Aquelas perfumadas da horta não passam de umas campainhas de enfeite…
— Eu não tenho nada contra as flores. Só têm um aspecto diferente do nosso e às vezes não cheiram tão bem como nós — disse a cenoura pensativa. — Sabes que mais? Também vou contigo — decidiu, com um estremecimento da raiz à ponta das folhas.
O repolho limpou as folhas e enfeitou-se com uma peninha. A cenoura encontrou uma linda máscara para si.
— Mas que bonitos que vocês estão! — elogiaram os rabanetes e, de repente, deixaram de ter caras coradas e alegres.
O repolho empertigou-se e ofereceu à cenoura um braço forte.
Ela acenou com a cabeça, animada, e, de pé leve, deixaram a horta.
No baile, a animação já tinha começado. [...] Repolho e cenoura passeavam pelo baile e iam cumprimentando à direita e à esquerda.
— Quem são estes? — cochichava um cravo a uma tulipa mais velha.
Esta olhou por cima dos óculos e torceu o nariz.
— Legumes, diria eu…
— Mas que horror! — exclamou o cravo. — Legumes crus no nosso baile. Que indecência!
— Mas o que é que eles têm de vir aqui fazer? Foram ao menos convidados? — queria saber uma rosa.
O repolho ouvia o falatório e os cochichos, e reparara como as rosas se encolhiam, os cravos tremiam de indignação e como um amor-perfeito tivera até um ataque de soluços.
— Parece que eles não gostam de nós — disse à cenoura.
[...]
— Fizemos-lhes algum mal? — perguntou ao repolho.
— Não. Eles nos fizeram algum mal? - perguntou ele.
— Não - respondeu a cenoura.
— Então pronto, ninguém tem razões para estar zangado.
[...]
Misturaram-se com os bailarinos. O repolho tinha agarrado a cenoura pela cintura e dançavam uma animada rumba-feijoca. Os dois formavam um par bonito de se ver e as flores aplaudiram, a contragosto.
Depois de ver isto, o lírio ousou por fim dirigir-se à cenoura e o repolho convidou uma margarida para dançar. Tocou-se uma valsa encantadora.
Foi uma bela noite. Todos puderam conversar, se conhecer e se cheirar.
[...]
Os dois entraram em casa em bicos de pés. Estavam felizes, muito cansados e não queriam acordar ninguém.
Texto adaptado de: Der Blumenball. Disponível em <https://contadoresdestorias.
wordpress.com/2009/06/04/o-baile-das-flores-2/> Acesso em: 5 ago. 2016.
anuir: concordar.
acautelar-se: cuidar.
empertigar-se: erguer, aprumar.
indignação: revolta, descontentamento.
rumba: uma dança cubana.
Com base no texto "Hoje vou ao baile das flores", assinale a alternativa correta sobre o comportamento das flores em relação aos legumes no baile:
- Matemática | 3.5 Inversa e Composta
Qual a inversa da função f(x) = 2x - 1?
- Ciências - Fundamental | 06. Nutrição do corpo humano
Texto base: Analise a imagem a seguir.
Disponível em:< http://1.bp.blogspot.com/_0wwQLYO17SM/SyBNcHpGCkI/AAAAAAAAADE/UP3NOXm4Z04/s320/legendar+imagem+sist.+digestivo+2.png>. Acesso em: 04 abr. 2014.
Enunciado:
Você já pensou sobre o que ocorre com os alimentos após entrarem em nosso corpo? Depois de comermos, vários processos transformam aquilo que ingerimos em um composto formado por partes diminutas que poderão passar pelas paredes dos nossos órgãos.
- A) Qual é o nome do sistema apresentado na imagem?
- B) Qual é a importância desse sistema no corpo humano?