Analise os mapas a seguir, que mostram, respectivamente, a divisão das capitanias hereditárias em 1534 e a criação do Governo Geral em 1549.
Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me001601.pdf
A partir das informações contidas nos mapas, explique a razão das capitanias serem consideradas como um modelo de poder descentralizado e o Governo Geral como um modelo de poder centralizado.
Questões relacionadas
- Química
Xote Ecológico
(Composição: Luiz Gonzaga)
Não posso respirar, não posso mais nadarA terra está morrendo, não dá mais pra plantar
Se planta não nasce se nasce não dá
Até pinga da boa é difícil de encontrar
Cadê a flor que estava aqui?
Poluição comeu.
E o peixe que é do mar?
Poluição comeu
E o verde onde que está?
Poluição comeu
Nem o Chico Mendes sobreviveu
Do texto, a letra de música composta por Luiz Gonzaga, pode-se observar a preocupação do autor com o meio ambiente e o efeito da degradação deste na qualidade de um produto tipicamente brasileiro, a cachaça.
A fermentação do caldo de cana hidrolisa a sacarose para obter um aldohexose e uma cetohexose. Sabendo que a fórmula estrutural da celulose está apresentada abaixo, qual das alternativas abaixo apresenta corretamente o produto de sua hidrólise?
- Matemática | 15.3 Circunferência
(UNISC) Observando o círculo abaixo, representado no sistema de coordenadas cartesianas, identifique, entre as alternativas apresentadas, a equação que o representa.
- Física | C. Aparelhos de Medidas Elétricas
(PUCRS) Na figura abaixo, estão representadas quatro lâmpadas idênticas associadas por fios condutores ideais a uma bateria ideal B. Uma chave interruptora C e três amperímetros ideais também fazem parte do circuito. Na figura, a chave interruptora está inicialmente fechada, e os amperímetros A1, A2 e A3 medem intensidades de correntes elétricas, respectivamente, iguais a i1 , i2 e i3.
Quando a chave interruptora C é aberta, as leituras indicadas por A1, A2 e A3 passam a ser, respectivamente, - Língua Portuguesa | 1.3 Intenção do Texto
A maioria das declarações do imposto de renda é realizada pela Internet, o que garante maior eficiência e rapidez no processamento das informações.
Os serviços oferecidos pelo governo via Internet visam:
- Língua Portuguesa | 1.07 Coesão Textual
(FRAMINAS) TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
O PAVÃO
Eu considerei a glória de um pavão ostentando o esplendor de suas cores; é um luxo imperial. 1Mas andei lendo livros, e descobri que aquelas cores todas não existem na pena do pavão. Não há pigmentos. O que há são minúsculas bolhas d’água em que a luz se fragmenta como em um prisma. O pavão é um arco-íris de plumas.
Eu considerei que 2este é o luxo do grande artista, atingir o máximo de matizes com um mínimo de elementos. De água e luz ele faz seu esplendor; seu grande mistério é a simplicidade.
Considerei, 3por fim, que assim é o amor, 4oh! minha amada; de tudo que suscita e esplende e estremece e delira em mim existem apenas meus olhos recebendo a luz de teu olhar. 5Ele me cobre de glória e me faz magnífico.
Rubem Braga
No trecho da crônica de Rubem Braga, os elementos coesivos produzem a textualidade que sustenta o desenvolvimento de uma determinada temática.
Com base nos princípios linguísticos da coesão e da coerência, pode-se afirmar que: