Texto base: Leia o texto abaixo para responder à questão 6. MAUTNER, Anna Veronica. Disponível em: <www1.folha.uol.com.br/opiniao/2013/11/1367282-anna-veronica-mautner-entre-o-campo-e-a-cidade.shtml>.
Acesso em: 14 fev. 2014. Adaptado.
Enunciado:
O pronome “isso”, empregado na linha 4, remete
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
Hipertextualidade
O papel do hipertexto é exatamente o de reunir, não apenas os textos, mas também as redes de associações, anotações e comentários às quais eles são vinculados pelas pessoas. Ao mesmo tempo, a construção do senso comum encontra-se exposta e como que materializada: a elaboração coletiva de um hipertexto.
Trabalhar, viver, conversar fraternalmente com outros seres, cruzar um pouco por sua história, isto significa, entre outras coisas, construir uma bagagem de referências e associações comuns, uma rede hipertextual unificada, um texto compartilhado, capaz de diminuir os riscos de incompreensão.
LEVY, P. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. São Paulo: Editora 34, 1992 (adaptado).
O texto evidencia uma relação entre o hipertexto e a sociedade em que essa tecnologia se insere. Constata-se que, nessa relação, há uma:
- Língua Portuguesa | B. Fonemas
TEXTO I
O fonema é a menor unidade sonora de um sistema fonológico de qualquer língua. A mudança de um fonema é responsável pela mudança de significado de um vocábulo. Os fonemas são classificados em vogais, semivogais e consoantes.
Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br. Acesso em: 12 mar. 2022 (adaptado).
TEXTO II
O que diferencia amor e dor?
Três letras?
Ou uma só?
Amor é mel e dor é fel?
Se são só letras as diferenças,
por que dói tanto amar?
Porque amor também é som?
Amor e dor podem se juntar num só fonema?
Amordor e Doramor
Não quero juntar…
Quero apenas amar!
Disponível em: https://www.google.com. Acesso em: 12 mar. 2022 (adaptado).
O eu-lírico faz uso de elementos gramaticais para expressar seus sentimentos em relação ao amor e ao sofrimento provocado por ele. No poema, um exemplo do conceito gramatical presente no Texto I encontra-se no verso
- Física
Um bloco A de massa 3,0 Kg está apoiado sobre uma mesa plana horizontal e preso a uma corda ideal. A corda passa por uma polia ideal e na sua extremidade final existe um gancho de massa desprezível, conforme mostra o desenho. Uma pessoa pendura, suavemente, um bloco B de massa 1,0Kg no gancho. Os coeficientes de atrito estático e cinético entre o bloco A e a mesa são, respectivamente, .Determine aforça de atrito que a mesa exerce sobre o bloco A Adote g=10 m/s2
- Biologia
(UNESP) Os poríferos, também conhecidos como esponjas, constituem um dos tipos mais antigos de animais, sendo predominantemente marinhos. Seus esqueletos podem ser constituídos por material orgânico, silicoso ou calcário. Algumas esponjas apresentam pequenos espinhos (espículas) com função de defesa e sustentação mecânica. Nas chamadas “esponjas de vidro”, as espículas formam estruturas semelhantes às fibras de vidro, podendo, inclusive, se comportar como as fibras ópticas, transmitindo a luz de maneira bastante eficiente.
As espículas das “esponjas de vidro” são constituídas principalmente de:
- Química | 1.3 Classificação Periódica
(UEFS) Os íons Ga3+ e S2− apresentam raios iônicos com valores muito diferentes. O íon sulfeto tem raio iônico igual a 182pm e o cátion gálio, 62pm. A compreensão dessa diferença nos tamanhos dos raios dos íons dos elementos químicos gálio e enxofre permite corretamente concluir.