Observe a charge a seguir.
,
“As Fallas do Throno produzidas pelo nosso governo parecem não ter outro fim senão abalar o próprio Trono, e colocar a monarquia em tristíssima posição”.
Disponível em: http://memoria.bn.br/pdf/332747/per332747_1882_00283.pdf. Acesso em: 29 out. 2018
As “Fallas do Throno” eram os discursos proferidos pelos imperadores brasileiros no começo e encerramento de cada sessão imperial no início do ano. Considerando a análise da charge, percebe-se que o regime republicano no Brasil ocorreu a partir:
Questões relacionadas
- Biologia | 15.5 Genética de Populações
(UPE) Analise as informações a seguir: Admita que a cor das asas das joaninhas é determinada por dois alelos codominantes. O alelo V forma o pigmento vermelho, e sua frequência alélica é de p = 0,58. Por sua vez, o alelo A forma o pigmento amarelo, e sua frequência alélica é de q = 0,42. As joaninhas de asas vermelhas estão bem camufladas dos predadores, enquanto as de asas laranjas e amarelas estão razoavelmente camufladas. Apesar de as condições de equilíbrio de Hardy-Weinberg não serem alcançadas na natureza, considere que a população é numerosa, os cruzamentos são aleatórios e nenhum fator evolutivo está ocorrendo, o que permite aplicar a fórmula:
p2 + 2pq + q2 = 1.
Desse modo, qual a frequência esperada de heterozigotos para a população de joaninhas?
- História | 3.4 Ditadura Militar
Atente para a charge a seguir
HENFIL. Diretas Já!, 1984. In: LEMOS, R. (Org.). Uma história do Brasil através da caricatura (1840-2001). Rio de Janeiro: Letras & Expressões, 2001.
A imagem faz referência a uma intensa mobilização popular e pode ser traduzida como
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
Texto base:
Enunciado:
Imagine que você esteja entrando no quarto dos dois irmãos, em que posição o armário está?
- Filosofia | 5.2 Filosofia nos Séculos XX e XXI
Ser moderno é encontrar-se em um ambiente que promete aventura, poder, alegria, crescimento, autotransformação e transformação das coisas em redor – mas ao mesmo tempo ameaça destruir tudo o que temos, tudo o que sabemos, tudo o que somos. A experiência ambiental da modernidade anula todas as fronteiras geográficas e raciais, de classe e nacionalidade: nesse sentido, pode-se dizer que a modernidade une a espécie humana. Porém, é uma unidade paradoxal, uma unidade de desunidade.
BERMAN. M. Tudo que é sólido desmancha no ar: a aventura da modernidade. São Paulo: Cia. das Letras. 1986 (adaptado).
O texto apresenta uma interpretação da modernidade que a caracteriza como um(a)
- Língua Portuguesa | 1.05 Intertextualidade
Uma tuiteratura?
As novidades sobre o Twitter já não cabem em 140 toques. Informações vindas dos EUA dão conta de que a marca de 100 milhões de adeptos acaba de ser alcançada e que a biblioteca do Congresso, um dos principais templos da palavra impressa, vai guardar em seu arquivo todos os tweets, ou seja, as mensagens do microblog. No Brasil o fenômeno não chega a tanto, mas já somos o segundo país com o maior número de tuiteiros. Também aqui o Twitter está sendo aceito em territórios antes exclusivos do papel. A própria Academia Brasileira de Letras abriu um concurso de microcontos para textos com apenas 140 caracteres. Também se fala das possibilidades literárias desse meio que se caracteriza pela concisão. Já há até um neologismo, “tuiteratura”, para indicar os “enunciados telegráficos com criações originais, citações ou resumos de obras impressas”. Por ora, pergunto como se estivesse tuitando: querer fazer literatura com palavras de menos não é pretensão demais?
VENTURA, Z. O Globo, 17 abr. 2010 (adaptado).
As novas tecnologias estão presentes na sociedade moderna, transformando a comunicação por meio de inovadoras linguagens. O texto de Zuenir Ventura mostra que o Twitter tem sido acessado por um número cada vez maior de internautas e já se insere até na literatura. Neste contexto de inovações linguísticas, a linguagem do Twitter apresenta como característica relevante: