Leia o fragmento e responda:
Se alguém perguntar por que morremos, diga-lhe, porque nossos pais mentiram.
Epitáfio de um combatente da Primeira Guerra Mundial. In: SEVCENKO, N. Orfeu extático na metrópole.
São Paulo: Cia. das letras, 1998. p. 333.
Analisando o texto, é correto afirmar que o epitáfio
Questões relacionadas
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
[1] Dependiendo de la latitud y de la altura, los cambios
meteorológicos a lo largo del año pueden ser mínimos, como
en las zonas tropicales bajas, o máximos, como en las zonas
[4] de latitudes medias.
En estas zonas se pueden distinguir periodos, que
llamamos estaciones, con características más o menos
[7] parecidas, que afectan a los seres vivos. A causa de las
variaciones climáticas que sufre la Tierra, el año está
dividido en cuatro períodos o estaciones: primavera, verano,
[10] otoño e invierno, aunque hay zonas de la Tierra donde sólo
existen dos, la húmeda y la seca (zonas monzónicas).
Las variaciones en el clima son más acusadas en las
[13] zonas frías y templadas, y más suaves o imperceptibles entre
los trópicos. Entre las cuatro estaciones, las dos primeras
componen el medio año en que los días duran más que las
[16] noches, mientras que en las otras dos las noches son más
largas que los días.
Las variaciones se deben a la inclinación del eje
[19] terrestre. Por tanto, no se producen al mismo tiempo en el
hemisferio Norte (Boreal) que en el hemisferio Sur (Austral),
sino que están invertidos el uno con relación al otro.
[22] Mientras la Tierra se mueve con el eje del Polo
Norte inclinado hacia el Sol, el del Polo Sur lo está en
sentido contrario y las regiones del primero reciben más
[25] radiación solar que las del segundo. Posteriormente se
invierte este proceso y son las zonas del hemisferio boreal las
que reciben menos calor.
Internet: <www.astromia.com> (con adaptaciones).
En el texto,
el elemento “lo” (l.23) se refiere a la “Tierra” (l.22).
- Biologia | 12.8 Impactos Ambientais
Os ecossistemas degradados por intensa atividade agrícola apresentam, geralmente, diminuição de sua diversidade e perda de sua estabilidade. Nesse contexto, o uso integrado de árvores aos sistemas agrícolas (sistemas agroflorestais) pode cumprir um papel inovador ao buscar a aceleração do processo sucessional e, ao mesmo tempo, uma produção escalonada e diversificada.
Disponível em: saf.cnpgc.embrapa.br. Acesso em: 21 jan. 2012 (adaptado).
Essa é uma estratégia de conciliação entre recuperação ambiental e produção agrícola, pois
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
Uma pessoa interessada em comprar uma sala nesse edifício pode concluir que
- Língua Portuguesa | A. Acentuação
(UEPB) O padeiro
Levanto cedo, faço minhas abluções, ponho a chaleira no fogo para fazer café e abro a porta do apartamento – mas não encontro o pão costumeiro. No mesmo instante me lembro de ter lido alguma coisa nos jornais da véspera sobre a “greve do pão dormido”. De resto não é bem uma greve, é um lock-out, greve dos patrões, que suspenderam o trabalho noturno; acham que obrigando o povo a tomar seu café da manhã com pão dormido conseguirão não sei bem o que do governo.
Está bem. Tomo o meu café com pão dormido, que não é tão ruim assim. E enquanto tomo café vou me lembrando de um homem modesto que conheci antigamente. Quando vinha deixar o pão à porta do apartamento ele apertava a campainha, mas, para não incomodar os moradores, avisava gritando:
– Não é ninguém, é o padeiro!
Interroguei-o uma vez: como tivera a ideia de gritar aquilo?
“Então você não é ninguém?”
Ele abriu um sorriso largo. Explicou que aprendera aquilo de ouvido. Muitas vezes lhe acontecera bater a campainha de uma casa e ser atendido por uma empregada ou outra pessoa qualquer, e ouvir uma voz que vinha lá de dentro perguntando quem era; e ouvir a pessoa que o atendera dizer para dentro: “não é ninguém, não senhora, é o padeiro”. Assim ficara sabendo que não era ninguém...
Ele me contou isso sem mágoa nenhuma, e se despediu ainda sorrindo. Eu não quis detê-lo para explicar que estava falando com um colega, ainda que menos importante. Naquele tempo eu também, como os padeiros, fazia o trabalho noturno. Era pela madrugada que deixava a redação de jornal, quase sempre depois de uma passagem pela oficina – e muitas vezes saía já levando na mão um dos primeiros exemplares rodados, o jornal ainda quentinho da máquina, como pão saído do forno.
Ah, eu era rapaz, eu era rapaz naquele tempo! E às vezes me julgava importante porque no jornal que levava para casa, além de reportagens ou notas que eu escrevera sem assinar, ia uma crônica ou artigo com o meu nome. O jornal e o pão estariam bem cedinho na porta de cada lar; e dentro do meu coração eu recebi a lição de humildade daquele homem entre todos útil e entre todos alegre; “não é ninguém, é o padeiro!”
E assobiava pelas escadas.
BRAGA, Rubem. O padeiro. In: ANDRADE, Carlos Drummond de; SABINO, Fernando; CAMPOS, Paulo Mendes; BRAGA, Rubem.
Para gostar de ler: v. 1. Crônicas. 12ª ed. São Paulo: Ática, 1982. p.63 - 64.
Considere as palavras abaixo, que aparecem acentuadas no texto, e assinale a única alternativa na qual a acentuação da palavra está corretamente justificada:
- Biologia | 11.2 Sistema Respiratório
Na figura, uma demonstração feita com garrafa pet, tubos e balões de borracha simula o funcionamento do sistema respiratório humano.
Sobre o sistema respiratório humano e as estruturas que o representam na demonstração, é correto afirmar que: