Questões relacionadas
- Espanhol - Fundamental | 3. Gramática
Lee un fragmento de una entrevista a Jesús Blázquez Sánchez, socio fundador del Centro EspañolPangea para contestar a cuestion. Parece que todos estamos familiarizados con el “turismo rural” e incluso con el “turismo sostenible”, pero ¿cómo definirías el concepto de “turismo responsable”? Este es un concepto definido incluso por la OMT, como aquel turismo que permite realizar hoy actividades y conservar los recursos para que generaciones futuras puedan seguir realizando esas mismas actividades. Nosotros echábamos de menos en este concepto dos elementos: uno de ellos es la participación de la población local. El segundo elemento es que hubiera realmente un reparto económico, un beneficio equitativo para esas poblaciones locales. Haciendo esas acotaciones, nosotros entendemos el turismo responsable como un turismo que es respetuoso con la población local, con todas las personas, incluidos, por supuesto, los turistas, con el medio ambiente y con las culturas. Un turismo, además, que deja en manos de la población local el protagonismo de su gestión. Disponible en: <http://www.ambientum.com/revista/2012/julio/entrevista-jesus-blazquez.asp.> Acceso el 13 oct. 2012. Fragmento
Enunciado:
Lee el fragmento:” Haciendo esas acotaciones, nosotros entendemos el turismo responsable como un turismo que es respetuoso con la población local, con todas las personas, incluidos, por supuesto, los turistas, con el medio ambiente y con las culturas.”
En el contexto, el término destacado puede ser sustituido, sin pérdida de sentido, por
- Língua Portuguesa | 1.10 Semântica
(FGV-SP) TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
Os tiranos e os autocratas sempre compreenderam que a capacidade de ler, o conhecimento, os livros e os jornais são potencialmente perigosos. Podem insuflar ideias independentes e até rebeldes nas cabeças de seus súditos. O governador real britânico da colônia de Virgínia escreveu em 1671:
Graças a Deus não há escolas, nem imprensa livre; e espero que não [as] tenhamos nestes [próximos] cem anos; pois o conhecimento introduziu no mundo a desobediência, a heresia e as seitas, e a imprensa divulgou-as e publicou os libelos contra os melhores governos. Que Deus nos guarde de ambos!
Mas os colonizadores norte-americanos, compreendendo em que consiste a liberdade, não pensavam assim.
Em seus primeiros anos, os Estados Unidos se vangloriavam de ter um dos índices mais elevados - talvez o mais elevado - de cidadãos alfabetizados no mundo.
Atualmente, os Estados Unidos não são o líder mundial em alfabetização. Muitos dos que são alfabetizados não conseguem ler, nem compreender material muito simples - muito menos um livro da sexta série, um manual de instruções, um horário de ônibus, o documento de uma hipoteca ou um programa eleitoral.
As rodas dentadas da pobreza, ignorância, falta de esperança e baixa auto-estima se engrenam para criar um tipo de máquina do fracasso perpétuo que esmigalha os sonhos de geração a geração. Nós todos pagamos o preço de mantê-la funcionando. O analfabetismo é a sua cavilha.
Ainda que endureçamos os nossos corações diante da vergonha e da desgraça experimentadas pelas vítimas, o ônus do analfabetismo é muito alto para todos os demais - o custo de despesas médicas e hospitalização, o custo de crimes e prisões, o custo de programas de educação especial, o custo da produtividade perdida e de inteligências potencialmente brilhantes que poderiam ajudar a solucionar os dilemas que nos perseguem.
Frederick Douglass ensinou que a alfabetização é o caminho da escravidão para a liberdade. Há muitos tipos de escravidão e muitos tipos de liberdade. Mas saber ler ainda é o caminho.
Carl Sagan, O caminho para a liberdade.
Em O mundo assombrado pelos demônios: a ciência vista como uma vela no escuro. Adaptado
"Rebeldes" tem como antônimo "dóceis"; "tiranos" tem como sinônimo "autocratas". Assinale a alternativa em que o par de antônimos e o de sinônimos, nesta ordem, está correto.
- Física | 5.2 Ondas Mecânicas
Considerando o conhecimento sobre radares que são emissores e receptores de ondas de rádio e têm aplicações, por exemplo, na determinação de velocidades de veículos nas ruas e rodovias. Já os sonares são emissores e receptores de ondas sonoras, sendo utilizados no meio aquático para determinação da profundidade dos oceanos, localização de cardumes, dentre outras aplicações.Comparando-se as ondas emitidas pelos radares e pelos sonares, temos que:
- Matemática | 1.7 Razão, Proporção e Regra de Três
(ENEM 2014 2º APLICAÇÃO)
O criador de uma espécie de peixe tem sete tanques, sendo que cada tanque contém 14 600 litros de água. Nesses tanques, existem em média cinco peixes para cada metro cúbico (m3) de água. Sabe-se que cada peixe consome 1 litro de ração por semana. O criador quer construir um silo que armazenará a ração para alimentar sua criação.
Qual é a capacidade mínima do silo, em litros, para armazenar a quantidade de ração que garantirá a alimentação semanal dos peixes? - Língua Portuguesa | 1.04 Inferência, Dedução ou Conclusão
Futebol de rua
Pelada é o futebol de campinho, de terreno baldio. Mas existe um tipo de futebol ainda mais rudimentar do que a pelada. É o futebol de rua. Perto do futebol de rua qualquer pelada é luxo e qualquer terreno baldio é o Maracanã em jogo noturno. Se você é brasileiro e criado em cidade, sabe do que eu estou falando. Futebol de rua é tão humilde que chama pelada de senhora. Não sei se alguém, algum dia, por farra ou nostalgia, botou num papel as regras do futebol de rua. Elas seriam mais ou menos assim:
DO CAMPO — O campo pode ser só até o fio da calçada, calçada e rua, rua e a calçada do outro lado e — nos clássicos — o quarteirão inteiro. O mais comum é jogar-se só no meio da rua.
DA DURAÇÃO DO JOGO — Até a mãe chamar ou escurecer, o que vier primeiro. Nos jogos noturnos, até alguém da vizinhança ameaçar chamar a polícia.
DA FORMAÇÃO DOS TIMES — O número de jogadores em cada equipe varia, de um a setenta para cada lado.
DO JUIZ — Não tem juiz.
DO INTERVALO PARA DESCANSO — Você deve estar brincando.
VERISSIMO, L. F. In: Para gostar de ler: crônicas 6. São Paulo: Ática, 2002 (fragmento).
Nesse trecho de crônica, o autor estabelece a seguinte relação entre o futebol de rua e o futebol oficial: