(UFSJ) A partir do século XI, os povoados denominados burgos começaram a crescer pelo desenvolvimento do comércio. Artigos manufaturados, como tecidos, eram produzidos, fazendo com que novas cidades surgissem e as mais antigas se desenvolvessem.
Esses artesãos começaram a se organizar em Corporações de Ofício estruturadas em associações de:
Questões relacionadas
- Física | B. Resistores
(FUVEST 2020 1º FASE) Um fabricante projetou resistores para utilizar em uma lâmpada de resistência L. Cada um deles deveria ter resistência R. Após a fabricação, ele notou que alguns deles foram projetados erroneamente, de forma que cada um deles possui uma resistência RD= R/2.
Tendo em vista que a lâmpada queimará se for percorrida por uma corrente elétrica superior a V/(R + L), em qual (is) dos circuitos a lâmpada queimará?
- Química | 1.3 Classificação Periódica
Sobre o elemento químico Ferro que tem número atômico igual a 26. É correto afirmar que
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
A violência contra as mulheres sempre foi um problema mundial. Por isso, a Organização das Nações Unidas, ONU, publicou os direitos da mulher, uma orientação que deve ser seguida por todos os países que fazem parte dessa organização. Após ler o texto acima, escolha um desses direitos e faça um comentário sobre a necessidade da garantia do mesmo em nossa sociedade.
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Helena consultou seu médico na segunda semana do mês de setembro.
Ele pediu a ela que retornasse ao seu consultório após 8 semanas.
Em qual semana e mês Helena retornará?
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
A escravidão indígena foi oficialmente extinta no século XVIII, momento em que o marques de Pombal estabeleceu um conjunto de transformações na administração colonial. Primeiramente, ordenou a expulsão dos jesuítas do Brasil. Logo depois em 1757, proibiu a escravidão indígena.
www.brasilescola.com/historiab/escravidao-indigena.htm
LEI Nº 6.001 - DE 19 DE DEZEMBRO DE 1973 - Dispõe sobre o Estatuto do Índio.
Das condições de trabalho
Art.14º Não haverá discriminação entre trabalhadores indígenas e os demais trabalhadores, aplicando-se-lhes todos os direitos e garantias das leis trabalhistas e de previdência social.
http://www.funai.gov.br/quem/legislacao/estatuto_indio.htm
O Ministério Público Federal (MPF) do Meio-Oeste catarinense, denunciou uma dupla de empresários por manter 60 trabalhadores indígenas da Terra Indígena Chapecó em condições semelhantes a de escravos.
Os trabalhadores não tinham água tratada, sanitários ou esgoto nem chuveiro. Os índios viviam em um barraco sem energia elétrica, sem camas e com goteiras. Cerca de 60 indígenas, tomavam banho, lavavam a roupa e bebiam água do mesmo açude, que ficava próximo ao barraco. Os indígenas tinham jornada semanal de 53 horas e não usavam qualquer equipamento de segurança.
Os dois empresários e o aliciador foram denunciados pelo crime de redução de trabalhador à condição semelhante a de escravo, com a agravante de serem as vítimas integrantes de etnia kaingang. As penas variam de cinco a 18 anos de prisão.
Data da matéria: 21/08/2009 http://www.brasildefato.com.br/node/1685
De acordo com os textos como você avalia a situação do indígena ao longo do tempo?