Duas jarras idênticas foram pintadas, uma de branco e a outra de preto, e colocadas cheias de água na geladeira. No dia seguinte, com a água a 8 °C, foram retiradas da geladeira e foi medido o tempo decorrido para que a água, em cada uma delas, atingisse a temperatura ambiente. Em seguida, a água das duas jarras foi aquecida até 90 °C e novamente foi medido o tempo decorrido para que a água nas jarras atingisse a temperatura ambiente.
Qual jarra demorou menos tempo para chegar à temperatura ambiente nessas duas situações?
Questões relacionadas
- Filosofia | 4.3 Empiristas e Racionalistas
(UECE) Sobre a questão da liberdade em Spinoza, a filósofa brasileira Marilena Chauí afirma o seguinte: “[...] o poder teológico-político é duplamente violento. Em primeiro lugar, porque pretende roubar dos homens a origem de suas ações sociais e políticas, colocando-as como cumprimento a mandamentos transcendentes de uma vontade divina incompreensível ou secreta, fundamento da ‘razão de Estado’. Em segundo, porque as leis divinas reveladas, postas como leis políticas ou civis, impedem o exercício da liberdade, pois não regulam apenas usos e costumes, mas também a linguagem e o pensamento, procurando dominar não só os corpos, mas também os espíritos”.
CHAUÍ, Marilena. Espinosa, uma subversão filosófica. Revista CULT, 14 de março de 2010. Disponível em: https://revistacult.uol.com.br/home/baruch-espinosa/.
O poder teológico-político é violento, porque
- Biologia | 4.2 Citoplasma
(UFAC) A movimentação em meio líquido, captura de alimento ou limpeza de superfície são problemas que podem ser resolvidos por células dotadas de flagelos (espermatozoides humanos) ou de cílios (Paramecium, protozoário de água doce). A organela capaz de originar os cílios e os flagelos é denominada:
- Física | 2.7 Impulso e Quantidade de Movimento
Em qualquer obra de construção civil é fundamental a utilização de equipamentos de proteção individual, tal como capacetes. Por exemplo, a queda livre de um tijolo de massa 2,5 kg de uma altura de 5 m, cujo impacto contra um capacete pode durar até 0,5 s, resulta em uma força impulsiva média maior do que o peso do tijolo. Suponha que a aceleração gravitacional seja 10 m s-2 e que o efeito de resistência do ar seja desprezível.
A força impulsiva média gerada por esse impacto equivale ao peso de quantos tijolos iguais?
- Arte - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
MATERIAIS
- Aparelhagem completa para reprodução de imagens
- Potes de areia ou arroz
- Chapas de radiografia
- Aparelho de som
- Computador
PROCEDIMENTOS
- O professor vai começar esta aula mostrando o vídeo do youtube que mostra como se produz a sonoplastia durante a exibição da história narrada:
- Disponível: Vídeo: Efeitos Sonoros Radionovela: <http://www.youtube.com/watch?v=xpAPjdLOT3c>
- Este vídeo mostra produção de sons com vários tipos de objetos durante a exibição do programa.
- Após assistirem ao vídeo, o professor poderá trazer para os alunos algumas questões como por exemplo, como você imaginava a produção destes sons se estivesse só ouvindo? Os sons produzidos se assemelham aos sons reais?
- A partir das questões, o professor pode explicar a importância dos sons produzidos, tanto as músicas quanto os efeitos sonoros, na composição de cada parte da história. Inclusive o trabalho das vozes pelos atores. Vê-se que há um estudo aprimorado na emissão das vozes, utilizando artifícios como mexer na posição da boca, colocar a mão na frente, falar dentro do copo, essas são algumas formas de variar a voz.
- Comentar que essas produções de radionovela inspiraram a teledramaturgia na TV brasileira, fato que até hoje se apresenta nas novelas brasileira.
- Para aprofundar o conhecimento sobre a produção de trilha sonora em uma radionovela acesse o vídeo no Portal do Professor que demonstra como produzir alguns sons utilizando objetos, aplicando numa narração.
- Disponível: TV Escola – Sala de Professor – Programa: A Cor do Som– Parte 02 <https://youtu.be/-Ubw38ZpWx0>
- O professor vai propor para os alunos uma pesquisa sobre sonoplastia trazendo algumas questões como: O que é sonoplastia? Qual a importância dos sons e músicas nas radionovelas? Como eram feitos os sons nas radionovelas? O que são radionovelas e quando surgiram? Esta pesquisa pode ser realizada por meio de uma webquest. A webquest é uma forma de metodologia de pesquisa online, organizada por um roteiro com os seguintes passos: introdução, tarefa, recursos, processo, avaliação e conclusão.
- Para o professor conhecer o processo de criação de uma webquest, segue as orientações no link em <http://rosangelamentapde.pbworks.com/f/tutorial_wq_escolabr1.pdf>
- Para orientar como se elabora uma pesquisa acesse o link <http://www.suapesquisa.com/trabalho.htm> (acessado em 24/06/12)
- Neste site é apresentado passo a passo de como realizar uma pesquisa escolar.
- Depois, em grupo, os alunos deverão selecionar algumas cenas de novelas trazidas de casa ou obtidas no laboratório de informática da escola. Após a escolha dos trechos, apresentar para a turma fazendo eles mesmos a fala e os efeitos sonoros ao vivo.
- Importante nesta atividade é a produção dos sons utilizando objetos sonoros produzidos pelos próprios grupos.
- Mostrar novamente o vídeo do Portal do Professor antes da atividade
- Disponível: TV Escola – Sala de Professor – Programa: A Cor do Som– Parte 02 <https://youtu.be/-Ubw38ZpWx0>
- Para produzir estes sons os alunos poderão confeccionar alguns objetos sonoros que podem ser feitos em casa ou na escola, como, por exemplo, potes com areia ou arroz (imitar som de chuva virando o pote de um lado para o outro), chapas de radiografias (som de trovoada) ou pode ser produzido por meio de sons vocais (imitando sons).
- Como exemplo de sons produzidos só com a boca, pode ser apresentado aos alunos o vídeo a seguir: <http://www.youtube.com/watch?v=3JsgHz-BoGE>
-
- Coral representa sons do carro e do ambiente somente com a boca.
- Depois o professor poderá propor aos alunos a criação de suas próprias radionovelas.
- Para isso, poderão realizar em grupo a narração de uma história que poderá ser baseada em crônicas, quadrinhos, contos, lendas, etc.
- Nesta produção os alunos deverão privilegiar as falas de personagens, os efeitos sonoros produzidos ao vivo e música tema, que poderá ser gravada em casa ou anteriormente no laboratório de informática.
- Para o bom desenvolvimento desta atividade o professor deverá auxiliar os alunos a produzirem um roteiro com todas as partes já especificadas, com os personagens, os efeitos sonoros e a música.
- Esta atividade pode ser apresentada em sala de aula com uso de aparelho de som.
- Para a gravação sugere-se o editor de áudio Audacity. Veja o manual com tutorial na página Dia a Dia Educação da Secretaria de Estado da Educação do Paraná
- <http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/tutoriais/audacity1.pdf> (volume1)
- <http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/tutoriais/audacity2.pdf> (volume2)
Fonte: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=41220>
- Literatura | 8. Obras Literárias
Passaram-se semanas. Jerônimo tomava agora, todas as manhãs, uma xícara de café bem grosso, à moda da Ritinha, e tragava dois dedos de parati “pra cortar a friagem”.
Uma transformação, lenta e profunda, operava-se nele, dia a dia, hora a hora, reviscerando-lhe o corpo e alando-lhe os sentidos, num trabalho misterioso e surdo de crisálida. A sua energia afrouxava lentamente: fazia- se contemplativo e amoroso. A vida americana e a natureza do Brasil patenteavam-lhe agora aspectos imprevistos e sedutores que o comoviam; esquecia-se dos seus primitivos sonhos de ambição, para idealizar felicidades novas, picantes e violentas; tornava-se liberal ,imprevidente e franco, mais amigo de gastar que de guardar; adquiria desejos, tomava gosto aos prazeres, e volvia-se preguiçoso, resignando-se, vencido, às imposições do sol e do calor, muralha de fogo com que o espírito eternamente revoltado do último tamoio entrincheirou a pátria contra os conquistadores aventureiros.
E assim, pouco a pouco, se foram reformando todos os seus hábitos singelos de aldeão português: e Jerônimo abrasileirou-se. (...)
E o curioso é que, quanto mais ia ele caindo nos usos e costumes brasileiros, tanto mais os seus sentidos se apuravam, posto que em detrimento das suas forças físicas. Tinha agora o ouvido menos grosseiro para a música, compreendia até as intenções poéticas dos sertanejos, quando cantam à viola os seus amores infelizes; seus olhos, dantes só voltados para a esperança de tornar à terra, agora, como os olhos de um marujo, que se habituaram aos largos horizontes de céu e mar, já se não revoltavam com a turbulenta luz, selvagem e alegre, do Brasil, e abriam-se amplamente defronte dos maravilhosos despenhadeiros ilimitados e das cordilheiras sem fim, donde, de espaço a espaço, surge um monarca gigante, que o sol veste de ouro e ricas pedrarias refulgentes e as nuvens toucam de alvos turbantes de cambraia, num luxo oriental de arábicos príncipes voluptuosos.
Aluísio Azevedo, O cortiço.
(FUVEST 2012 1ª FASE) O papel desempenhado pela personagem Ritinha (Rita Baiana), no processo sintetizado no excerto, assemelha-se ao da personagem