(UNEAL)
A figura representa o esquema de uma montagem experimental para determinar o equivalente mecânico do calor. O aparelho é constituído por uma fonte de tensão de 30,0V, um resistor de resistência elétrica 10,0Ω, medidores elétricos ideais, um termômetro e um calorímetro ideal que contém 300,0mL de água a 20°C, ao nível do mar. Sabendo-se que o calor específico e a densidade absoluta da água são, respectivamente, iguais a 1,0cal/g°C e 1,0kg/L, e que 3,0 minutos após o fechamento da chave, S, o termômetro registra a temperatura de 34°C, é correto afirmar que, nesse experimento, o equivalente mecânico do calor é, aproximadamente igual, em J, a
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
TEXTO I
Cinema Novo
O filme quis dizer: “Eu sou o samba”
A voz do morro rasgou a tela do cinema
E começaram a se configurar
Visões das coisas grandes e pequenas
Que nos formaram e estão a nos formar
Todas e muitas: Deus e o diabo, vidas secas, os fuzis,
Os cafajestes, o padre e a moça, a grande feira, o desafio
Outras conversas, outras conversas sobre os jeitos do Brasil
VELOSO, C.; GIL, G. In: Tropicália 2. Rio de Janeiro: Polygram, 1993 (fragmento).
TEXTO II
O cinema brasileiro partiu da consciência do subdesenvolvimento e da necessidade de superá-lo de maneira total, em sentido estético, filosófico, econômico: superar o subdesenvolvimento com os meios do subdesenvolvimento. Tropicalismo é o nome dessa operação; por isso existe um cinema antes e depois do Tropicalismo. Agora nós não temos mais medo de afrontar a realidade brasileira, a nossa realidade, em todos os sentidos e a todas as profundidades.
ROCHA, G. Tropicalismo, antropologia, mito, ideograma. In: Revolução do Cinema Novo. Rio de Janeiro: Alhambra;
Embrafilme, 1981 (adaptado).
Uma das aspirações do Cinema Novo, movimento cinematográfico brasileiro dos anos 1960, incorporadas pela letra da canção e detectáveis no texto de Glauber Rocha, está na
- Química | 3.8 Bioquímica
Nos tempos atuais, grandes esforços são realizados para minimizar a dependência dos combustíveis derivados de fontes fosseis, buscando alternativas como compostos provenientes de fontes renováveis, biodegradáveis e que causem menos impacto na atmosfera terrestre. Um combustível! renovável ( X ) de grande importância econômica a obtido a partir da equação genérica:
Sacarose --> C6 H12O6 --> X + CO2
Com base na equação, o referido combustível renovável é o:
- Física | 2.6 Hidrostática
(UNIT) A hidroterapia é um recurso da fisioterapia que utiliza as propriedades da água na prevenção e no tratamento de diversas patologias. As indicações mais comuns são lombalgias, artrose, hérnia de disco, AVC, paralisia cerebral, lesões traumáticas, como entorses, fraturas, luxações, pré e pós-operatórios, entre outros. Uma grande vantagem da reabilitação na água é a diminuição do peso corporal, que permite uma maior liberdade de movimento, possibilitando trabalhar grandes grupos musculares em amplitudes e direções diferentes de forma segura.
Com base nessas informações, é correto afirmar que essa diminuição do peso corporal aparente se deve
- Física | 4.4 Lentes e Visão
Nas plantações de verduras, em momentos de grande insolação, não é conveniente molhar as folhas, pois elas podem “queimar” a não ser que se faça uma irrigação contínua.
Observando as figuras, conclui-se que a “queima” das verduras ocorre, porque as gotas depositadas sobre as folhas planas assumem formatos de objetos ópticos conhecidos como lentes
- Língua Portuguesa - Fundamental | 7.1 Elementos Estruturais da Palavra
Texto base: A questão refere-se a um artigo publicado em um provedor de acesso à internet brasileiro – IG (Internet Group) – na seção Último Segundo, coluna Todoprosa, categoria A palavra é..., elaborado pelo jornalista e escritor Sérgio Rodrigues. Leia-o e observe-o com atenção.
Curiosidades etimológicas: Bonito
(31/10/2009 - 17:02) A história da palavra “bonito” prova que tem raízes mais fundas do que se imagina a identificação entre as ideias de beleza e bondade, que num exame superficial talvez tenhamos a tentação de atribuir a uma “ditadura estética” inaugurada pela cultura de massa e cujos arquétipos poderiam ser dois personagens de velhos filmes de faroeste: o mocinho de traços finos e o bandido abrutalhado com uma cicatriz na cara. No entanto, depois de descontados os contrabandos raciais com que o cinema americano temperou a seu modo o paralelo entre beleza e bondade (olhos azuis para cá, negros para lá), as ideias continuam de mãos dadas. A palavra “bonito” chegou ao português no século 16. Descende do latim bonus (bom), provavelmente depois de uma tabelinha com o espanhol bueno, do qual é um diminutivo. Em resumo: bonito, na origem, é bonzinho. E para não deixar dúvida alguma no ar, “belo” vem do latim bellus, também diminutivo de bonus. Fonte: http://colunistas.ig.com.br/sergiorodrigues/2009/10/31/curiosidades-etimologicas-bonito/ - 1º/11/2009 – adaptado.
Enunciado:
Para facilitar a interpretação do artigo, encontre no dicionário o significado e as classes gramaticais das palavras etimologia, bonito, arquétipo e diminutivo, escrevendo-as a seguir.