Texto base: Leia o texto. Maria acorda, pega ônibus cheio, toma chuva, recebe ordens, lava passa esfrega limpa encera cozinha costura seca estende guarda arruma lava passa esfrega limpa encera cozinha costura seca estende guarda arruma lava passa esfrega limpa encera cozinha costura seca estende guarda arruma lava passa esfrega limpa encera cozinha costura seca estende guarda arruma. Nós pagamos um salário mínimo. SPALDING, Marcelo. Minicontos e muito menos. Ilust. Alexandre Oliveira. Porto Alegre: Casa Verde, 2009. p. 10.
Enunciado:
O miniconto é uma narrativa curta, geralmente construída com frases curtas ou predominância de períodos simples, tendo em vista o objetivo de se contar uma história no menor número de linhas possível.
Considerando o contexto de produção desse miniconto, redija um parágrafo, explicando a importante função desempenhada pela primeira frase do texto.
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
MATERIAL
- Fotos impressas no tamanho 10x15 da obra “Gatos – Aldemir Martins”
- Tinta aquarela
- Pincel
- Recipiente para água
- Papel toalha
- Linhas, E.V.A, papéis coloridos
- Papel Canson formato A4
- Caixa de maça
- Tesoura
- Cola
PROCEDIMENTOS
- Nesta atividade vamos trabalhar a obra “Gatos - Aldemir Martins.”
- O professor vai iniciar a aula falando sobre a variedade de cores que o pintor
usou nas suas obras.
- Falar com as crianças que para Aldemir Martins, as coisas simples da vida tinham
muito valor.
- Após esta explicação o professor vai distribuir para as crianças várias fotos da série
“Gatos” e pedir para elas observarem a variedade e a intensidade de cor que o artista
usou.
- Deixar as crianças manusearem livremente as fotos.
- Questionar as crianças sobre qual desenho elas acham mais bonito e porque, quais
desenhos não gostam e porque, quais os desenhos chamam mais atenção e porque,
quais cores foram mais utilizadas pelo artista, etc.
- Pedir as crianças para cada uma escolher uma foto do desenho que mais gostou e
separar.
- O professor deverá imprimir mais de uma cópia de cada obra.
- Entregar a folha de papel Canson A4 para cada aluno .
- Para esta atividade, o professor vai pedir as crianças para fazer a releitura da obra
escolhida, focando mais nas cores que foram utilizadas pelo artista.
- Pedir as crianças para observarem as cores que foram usadas e a partir daí, começar
a cobrir toda a folha com a tinta aquarelada. Falar com as crianças que neste tipo
de pintura elas deverão molhar o pincel na água depois molhar na tinta. Não precisa
usar muita água.
- O professor deverá auxiliar as crianças neste momento.
- Cobrir toda a folha e esperar secar.
- Enquanto seca, o professor vai distribuir para cada criança dois pedaços de caixa de
maça, já cortados.
- Explicar para as crianças que agora, elas deverão criar seus “gatos” e depois colar na
folha que foi pintada por elas.
- Incentive as crianças a soltar a sua imaginação na criação dos gatos.
- Incentive as crianças a usar folhas coloridas ou recortes de E.V.A para a execução
desta atividade.
- Vai ser uma atividade muito interessante e legal!!!
Fonte: https://ensinando-arte54.webnode.com/a-arte-de-aldemir-martins-educacao-infantil/
AS CORES NO QUINTAL DE ALDEMIR MARTINS
- Química | 2.1 Soluções e Coloides
(UNESP) Considere a fórmula estrutural do ácido ascórbico (vitamina C).
Um comprimido efervescente contendo 1 g de vitamina C foi dissolvido em água, de modo a obter-se 200 mL de solução.
A concentração de ácido ascórbico na solução obtida é, aproximadamente:
- Língua Inglesa | 1.4 Reading Strategies
Did you survive Covid? Maybe you can thank your Neanderthal ancestors
By Maggie Fox, CNN
People who survive a bout of Covid-19 with mild symptoms or even no symptoms may be able to thank their Neanderthal ancestors, a new study suggests.
Researchers found a genetic mutation that reduces the risk of severe Covid-19 infection by about 22%. It was found in all the samples they took of Neanderthal DNA, and in about 30% of samples from people of European and Asian origin.
The genetic region involved affects the body's immune response to RNA viruses such as the coronavirus, as well as West Nile virus and hepatitis C virus, the researchers reported Tuesday in the Proceedings of the National Academy of Sciences.
“This region encodes proteins that activate enzymes that are important during infections with RNA viruses,” they wrote.
It may be one of those mutations that has been passed down over the millennia because it helped people survive, Svante Paabo and Hugo Zeberg of the Max Planck Institute for Evolutionary Anthropology in Leipzig, Germany reported.
The finding could help explain why Black patients are so much more likely to suffer severe coronavirus disease. Neanderthals, who went extinct about 40,000 years ago, lived alongside and sometimes interbred with modern humans in Europe and Asia but not in Africa, and people of purely African descent do not carry Neanderthal DNA. Studies estimate that about 2% of DNA in people of European and Asian descent can be traced back to Neanderthals.
Disponível em: https://edition.cnn.com. Acesso em: 24 fev. 2021.
O texto apresenta um estudo que mostra que pode haver alguma relação entre a sobrevivência à covid e a ancestralidade do Homem de Neandertal. Tal possibilidade ocorre devido a uma mudança genética que
- História | 6.06 EUA no Século XIX
(FUVEST) "Uma casa dividida contra si mesma não subsistirá. Acredito que esse governo, meio escravista e meio livre, não poderá durar para sempre. Não espero que a União se dissolva; não espero que a casa caia. Mas espero que deixe de ser dividida. Ela se transformará só numa coisa ou só na outra."
Abraham Lincoln, em 1858.
Esse texto expressa a:
- Literatura | 4.2 Realismo(ENEM 2010 1º APLICAÇÃO)Capítulo III
Um criado trouxe o café. Rubião pegou na xícara e, enquanto lhe deitava açúcar, ia disfarçadamente mirando a bandeja, que era de prata lavrada. Prata, ouro, eram os metais que amava de coração; não gostava de bronze, mas o amigo Palha disse-lhe que era matéria de preço, e assim se explica este par de figuras que esta aqui na sala: um Mefistófeles e um Fausto. Tivesse, porém, de escolher, escolheria a bandeja - primor de argentaria, execução fina e acabada. O criado esperava teso e sério. Era espanhol; e não foi sem resistência que Rubião o aceitou das mãos de Cristiano; por mais que lhe dissesse que estava acostumado aos seus crioulos de Minas, e não queria línguas estrangeiras em casa, o amigo Palha insistiu, demonstrando-lhe a necessidade de ter criados brancos. Rubião cedeu com pena. O seu bom pajem, que ele queria pôr na sala, como um pedaço da província, nem pôde deixar na cozinha, onde reinava um francês, Jean; foi degradado a outros serviços.ASSIS, M. Quincas Borba. In: Obra completa. V.1. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1993 (fragmento).
Quincas Borba situa-se entre as obras-primas do autor e da literatura brasileira. No fragmento apresentado, a peculiaridade do texto que garante a universalização de sua abordagem reside