(FUVEST) "Uma casa dividida contra si mesma não subsistirá. Acredito que esse governo, meio escravista e meio livre, não poderá durar para sempre. Não espero que a União se dissolva; não espero que a casa caia. Mas espero que deixe de ser dividida. Ela se transformará só numa coisa ou só na outra."
Abraham Lincoln, em 1858.
Esse texto expressa a:
Questões relacionadas
- Matemática | A.2 Segundo Grau
A função quadrática f(x) ax2 + bx + c, com a real positivo, b e c reais, tem como zeros da função os valores e Essa função é representada pela expressão:
- Língua Portuguesa | 1.3 Intenção do Texto
O acesso à educação profissional e tecnológica pode mudar a vida de milhões de jovens em todo o país: há uma nova lei do estágio. Com a nova lei, o governo federal define o estágio profissional como ato educativo e determina medidas para que esta atividade contribua para familiarizar o futuro profissional com o mundo do trabalho. Entre as medidas estabelecidas, estão: a obrigatoriedade da supervisão por parte do professor da instituição de origem do estudante com o auxílio de um profissional no local de trabalho, a definição de jornada máxima de trabalho de quatro a seis horas.
Carta na Escola. Nº 32, dez. 2008/jan. 2009 (adaptado).
Ao listar as mudanças ocorridas na legislação referente ao estágio, o autor do texto tem como objetivo:
- Biologia | 13.2 Primeira Lei de Mendel
(IFPE) O albinismo é um distúrbio hereditário caracterizado por uma distorção na produção da melanina, pigmento que atua na proteção da pele contra os raios solares. É determinado por um gene autossômico recessivo. Pessoas albinas apresentam o genótipo aa, enquanto as não albinas apresentam os genótipos AA ou Aa. Maria não é albina, porém seu pai é. Ela é casada com João, que também não é albino, mas cuja mãe é. Numa consulta a um geneticista, o médico explica ao casal a probabilidade deles virem a ter uma criança albina. Que probabilidade seria essa?
- Língua Portuguesa - Fundamental | 4.02 Conto
Leia um trecho de Conto ou não conto?, de Abel Sidney.
Depois de muitos anos, ainda me lembro em detalhes sobre o que eu e minha prima conversamos. Éramos muito pequenas e eu passava as férias em sua casa. Nunca brincamos tanto quanto naqueles dias! Lembro-me do segredo que ela prometeu me contar.
— Olha, eu vou contar, mas é segredo! Não conte para ninguém. Se você contar eu vou ficar de mal.
— Eu não vou contar, já disse!
O segredo não era nada sério, coisa mesmo de criança naquela idade. E ela acabou contando...
— Minha mãe saiu para fazer compras e eu fiz um bolo. Eu quebrei dois ovos, misturei com a farinha de trigo e o açúcar. Não deu nada certo. Com medo, eu arrumei tudo, joguei o bolo fora e até hoje minha mãe não sabe de nada...
— Meu Deus, sua doida! Você teve coragem de fazer uma coisa dessas?!
— Tive. Se a minha mãe descobrir, eu não quero nem imaginar o que ela fará comigo!! Posso ficar uma semana de castigo.
SIDNEY, Abel. Conto ou não conto?. Disponível em:
<www.dominiopublico.gov.br/download/texto/ea000337.pdf>. Acesso em: 17 ago. 2018.
No fragmento, um flashback é anunciado em:
- História | A. Grécia
"Vendo Sólon [que] a cidade se dividia pelas disputas entre facções e que alguns cidadãos, por apatia, estavam prontos a aceitar qualquer resultado, fez aprovar uma lei específica contra eles, obrigando-os, se não quisessem perder seus direitos de cidadãos, a escolher um dos partidos"
Aristóteles, em "A Constituição de Atenas"
A lei visava