(UNESP) Considere a fórmula estrutural do ácido ascórbico (vitamina C).
Um comprimido efervescente contendo 1 g de vitamina C foi dissolvido em água, de modo a obter-se 200 mL de solução.
A concentração de ácido ascórbico na solução obtida é, aproximadamente:
Questões relacionadas
- Química | A. Modelos Atômicos(UEMG) NÃO LUGAREstou me olhando do futuroque não existee considero o passadoque me trespassou:Há uma névoaem torno desse núcleoque fui eu.— Quem fui eu, ao ser?— Quem serei, não sendo?Tenho que estudar melhoro caso das partículas de elétronque estão sem sere são sem estar.Que o núcleo existeé certo.Mas mal o posso tocar.não chega a ser bem uma casamas nele é que me coube habitar.(Sísifo desce a montanha)A última estrofe do poema trata da existência do núcleo atômico, conceito que foi introduzido por
- Biologia | 4.1 Envoltórios Celulares
(PUC-PR) No início da década de 1970, dois cientistas (Singer e Nicholson) esclareceram defi nitivamente como é a estrutura das membranas celulares, propondo o modelo denominado mosaico fluido. Neste conceito,todas as membranas presentes nas células animais e vegetais são constituídas basicamente pelos seguintes componentes:
- Física
Numa expansão muito lenta, o trabalho efetuado por um gás num processo adiabático é:
em que P, V e T são, respectivamente, a pressão, o volume e a temperatura do gás, e uma constante, sendo os subscritos 1 e 2 representativos, respectivamente, do estado inicial e final do sistema. Lembrando que é constante no processo adiabático, esta fórmula pode ser reescrita deste modo:
- Química | 2.3 Termoquímica
(UFU)
O esquema ilustra o aspecto energético da reação de formação de água líquida a partir dos gases hidrogênio e oxigênio. Essa reação é uma:
- Filosofia | 4.2 Teorias Políticas
Para Thomas Hobbes, os seres humanos são livres em seu estado natural, competindo e lutando entre si, por terem relativamente a mesma força. Nesse estado, o conflito se perpetua através de gerações, criando um ambiente de tensão e medo permanente. Para esse filósofo, a criação de uma sociedade submetida à Lei, na qual os seres humanos vivam em paz e deixem de guerrear entre si, pressupõe que todos renunciem à sua liberdade original. Nessa sociedade, a liberdade individual é delegada a um só dos homens que detém o poder inquestionável, o soberano.
HOBBES, Thomas. Leviatã ou matéria, forma e poder de um estado eclesiástico e civil. São Paulo: Editora Nova Cultural, 1997.
Hobbes, filósofo contratualista, ao expor sua teoria política defendeu que o (a)