Texto base: Poema de circunstância Onde estão os meus verdes?
Os meus azuis?
O Arranha-Céu comeu!
E ainda falam nos mastodontes, nos brontossauros, nos tiranossauros,
Que mais sei eu...
Os verdadeiros monstros, os Papões, são eles, os arranha-céus!
Daqui
Do fundo
Das suas goelas,
Só vemos o céu, estreitamente, através de suas empinadas gargantas ressecas.
Para que lhes serviu beberem tanta luz?!
Defronte
À janela onde trabalho
Há uma grande árvore...
Mas já estão gestando um monstro de permeio!
Sim, uma grande árvore... Enquanto há verde,
Pastai, pastai, olhos meus...
Uma grande árvore muito verde... Ah,
Todos os meus olhares são de adeus
Como o último olhar de um condenado! QUINTANA, Mario. Apontamentos de história sobrenatural.
São Paulo, Círculo do Livro, s/d, p. 121.
Enunciado:
Nesse poema, o eu lírico
Questões relacionadas
- História | 1.5 Ciclo do Açúcar e Sociedade Colonial
E tão logo o papa Paulo III aprovou o instituto inaciano, os jesuítas jogaram-se no Oriente português, alcançando até a longínqua China e Japão. No mundo atlântico, fundaram um colégio em Luanda e traduziram o cristianismo para o banto. [...] Missionar no Brasil era considerado atividade perigosa – afinal, Pedro Correia foi devorado pelos Carijó e Dom Pero Fernandes Sardinha foi comido pelos índios Caeté de Alagoas. [...] A ordem era, porém, era lograr a conversão com brandura e bons exemplos de comportamento. A ordem era, também, “adaptar” o catolicismo à cultura local – adequando termos e conceitos à realidade do lugar, a começar pela gramática tupi escrita por José de Anchieta em 1556 e logo convertida em leitura obrigatória.
SCHWARCZ, L. M; STARLING, H. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015. VOT2020.
Diante do exposto fica claro que os padres catequizadores tiveram um papel fundamental no processo colonizador. No entanto, a ação dos padres não fica isenta de críticas pois
- Física | 3.3 Calorimetria e Mudança de Fase
(UNEB) Criada em 2008, como laboratório de projetos e ponto de conscientização para funcionários da entidade, a Casa Eficiente da Fiocruz abriu as portas ao público no Dia Mundial da Saúde. A ideia é mostrar que é possível uma casa mais ecológica a partir de pequenas iniciativas.
A casa é toda feita de madeira escura e certificada, com um jardim que aproveita garrafas PET para acomodar mudas de planta. Já do lado de fora, avistam-se as três caixas d’água que a abastecem: uma convencional, outra que coleta água da chuva e uma terceira que se liga ao aquecedor feito de garrafas plásticas e embalagens tetrapack pintadas de preto. O espaço concentra outras iniciativas sustentáveis, uma central de compostagem que transforma 80% dos galhos e das folhas recolhidas no campus em adubo. (GUIMARÂES, 2011).
Um chuveiro elétrico convencional de potência igual a 5400,0W aquece água proveniente de uma caixa d’água a 20°C, até 38°C, temperatura do banho quente no inverno. Se fosse utilizada a água pré-aquecida pelo aquecedor ecológico, que chega ao chuveiro com a temperatura de 27°C e aquecida até 38°C, então o chuveiro que opera com 5400,0W poderia ser substituído por outro, de mesma vazão, de potência igual, em W, a
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
6. Texto base:
Lee el texto a seguir para contestar la cuestión.
Brasil pone fin al mayor basural de América Latina
Fonte: Reportagem do Jornal Clarin (03/06/12) Brasil puso hoy punto final a una de sus más terribles vergüenzas ambientales al cerrar el mayor basural de América Latina, que servirá también como un mensaje antes de la Conferencia de la ONU sobre desarrollo sustentable prevista para este mes en Río de Janeiro. Considerado el mayor vertedero de Brasil y de América Latina, con aproximadamente 140 hectáreas, el basural de Gramacho funcionó durante 34 años, recibiendo 8.500 toneladas diarias de residuos producidos en Río de Janeiro. Las montañas de desperdicios que componen este sitio lo convirtieron en la amenaza ambiental más grande para la Bahía de Guanabara, debido a las filtraciones ocasionadas por el deficiente manejo de la basura. La ministra de Medio Ambiente, Izabella Teixeira, y el alcalde de Río de Janeiro, Eduardo Paes, cerraron hoy con una cadena y un candado, en clima de fiesta, el basural de la vergüenza que será convertido en una usina de gas. Pusieron en su entrada un cartel: "Cerrado. Prohibido tirar basura en este lugar". "Unas 1.700 familias se quedaron sin trabajo, luego de que la recolección de residuos a cielo abierto en Duque de Caxias, suburbio de Río de Janeiro, sirviera como una putrefacta y peligrosa fuente de renta para intentar sobrevivir la miseria. Fueron indemnizadas y recibirán una compensación mensual por parte del municipio de Río de Janeiro. Disponible en: <http://www.clarin.com/mundo/Brasil-mayor-basural-America-latina.html >Acceso e: 10 mar. 2013. (Fragmento)
Enunciado:
Con relación a las familias que vivían en el basural, el texto afirma que:
- Física
(UECE) Considere um carrinho que é livre para se deslocar sobre trilhos dispostos paralelos a um plano vertical. Ao longo da trajetória, há pontos de parada do carrinho que podem ser classificados como de equilíbrio estável (E) e instável (I) .Sobre a energia potencial gravitacional na vizinhança dos pontos de equilíbrio estável, Ue e dos pontos de equilíbrio instável,Ui ,é correto afirmar que antes de um ponto de equilíbrio - Sociologia | 2. Diversidade Cultural e Estratificação Social
Parecer CNE/CP nº 3/2004, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Procura-se oferecer uma resposta, entre outras, na área da educação, à demanda da população afrodescendente, no sentido de políticas de ações afirmativas. Propõe a divulgação e a produção de conhecimentos, a formação de atitudes, posturas que eduquem cidadãos orgulhosos de seu pertencimento étnico-racial — descendentes de africanos, povos indígenas, descendentes de europeus, de asiáticos — para interagirem na construção de uma nação democrática, em que todos igualmente tenham seus direitos garantidos.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Disponível em: www.semesp.org.br. Acesso em: 21 nov. 2013 (adaptado).
A orientação adotada por esse parecer fundamenta uma política pública e associa o princípio da inclusão social a