Geralmente, nas obras de construção civil, a referência de nível é constituída a cerca de 1,0 m do nível do piso, sendo transportada desta maneira a todas as paredes de uma edificação. As alturas de uma alvenaria são marcadas com o nivelamento, além dos vãos de portas e janelas. Também se consegue obter, com o nivelamento, a marcação correta do piso e do contrapiso.
A ferramenta mais comum utilizada para realizar a operação de nivelamento é a mangueira de nível. [...]. Este é o método utilizado para medir toda a obra, desde a marcação até o nivelamento dos pisos, batentes, azulejos etc.
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O uso da mangueira de nível fundamenta-se no
Questões relacionadas
- Literatura
Mas, quando a fazenda se despovoou, viu que tudo estava perdido, combinou a viagem com a mulher, matou o bezerro morrinhento que possuíam, salgou a carne, largou-se com a família, sem se despedir do amo. Não poderia nunca liquidar aquela dívida exagerada. Só lhe restava jogar-se ao mundo, como negro fugido. Saíram de madrugada. Sinha Vitória meteu o braço pelo buraco da parede e fechou a porta da frente com a taramela. Atravessaram o pátio, deixaram na escuridão o chiqueiro e o curral, vazios, de porteiras abertas, o carro de bois que apodrecia, os juazeiros. Ao passar junto às pedras onde os meninos atiravam cobras mortas, Sinhá Vitória lembrou-se da cachorra Baleia, chorou, mas estava invisível e ninguém percebeu o choro.
RAMOS, Graciliano. Vidas secas. Rio de Janeiro: Record, 2008.
Nesse fragmento de Vidas secas, de Graciliano Ramos, além da degradação natural e do desalento causados pela seca, fica evidente outro fator que provoca a deserção de Fabiano e sua família. Esse fator, contemplado pela crítica social empreendida na obra, é a(o)
- História
A ilustração sintetiza a sociedade egípcia. A partir das informações que ela contém, é possível afirmar:
I. Na base da sociedade, encontrava-se o rio Nilo, cujas águas podiam ser aproveitadas para o cultivo sem necessidade de técnicas específicas nem aprimoramento de organização social.
II. O ecossistema do Nilo tinha como um dos elementos o sol, o qual está representado na figura de um deus, com disco solar sobre a cabeça, transmitindo a ideia de que ele ilumina e aquece o rio, a terra e os homens.
III. As árvores frutíferas e as cenas de plantio e colheita ocupam o centro da pintura, indicando a importância tanto das águas do rio quanto da luz da divindade solar para o ecossistema.
IV. A pintura é uma representação alegórica e não realista, não indicando informação sobre a estrutura política e administrativa (o faraó e seus funcionários), por isso não serve como fonte para o estudo da história e sociedade egípcias.
Está(ão) correta(s)
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Marque a afirmativa verdadeira sobre os hábitos familiares.
- História - Fundamental | 01. Minha vida de criança
Observe as fotos e responda
a) O velotrol Tico-tico pertence a família _______ e o velotrol Ben10 pertence a família _______
b) Como podemos identificar a qual família pertence cada velotrol?
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c) Descreva uma pista que nos leva a concluir que as famílias são de épocas diferentes.
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d) Mesmo as famílias pertencendo a épocas diferentes podemos deduzir que há algum aspecto comum entre as crianças? Explique.
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- Literatura | 4.3 Naturalismo(UNIFESP) Considere o trecho de O Cortiço, de Aluísio Azevedo.
Uma aluvião de cenas, que ela [Pombinha] jamais tentara explicar e que até ali jaziam esquecidas nos meandros do seu passado, apresentavam-se agora nítidas e transparentes. Compreendeu como era que certos velhos respeitáveis, cuja fotografia Léonie lhe mostrou no dia que passaram juntas, deixavam-se vilmente cavalgar pela loureira, cativos e submissos, pagando a escravidão com a honra, os bens, e até com a própria vida, se a prostituta, depois de os ter esgotado, fechava-lhes o corpo. E continuou a sorrir, desvanecida na sua superioridade sobre esse outro sexo, vaidoso e fanfarrão, que se julgava senhor e que, no entanto, fora posto no mundo simplesmente para servir ao feminino; escravo ridículo que, para gozar um pouco, precisava tirar da sua mesma ilusão a substância do seu gozo; ao passo que a mulher, a senhora, a dona dele, ia tranquilamente desfrutando o seu império, endeusada e querida, prodigalizando martírios, que os miseráveis aceitavam contritos, a beijar os pés que os deprimiam e as implacáveis mãos que os estrangulavam.
— Ah! homens! homens! ... sussurrou ela de envolta com um suspiro.
No texto, os pensamentos da personagem