(...) Mesmo sem o reconhecimento espanhol, as Províncias Unidas funcionaram como uma unidade política independente, formando uma república sem um governante que concentrasse o poder em suas mãos.(...)
MAGALHÃES, Gustavo Celso de. História: 7º ano: 6ª série: ensino fundamental, livro 1 / Gustavo Celso de Magalhães, Miriam Hermeto, Carla Miller Brant Moraes. Belo Horizonte: Educacional, 2012. p. 118.
A solução encontrada pela Holanda para suprir a descentralização política e, consequentemente, empreender a expansão marítima no século XVI foi
Questões relacionadas
- Geografia - Fundamental | 01.3. A paisagem rural
Leia a seguir o fragmento da poesia de Manoel Messias Belizário Neto. (...) A poesia que nasce
Nos sonhos, na emoção
Atingem as águas profundas
Do meu planeta Sertão. A poesia mais bela
Vem das plagas sertanejas
De uma casa de taipa
De um café sem bandeja. A poesia mais pura
Vem da mata ressequida
Da __________ sertã
Que aleita os poros da vida. (...) BELIZÁRIO NETO, Manoel Messias. Disponível em: < http://cordelparaiba.blogspot.com.br/> Acesso em: 03 nov. 2014
Na poesia que acabamos de ler, o poeta faz menção a uma das características da vegetação que caracteriza o Sertão. Escreva essa característica.
- Língua Portuguesa | 1.05 Intertextualidade
Texto I
Época. 12 out. 2009 (adaptado). (Foto: Reprodução/Enem)Texto II
CONEXÃO SEM FIO NO BRASIL
Onde haverá cobertura de telefonia celular para baixar publicações para o KindleÉpoca. 12 out. 2009.A capa da revista Época de 12 de outubro de 2009 traz um anúncio sobre o lançamento do livro digital no Brasil. Já o texto II traz informações referentes à abrangência de acessibilidade das tecnologias de comunicação e informação nas diferentes regiões do país. A partir da leitura dos dois textos, infere-se que o advento do livro digital no Brasil
- Arte - Fundamental | 01.1. Desenho livre
Professor(a), leia com os alunos o fragmento do texto.
O que significa a expressão ”pensar fora da caixa”?
[...] A expressão “pensar fora da caixa” é um dos ensinamentos mais divulgados por pessoas que trabalham nas áreas de motivação e divulgação de negócios. Esse pensamento, que foi usado pela primeira vez pelo americano John Adair no ano de 1969, acabou sendo rapidamente “absorvido” pelas pessoas e introduzido em temáticas de apoio e desenvolvimento da motivação das pessoas.
Esse pensamento, que pode ser comumente encontrado em livros para “pensar fora da caixa”, tem o objetivo de influenciar as pessoas para que saiam da sua zona de conforto e que busquem mudar suas rotinas (ou flexibilizá-las de modo mais inteligente).
O “pensar fora da caixa” tem o objetivo de ajudar as pessoas a encontrar perspectivas diferentes das ideias e ações costumeiras e, dessa forma, conseguir resultados diferentes para as suas situações cotidianas e anseios. [...]
Disponível em: < http://dinheirama.com/blog/2016/06/30/5-livros-pensar-fora-caixa-inovar/>. Acesso em: 18 dez. 2016. (Fragmento)
Professor(a), após a leitura, faça as seguintes considerações à turma:
Pensar fora da caixa é uma maneira de exercitar a criatividade. Quando somos desafiados a fazer algo de um jeito diferente ao que estamos habituados, somos levados a criar, desenvolvendo assim, o nosso lado empreendedor. Vamos então fazer exercícios para “pensar fora da caixa”.
- Atividade 1: Desenhando com números
Divida a turma em três grupos: A, B e C.
Entregue à cada componente dos grupos uma folha de papel com os números 3, 6 e 9 grafados no centro da folha, de acordo com o quadro:
Peça que transformem o número do grupo em um desenho que será o símbolo do grupo.
Ressalte que o desenho é individual. Os membros do grupo não deverão se comunicar e poderão desenhar o que quiserem: animais, plantas, objetos.
Ao término da atividade, faça uma exposição e reflita com a turma como a partir de um mesmo número foram criados desenhos diferentes. Ressalte o valor da criatividade.
Faça uma votação para escolher o símbolo de cada grupo.
- Atividade 2: Pensando fora da caixa para solucionar um problema da rotina escolar
Entregue a cada grupo anteriormente formado, a seguinte situação:
Após o recreio, o pátio da escola está muito sujo. Há restos de alimentos e papéis espalhados pelo chão.
Cada grupo deverá observar por uma semana o recreio e anotar o que é mais descartado, quantidade de lixeiras, turmas que mais sujam, etc.
Ao término da semana, cada grupo deverá se reunir e propor duas estratégias para solucionar o problema do excesso de lixo após o recreio.
Cada grupo deverá preparar materiais de conscientização que serão apresentados à comunidade escolar em data a ser definida com a direção/coordenação: vídeos, cartilhas, cartazes, etc.
O símbolo criado e escolhido pelo grupo deverá constar em todo o material que produzirem
Obs.: Professor(a), caso a sua escola não vivencie a situação proposta, você poderá propor outra que seja relevante para seus alunos e sua escola.
- Matemática | 13.1 Noções Primitivas
Considere um triângulo ABC retângulo em A, onde
é a bissetriz do ângulo ABC, Quanto mede
- Matemática - Fundamental | 08. Adição
A família de Márcio fez um piquenique no parque. De manhã cedo eles fizeram as compras no supermercado.
15 pães franceses
2 bolos
20 caixinhas de suco
2 potes de patê
8 maçãs
Quantos itens eles compraram para o piquenique?