O texto a seguir foi retirado da obra literária Pantagruel, do século XVI. Nele é observada a sequência em que a personagem Gargântua escreve uma carta a seu filho Pantagruel.
Aconselho-te, meu filho, a que empregues a tua juventude em tirar bom proveito dos estudos [...] quero que aprendas as línguas perfeitamente: primeiro a grega. Depois, cuidadosamente, revisita os livros dos médicos gregos, [...] adquire perfeito conhecimento do outro mundo que é homem. [...] E começa algumas horas por dia, a visitar as Sagradas Escrituras.
RABELAIS, François. Pantagruel. In: Gustavo de Freitas. 900 textos e documentos de História. Lisboa: Plátano, 1976. v. 11.
Dos apontamentos a seguir, assinale aquele que estabelece de forma correta uma relação entre a carta e a mentalidade do Renascimento.
Questões relacionadas
- Química | 1.7 Gases
Um recipiente vazio pesando 70,00 g é cheio com oxigênio e seu peso aumenta para 72,00 g. Depois de esvaziado, é cheio com outro gás e passa a pesar 71,75 g.
Sabendo-se que os números de mols dos dois gases, dentro do recipiente, são iguais, assinale a opção que apresenta corretamente o nome desse último gás.
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
Veja o quadro com as medalhas de ouro que o nadador Phelps já ganhou.
Com os dados da tabela, CONSTRUA um gráfico com o número de medalhas ganhas por evento esportivo.
MEDALHAS DE OURO POR EVENTO ESPORTIVO
- Física | 2.3 Trabalho, Potência e Energia
A luz solar que atinge a parte superior da atmosfera terrestre chega a uma taxa constante de 135,2 mW/cm². Dessa radiação, apenas 50% conseguem chegar à superfície, pois parte dela é refletida pelas nuvens e absorvida pela atmosfera. A radiação solar pode ser aproveitada para aquecer água de reservatórios, entre outras aplicações. Um sistema básico para transformar energia solar em térmica é ilustrado na figura ao lado acima. Esse sistema é constituído de coletores solares e de um reservatório térmico, chamado boiler. Os coletores solares, geralmente, são feitos de materiais que absorvem bem a radiação solar, e o calor gerado nos coletores é transferido para a água que circula no interior de suas tubulações de cobre. A água aquecida é armazenada no boiler. Dessa forma, a água é mantida quente para consumo posterior. A caixa de água fria alimenta o boiler, mantendo-o sempre cheio.
Disponível em: www.icb.ufmg.br. Acesso em: 22 jun. 2008 (adaptado).
É correto afirmar que os coletores solares permitem boa economia de energia, pois
- Língua Portuguesa | 1.03 Capacidade de Análise
Entrevista — Tony Bellotto
A língua é rock
Guitarrista do Titãs e escritor completa dez anos à frente de programa televisivo em que discute a língua portuguesa por meio da música
O que o atraiu na proposta de Afinando a Língua?
No começo, em 1999, a ideia era fazer um programa que falasse de língua portuguesa usando a música como atrativo, principalmente, para os jovens. Com o passar do tempo, ele foi se transformando num programa sobre a linguagem usada em letras de música, no jornalismo, na literatura de ficção e na poesia. Como não sou um cara de TV, trago a experiência de escritor e músico, e sempre participo de forma mais ativa do que como um mero apresentador. Estou nas reuniões de pauta e faço sugestões nos roteiros. Mas o conteúdo é feito pelo pessoal do Futura.
Quais as vantagens e desvantagens do ensino da língua por meio das letras de música? Não sou pedagogo ou educador, então só vejo vantagens, porque as letras de música usam uma linguagem que é a do dia a dia, principalmente, dos jovens. A música é algo que lhes dá prazer e, didaticamente, pode fazer as vezes de algo que o aluno tem a noção de ser entediante — estudo da língua, sentar e abrir um livro. Ao ouvir uma música, os exemplos surgem. É a grande vantagem e sempre foi a ideia do programa.
Disponível em: http://revistalingua.uol.com.br. Acesso em: 8 ago. 2012 (fragmento).
Os gêneros textuais são definidos por meio de sua estrutura, função e contexto de uso. Tomando por base a estrutura dessa entrevista, observa-se que:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.08 Reportagem
Leia o texto a seguir. AS PROPRIEDADES E BENEFÍCIOS DA CASTANHA-DO-PARÁ SAÚDE E NUTRIÇÃO A castanha-do-pará é uma excelente opção para lanchinhos entre as refeições! Além de ser uma delícia, essa semente também é dona de uma série de benefícios à saúde. Entre os principais, estão a presença das gorduras boas, fibras, vitaminas e minerais. Quer entender melhor as propriedades desse alimento e por que é tão importante incluí-lo no cardápio? Também conhecida como castanha do Brasil, ela é a semente da castanheira do Pará – típica da região norte e um dos principais produtos de exportação da Amazônia. Ela faz parte do grupo das oleaginosas e apresenta uma casca fina e marrom, com uma polpa branca muito saborosa. E o melhor: possui vários benefícios nutricionais! O principal destaque está na qualidade das gorduras. Em duas unidades, encontramos, aproximadamente, 11 g, das quais 68% são as chamadas “boas” (poli e monoinsaturadas). Elas ajudam a diminuir o colesterol ruim (LDL) e a aumentar o bom (HDL). Você pode saber mais sobre a importância das gorduras boas aqui. A castanha-do-pará apresenta boa quantidade de fibras, essenciais para o funcionamento ideal do intestino. Em relação às vitaminas e minerais, em apenas duas unidades é possível atingir, em porcentagens de consumo recomendado para um dia: 25% de magnésio, importante para o processo que gera energia para o corpo; 18% de fósforo, essencial para a contração muscular e transmissão de impulsos nervosos; 10% de zinco, faz parte do sistema de defesa do corpo; 9% de vitamina B1, que também participa do processo que gera energia ao organismo. Disponível em: <http://www.saboremmovimento.com.br/as-propriedades-e-beneficios-da-castanha-do-para/>. Acesso em: 09 nov. 2014. (Fragmento).
Embora o texto apresente termos científicos, como “poli” e “monoinsaturadas”, “colesterol”, “magnésio, fósforo, zinco”, dentre outros, explique por que ele não pode ser considerado um texto científico.