“Os soldados que se uniram à rebelião contra o ditador Muammar Kadhafi serão 'perdoados' caso decidam se entregar, anunciaram nesta segunda-feira 14/03/11 as forças armadas líbias na televisão estatal.”
Fonte:http://g1.globo.com/revolta-arabe/noticia/2011/03/governo-libio-promete-anistiar-soldados-rebeldes-que-se-entregarem.html Acesso em: 14/03/2011
Muammar Kadhafi, ditador líbio (Foto: Ben Curtis/AP)
A partir da interpretação da informação referentes ao atual conflito na Líbia é possível afirmar que:
Questões relacionadas
- Física
As figuras representam as seções transversais de 4 fios condutores retos, percorridos por corrente elétrica nos sentidos indicados, totalizando quatro situações diferentes: I, II, III e IV.
Se a corrente tem a mesma intensidade em todos os fios, então o campo magnético induzido no ponto P é nulo na(s)situação(ões) )
- Geografia | 5.2 Migração
Regiões com os maiores fluxos imigratórios no início do século XXI
Trends in international migration — Internet:
(com adaptações) Os fluxos imigratórios nas áreas destacadas estão relacionados, principalmente, a
- História | 6.15 Descolonização
(UFU) O imperialismo não acabou, não virou de repente “passado” ao se iniciar, com a descolonização, a desmontagem dos impérios clássicos. Toda uma herança de vínculos ainda liga países como Argélia e Índia à França e Inglaterra, respectivamente. Um novo e imenso continente de mulçumanos, africanos e centro-americanos dos antigos territórios coloniais agora reside na Europa metropolitana; mesmo a Itália, Alemanha e Escandinávia têm, hoje, de enfrentar esses movimentos populacionais, que em larga medida resultam do imperialismo e da descolonização, bem como da expansão da população europeia. Ademais, o fim da Guerra Fria e da União Soviética alterou definitivamente o mapa mundial.
SAID, Edward W. Cultura e Imperialismo. São Paulo: Companhia das Letras, 1995, p. 349.
Sobre o processo de descolonização, marque a alternativa correta.
- Geografia | 3.4 Clima
A imagem ilustra a ação de um agente natural no planeta caracterizado por
- Língua Portuguesa | 1.2 Estratégias Empregadas na Construção do Texto
(ENEM 2017 LIBRAS) Feminismo pra quê?
Mas será que você sabe o que é feminismo?
É assustadora a quantidade de gente que não sabe o que é feminismo. Ninguém tem a obrigação de saber, é claro, mas a partir do momento em que você decide opinar sobre um assunto, é de bom tom saber do que se trata. As pessoas são “contra” o feminismo sem sequer saber o que significa. Feminismo não prega ódio, feminismo não prega a dominação das mulheres sobre os homens. Feminismo clama por igualdade, pelo fim da dominação de um gênero sobre outro. Feminismo não é o contrário de machismo. Machismo é um sistema de dominação. Feminismo é uma luta por direitos iguais. Feminismo não tem nada a ver com deixar de usar batom, salto ou cercear sua liberdade sexual. Ninguém vai confiscar sua carteirinha de feminista se você usar rímel. Mas te abre para a possibilidade de só usar maquiagem quando quiser, não porque tem que obrigatoriamente estar impecável e linda todos os dias a enfeitar o mundo. Feminismo não tem nada a ver com não ter filhos, e sim com a escolha de como e quando esses filhos virão, e se virão. Feminismo não tem nada a ver com não ser feminina. E nem com ser. Feminismo tem a ver com liberdade, com eu, você, elas e eles podermos todos viver e ser, sem ninguém dando pitaco em como devemos nos portar, como devemos nos vestir, o que devemos dizer, o que devemos fazer com nossos corpos. Outra coisa importante: nem todas as feministas estão de acordo a respeito de todos os tópicos. Cada um constrói seu feminismo. O feminismo não é um livro de regras, mas uma discussão, uma conversa, um processo. Chega de reproduzir conceitos sem sequer parar para pensar neles.
AVERBUCK, C. Carta Capital, 28 set. 2015 (adaptado).
No texto, entre as estratégias argumentativas empregadas para a defesa de um ponto de vista, a autora recorre à