.
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.03 Capacidade de Análise
Os poemas
Os poemas são pássaros que chegam
não se sabe de onde e pousamno livro que lês.Quando fechas o livro, eles alçam vôocomo de um alçapão.Eles não têm pousonem porto;alimentam-se um instante em cadapar de mãos e partem.E olhas, então, essas tuas mãos vazias,no maravilhado espanto de saberesque o alimento deles já estava em ti ...QUINTANA, Mário. Antologia Poética. Porto Alegre: L&PM Pocket, 2001, p. 104.
O poema sugere que o leitor é parte fundamental no processo de construção de sentido da poesia. O verso que melhor expressa essa ideia é:
- Matemática | 1.06 Razão, Proporção e Regra de Três
Juliana pratica corridas e consegue correr 5,0 km em meia hora. Seu próximo desafio é participar da corrida de São Silvestre, cujo percurso é de 15 km. Como é uma distância maior do que a que está acostumada a correr, seu instrutor orientou que diminuísse sua velocidade média habitual em 40% durante a nova prova. Se seguir a orientação de seu instrutor, Juliana completará a corrida de São Silvestre em
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
A Mula sem Cabeça
— Onde houver um pequeno ajuntamento de casas rodeando uma igreja, com noites silenciosas e escuras, haverá casos de aparição da Mula sem Cabeça.
Dizem que é uma mulher que namorou um padre e, por isso, foi castigada. Toda passagem da noite de quinta para sexta-feira, ela vai até uma encruzilhada e ali acontece o encantamento. Depois, tem que percorrer sete freguesias ao longo daquela noite. (Freguesias eram pequenos povoados, no Brasil de antigamente.)
Mas veja que estranho: "Mula sem Cabeça" é só o nome desse mito. Na verdade, de acordo com as histórias que o povo conta, ela aparece como um animal inteiro, forte, lançando fogo pelas narinas e pela boca, onde tem freios de ferro. Nas noites de cumprir sua punição, ouve-se o seu galope violento, acompanhado de longos relinchos. Em alguns momentos, soluça como uma pessoa quando chora. Ninguém põe o pé fora de casa nessas noites.
Se alguém, bastante corajoso, tirar os freios de sua boca, o encanto se quebrará, e a Mula sem Cabeça voltará a ser gente, livre para sempre da maldição que a castiga.
XAVIER, Marcelo. A mula sem cabeça. In: Mitos: o folclore do Mestre André.
Belo Horizonte: Formato Editorial, 1997. p. 22.
Nas noites escuras de quinta-feira, ninguém "põe o pé fora de casa" porque
- Geografia - Fundamental | 5.4 Rios
Observe o mapa a seguir.
Projeto de transposição das águas do Rio São Francisco
Fonte: Revista Época, 5 abr., 2004. Adaptado.
O principal objetivo da transposição do rio São Francisco é:
- Geografia - Fundamental | 8.02 As Sub-regiões do Nordeste
Na região Nordeste há quatro áreas definidas de acordo com o clima, a vegetação e a situação econômica. Descubra de qual área se trata e dê as suas principais características:
a) Trecho do litoral.
b) Interior.
c) Faixa localizada no Maranhão e em parte do Piauí.
d) Região entre o sertão e a Zona da Mata.