Observe o mapa a seguir.
Projeto de transposição das águas do Rio São Francisco
Fonte: Revista Época, 5 abr., 2004. Adaptado.
O principal objetivo da transposição do rio São Francisco é:
Questões relacionadas
- Biologia | 4.4 Núcleo Interfásico e Divisão Celular
(ACAFE) A cariotipagem é a fotomicrografia de cromossomos de um indivíduo, recortada e organizada de maneira característica, visando ao diagnóstico de anomalias genéticas relacionadas ao número ou à morfologia de cromossomos
Após análise do cariótipo e de acordo com os conhecimentos relacionados ao tema, assinale a alternativa correta.
- Arte - Fundamental | 04. Elementos da Composição Artística
1 º.O professor realiza uma discussão sobre o cinema mudo. Use as imagens que já selecionou antecipadamente para ilustrar a discussão. Você pode pedir com antecedência também, imagens de Charles Chaplin ou outro diretor de filmes mudos e uma breve biografia, pois o foco da atividade está no trabalho desse tipo de filme. Peça também que tragam um pen drive para que você possa gravar as cenas retiradas do filme ou filmes que escolheu, para cada grupo trabalhar individualmente.
2 º.Agora que os alunos já sabem um pouco sobre cinema mudo. Passe trechos do filme escolhido por você. Não se esqueça que o final não deve ser passado, porque os alunos criarão um final para o filme, além de falas para as cenas selecionadas para eles.
3 º.Terminado o filme explore as características dele e as diferenças e semelhanças com os filmes atuais. Faça perguntas para que os alunos possam se colocar.
4 º.Agora forme grupos de máximo 5 alunos e distribua imagens do filme que você escolheu. Com o grupo preparado é hora dos combinados com os grupos:
1. Os alunos analisarão as imagens, ou seja, buscarão construir sentido, pensando na sequência das mesmas, sabendo que se trata de uma “história”.
2. Escreverão as falas de acordo com cada imagem que recebeu.
3. Criarão um final para a história.
5 º.Cada grupo ficará responsável por montar em Movie Maker, as cenas que recebeu, acrescentando o roteiro as falas e o final que criaram. Para isso marque a próxima aula no laboratório de informática e peça a ajuda do monitor para que o trabalho fique bem feito. Cada grupo deve gravar a sua versão no pen drive. Se não for possível, use o próprio filme em DVD e peça aos grupos que narrem as falas que inventaram e exponham o final do filme criado por eles, oralmente.
6 º. Marque um dia para a apresentação dos trabalhos para todos os alunos assistirem.
- Língua Portuguesa | 1.09 Recursos Expressivos e Recursos Estilísticos
Disponível em: http://www.saoborja.rs.gov.br. Acesso em: 22 out. 2020.
Pela análise do conteúdo, constata-se que essa campanha publicitária tem como função social
- Biologia | 4.1 Envoltórios Celulares
Pesquisadores caracterizaram uma nova família de toxinas antibacterianas presente em bactérias como a Salmonella enterica. Nesta espécie, a proteína tóxica é usada para matar outras bactérias da microbiota intestinal e facilitar a colonização do intestino de hospedeiros infectados. A proteína tóxica ataca precursores de formação da parede celular bacteriana. Desta forma, a bactéria-alvo que é intoxicada continua crescendo, porém, sua parede celular fica bastante enfraquecida.
(André Julião. https://agencia.fapesp.br, 14.09.2020. Adaptado.)
Uma maneira de neutralizar a ação da Salmonella enterica e de uma bactéria-alvo intoxicada por ela seria mantê-las, respectivamente, em soluções
- Ciências - Fundamental | 05. Vírus e Viroses
(UFPR) No Brasil, doenças como a febre amarela, o sarampo e a tuberculose são problemas de saúde pública. Com relação a essas doenças, assinale a alternativa correta.