Texto base: André emprestou R$ 20 000,00 a um amigo. Eles combinaram que haveria um prazo máximo de 12 meses para iniciar o pagamento. Nesse período, seriam cobrados juros simples de 1% ao mês. Depois, André aplicaria uma taxa de 15%, uma única vez, e dividiria a dívida em 8 prestações fixas. Como a proposta de André era melhor que a oferecida pelo banco, o amigo de André aceitou e conseguiu iniciar o pagamento da dívida 6 meses depois.
Enunciado:
A) Qual foi o valor da dívida quando o amigo iniciou o pagamento, antes da aplicação da taxa de 15%?
B) Qual foi o valor de cada prestação?
Questões relacionadas
- Matemática | 3.2 Afim ou 1° Grau
No comércio é comumente utilizado o salário mensal comissionado. Além de um valor fixo, o vendedor tem um incentivo, geralmente um percentual sobre as vendas. Considere um vendedor que tenha salário comissionado, sendo sua comissão dada pelo percentual do total de vendas que realizar no período. O gráfico expressa o valor total de seu salário, em reais, em função do total de vendas realizadas, também em reais.
Qual o valor percentual da sua comissão?
- Física | 3.6 Termodinâmica
(UFG) A figura a seguir ilustra a estrutura e o funcionamento de uma cafeteira italiana. Na sua parte inferior, uma fração do volume é preenchido com água e o restante por um gás contendo uma mistura de ar e vapor de água, todos à temperatura ambiente. Quando a cafeteira é colocada sobre a chama do fogão, o café produzido é armazenado no compartimento superior da cafeteira em poucos minutos.
O processo físico responsável diretamente pelo funcionamento adequado da cafeteira é:
- Física | 3.6 Termodinâmica
(UFRGS) A figura abaixo apresenta o diagrama da pressão p(Pa) em função do volume de um sistema termodinâmico que sofre três transformações sucessivas: XY, YZ e ZX.
O trabalho total realizado pelo sistema após as três transformações é igual a
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.01 Texto narrativo
O primeiro dia de aula do ano é ao mesmo tempo igual e diferente. Diferente porque tem sempre aquele gostinho de coisa nova. E igual, porque a gente vai ter que fazer as mesmas coisas: conhecer o horário, ver a classe, o número, os professores. E rever a galera de quem a gente só é um pouco amigo e não encontra durante as férias.
Quase todo mundo tá um pouco queimado e sempre tem alguma história das férias pra contar. Eu e o Alê tínhamos uma super-história. [...]
Logo que nós chegamos no pátio uns caras e garotas formaram uma rodinha em volta da gente e ficaram nos perguntando os mínimos detalhes. Nós
tínhamos combinado de exagerar pelo menos cinco vezes tudo o que a gente falasse pra ficar mais emocionante. Foi muito engraçado. [...]
Já estava quase na hora de bater o sinal quando o Alê virou pra galera e disse que a gente ia interromper um pouco pra copiar o horário das aulas.
E eu completei:
– No recreio a gente continua.
[...]
Na nossa escola, o horário de todas as classes fica pendurado no mural do pátio coberto, ao lado da cantina.
Enquanto nós íamos pra lá, o Alê disse que ainda não tinha visto nenhum aluno novo. Bem quando eu ia dizer "é mesmo", eu olhei para o mural e vi um boné vermelho que nunca tinha visto. O boné estava virado pra trás e quase encostava na mochila verde, Reebok, igualzinha a minha, que estava presa nas costas do dono do boné. Ele estava copiando o horário.
– Olha lá, Alê.
– Quem será?
Quando a gente foi se aproximando, deu pra perceber que ele repetia em voz alta o que copiava. E também deu pra perceber pela voz que não era ele.
Era ela:
– Quarta-feira. Primeira aula, matemática, professor João Paulo. Segunda e terceira, história, professora Meire. Recreio. Quarta aula, biologia, professor Douglas. E quinta aula, computação, professor José Carlos.
Na "computação, professor José Carlos", já estava cada um do lado dela. E deu pra ver que o boné também tinha uma aba na frente. Boné com aba na frente e atrás? Igual detetive! Ela estava com dois bonés. Um por cima do outro. E nem notou que a gente estava espiando. [...]
Quando eu vi que os olhos pretos combinavam com o nariz fininho, e que o nariz fininho combinava com a boca bem redondinha, e que a boca bem redondinha estava coberta com um batom bem vermelho, e que tudo isso que combinava era lindo, muito lindo, eu fui abrindo os olhos devagar, até ficarem bem arregalados. Aí a minha boca também começou a se abrir e só parou quando acabou a elasticidade dos músculos dos lábios. [...]
BRANDÃO, Toni. Cuidado – garoto apaixonado. São Paulo: Melhoramentos.
Disponível em: <http://www.sitenarede.com/timedaescola/cuidadogarotoapaixonado>.
Acesso em: 09 jul. 2012. (Fragmento)
Em relação ao texto, pode-se afirmar o seguinte:
- Biologia
(UERJ) Esponjas e mexilhões podem ser considerados bioindicadores, uma vez que a análise de seus tecidos revela a concentração de poluentes na água. Isso ocorre porque, no meio aquático, esses animais são caracterizados, em sua maioria, como: