Analise o gráfico a seguir.
Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br>. Acesso em: 07 set. 2012
Os dados do gráfico mostram
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.09 Entrevista
Texto base:
Leia, a seguir, a entrevista do jogador de futebol Messi, considerado o melhor jogador do mundo no ano de 2009. Texto: Maria Carolina Cristianini Que Messi é um dos melhores jogadores do mundo, todos sabem. Mas talvez poucos tenham ideia de como a carreira desse argentino começou no Barcelona. Aos 11 anos, Messi descobriu que um problema de saúde dificultava o desenvolvimento de seus ossos. O tratamento para a doença era caro e, como os pais do garoto não tinham dinheiro para pagá-lo, decidiram tentar a vida em outro país: a Espanha. Foi graças a essa viagem que a vida de Messi mudou de uma vez. Ele logo foi aceito como jogador pelo Barcelona e ainda conseguiu que o clube pagasse o tratamento médico. Foi o início de uma carreira incrível! Leia a entrevista que fizemos com o supercraque: RECREIO: Do que você mais gosta no Brasil? Messi: Tudo! Especialmente as praias e as pessoas, que são muito parecidas com o meu povo argentino. RECREIO: No Brasil, você gosta de algum jogador em especial? Messi: Admiro muitos jogadores como Ronaldo, Deco, Cafu, Silvinho, entre tantos outros. RECREIO: Qual era a sua brincadeira favorita na infância? Messi: Brincar com bola e, é claro, o futebol. RECREIO: Por que você decidiu ser um jogador de futebol? Messi: Porque foi isso que eu sempre fiz na vida e algo que eu sempre gostei, desde que era um garotinho. RECREIO: Qual é a melhor memória que você tem de um jogo de futebol? Messi: A primeira partida profissional que fiz na vida sempre me traz as melhores lembranças. Também gosto de me lembrar da final da Liga dos Campões de 2009. RECREIO: E quais são as piores lembranças? Messi: Sem dúvida, os momentos em que me machuquei. RECREIO: E qual foi o gol mais bonito que você já viu? Messi: Acho que foi o do Maradona contra a Inglaterra, na Copa do Mundo de 1986, por causa da importância para aquele momento em que a seleção disputava as quartas-de-final. RECREIO: Qual era a sua matéria preferida na escola? Messi: Educação física. RECREIO: Que tipo de música você gosta de ouvir? Messi: Eu gosto de muitas coisas, mas adoro cumbia, uma música típica da Colômbia. RECREIO: Você tem animais de estimação? Messi: Tenho um cachorro. RECREIO: Que conselho você daria para quem não é muito bom em futebol, mas gosta de jogar? Messi: Que continue jogando, mas não se esqueça de estudar. RECREIO: Você sabia que tem muitos fãs no Brasil, apesar da rivalidade com a Argentina? Mande uma mensagem para eles. Messi: Eu sei que existem pessoas no Brasil que torcem pelo Barcelona e que sempre me tratam muito bem. Obrigado pelo amor que vocês me dão sempre que vou ao Brasil ou encontro com brasileiros pelo mundo. Ficha do craque
- Nome: Lionel Andrés Messi
- Apelidos: Leo, Lio e La Pulga
- Data de nascimento: 24 de junho de 1987
Disponível em: <http://www.recreio.com.br/fique-ligado/messi-diz-que-gostaria-de-jogar-no-sao-paulo-e-no-corinthians> Acesso em: 21 mar.2013.
Enunciado:
- História | 6.03 Revolução Industrial
(UDESC) Segundo o historiador Eric Hobsbawn, a Revolução Industrial “sob qualquer aspecto [este] foi provavelmente o mais importante acontecimento na história do mundo, pelo menos desde a invenção da agricultura e das cidades. E foi iniciado pela Grã-Bretanha”.
HOBSBAWN, Eric. A Era das Revoluções – 1789-1848. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977, p. 45.
Com relação ao excerto acima, assinale a alternativa incorreta.
- Biologia | 3.1 Água e Sais Minerais
Sem água líquida, a vida (pelo menos como a entendemos) não pode existir senão num estado de suspensão das funções vitais. O crescimento e a reprodução simplesmente não são possíveis. Assim, a busca de vida em outro lugar do sistema solar é, na realidade, uma busca de água. (ASHCROFT, 2001, p. 298).
Considerando-se a importância da água na manutenção dos sistemas vivos, pode-se afirmar: - Língua Portuguesa - Fundamental | 2.5 Conjunção
Leia o texto a seguir para responder as questões.
Celular: mocinho ou vilão?
[...] A cada dia novas tecnologias são lançadas no mercado e essa efemeridade provoca uma popularização de seu uso. Esse é o caso do celular, que até a década passada era considerado um artigo de luxo, mas passou a fazer parte da vida das pessoas, independentemente da sua classe social. Entretanto, na medida em que se torna acessível essa tecnologia, torna relevante a preocupação quanto aos limites de sua utilização.
O celular, cuja função inicialmente era a de realizar e receber chamadas, passou a ser um aparelho versátil, dotando-se de utilidades como a de fotografar, filmar, assistir a vídeos, acessar a internet, entre outras funcionalidades. [...] Embora nem sempre todos os recursos disponíveis sejam utilizados a contento.
Diante da infinidade de recursos, a utilização do celular vem sendo discutida por educadores, em virtude de este ser visto como um meio de dispersar a atenção em sala de aula [...].
Não cabe ao Estado disciplinar o uso dos celulares, mas aos próprios pais educarem seus filhos e se educarem quanto ao uso ético do aparelho e, ainda, à escola delimitar suas regras. Proibir o uso seria medida insana, devido à indiscutível relevância do celular na atualidade. [...]
Portanto, o celular não pode ser considerado vilão, mas é vilã sua utilização imprópria. Deve esse aparelho nos servir nos momentos convenientes. É necessário que tenhamos maturidade para usá-lo e isso implica dizer que, para presentear nossos filhos com um aparelho, devemos saber se estes já podem utilizá-lo com consciência. Assim, cabe aos pais e à escola regulamentar o uso e aplicar medidas que visem corrigir vícios decorrentes do uso indiscriminado do celular.
Disponível em http://educacao.uol.com.br/bancoderedacoes/redacao/ult4657u631.jhtm. Acesso em 16 dez 2013.
A) Retire do texto um argumento que seja introduzido por uma conjunção.
B) Avalie se o argumento defende a tese favorável ou contrária ao uso do celular nas escolas e salas de aula.
- Física | A. Escalar
(EFOMM) Em um determinado instante um objeto é abandonado de uma altura H do solo e, 2,0 segundos mais tarde, outro objeto é abandonado de uma altura h, 120 metros abaixo de H. Determine o valor H, em m, sabendo que os dois objetos chegam juntos ao solo e que a aceleração da gravidade é g = 10m/s2.