Assim como o fenômeno El Niño, o La Niña também interfere na circulação geral da atmosfera provocando mudanças nas condições climáticas de várias regiões continentais, devido a grande quantidade de energia envolvida neste processo.
Analise o mapa
Impactos do La Niña em diferentes regiões do planeta (Fonte: www.cptec.inpe.br).
Fonte:http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.inga.ba.gov.br/cemba/uploads/fckeditor/uid000002 Acesso em: 30/04/2011.
Com base nas informações, identifique as áreas globais que apresentam altos e baixos índices pluviométricos influenciados pela La Niña.
Questões relacionadas
- Biologia | 02. Origem da Vida
(UESPI) O planeta abriga uma imensa diversidade biológica, cuja origem possivelmente ocorreu em lagos e oceanos na Terra primitiva. Considerando que a formação de coacervados, ilustrada abaixo, poderia fornecer uma explicação para o surgimento da vida, há bilhões de anos atrás, analise as afirmativas abaixo.
1. Caso houvesse disponibilidade de metano, amônia, hidrogênio e água na atmosfera da Terra primitiva, tais compostos seriam prováveis fontes de aminoácidos necessários à formação de coacervados.
2. Os coacervados eram células eucariontes primitivas envoltas por uma película de água e com funções básicas intracelulares, como absorção e excreção.
3. Nos coacervados, as reações químicas eram promovidas com energia de ativação fornecida pela radiação solar e pelas descargas elétricas.
Está(ão) correta(s) apenas:
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Lee el texto que habla de una de las atracciones disponibles en la ciudad de Buenos Aires.
Ubicado en el extremo noreste de la Ciudad, es uno de los parques inaugurados más recientemente, con una vista privilegiada al Río de la Plata. Por su cercanía con la costa y el viento que suele soplar allí, es uno de los espacios preferidos para los amantes de los barriletes (se pueden alquilar en el lugar). Además, el parque posee, en sus 32 hectáreas, una gran variedad de especies de aves autóctonas, como el chingolo, el benteveo y la calandria, entre otros. Cuenta con un amplio estacionamiento gratuito, varias bicisendas, áreas de juegos recreativos con areneros, otras con árboles y mesas para picnic, una costanera (desde la cual se pueden observar las embarcaciones que navegan el Río de la Plata) y un puente peatonal que comunica al parque con la localidad de Vicente López, en la provincia de Buenos Aires. También hay servicios de enfermería, baños, bebederos y kioscos.
Buenos Aires Playa
Durante el verano, el Gobierno de la Ciudad de Buenos Aires lanza el programa Buenos Aires Playa, en el que instala, dentro del Parque de los Niños, playas artificiales de arena con sombrillas, reposeras, duchas y organiza distintas actividades deportivas para que las familias disfruten del sol y el aire libre. Además hay conexión gratuita a internet mediante una red de wi fi. Días y horarios: 9 de enero a 1º de marzo. Martes a domingos de 10 às 20h.
Disponible en: http://www.turismo.buenosaires.gob.ar/es/atractivo/parque-de-los-ni%C3%B1os. Accedido el: 14 abr. 2015.
a) El parque de los niños cuenta con toda la infraestructura necesaria para recibir a los visitantes. ¿Qué información del texto comprueba esa afirmación? Retira un fragmento.
b) ¿Qué periodo del año las actividades en el parque están disponibles?
- Literatura | 4.5 Simbolismo
Passaram-se semanas. Jerônimo tomava agora, todas as manhãs, uma xícara de café bem grosso, à moda da Ritinha, e tragava dois dedos de parati “pra cortar a friagem”.
Uma transformação, lenta e profunda, operava-se nele, dia a dia, hora a hora, reviscerando-lhe o corpo e alando-lhe os sentidos, num trabalho misterioso e surdo de crisálida. A sua energia afrouxava lentamente: fazia- se contemplativo e amoroso. A vida americana e a natureza do Brasil patenteavam-lhe agora aspectos imprevistos e sedutores que o comoviam; esquecia-se dos seus primitivos sonhos de ambição, para idealizar felicidades novas, picantes e violentas; tornava-se liberal, imprevidente e franco, mais amigo de gastar que de guardar; adquiria desejos, tomava gosto aos prazeres, e volvia-se preguiçoso, resignando-se, vencido, às imposições do sol e do calor, muralha de fogo com que o espírito eternamente revoltado do último tamoio entrincheirou a pátria contra os conquistadores aventureiros.
E assim, pouco a pouco, se foram reformando todos os seus hábitos singelos de aldeão português: e Jerônimo abrasileirou-se. (. )
E o curioso é que, quanto mais ia ele caindo nos usos e costumes brasileiros, tanto mais os seus sentidos se apuravam, posto que em detrimento das suas forças físicas. Tinha agora o ouvido menos grosseiro para a música, compreendia até as intenções poéticas dos sertanejos, quando cantam à viola os seus amores infelizes; seus olhos, dantes só voltados para a esperança de tornar à terra, agora, como os olhos de um marujo, que se habituaram aos largos horizontes de céu e mar, já se não revoltavam com a turbulenta luz, selvagem e alegre, do Brasil, e abriam-se amplamente defronte dos maravilhosos despenhadeiros ilimitados e das cordilheiras sem fim, donde, de espaço a espaço, surge um monarca gigante, que o sol veste de ouro e ricas pedrarias refulgentes e as nuvens toucam de alvos turbantes de cambraia, num luxo oriental de arábicos príncipes voluptuosos.
Aluísio Azevedo, O cortiço.
(FUVEST 2012 1ª FASE) Considere as seguintes afirmações, relacionadas ao excerto de O cortiço:
I. O sol, que, no texto, se associa fortemente ao Brasil e à “pátria”, é um símbolo que percorre o livro como manifestação da natureza tropical e, em certas passagens, representa o princípio masculino da fertilidade.
II. A visão do Brasil expressa no texto manifesta a ambiguidade do intelectual brasileiro da época em que a obra foi escrita, o qual acatava e rejeitava a sua terra, dela se orgulhava e envergonhava, nela confiava e dela desesperava.
III. O narrador aceita a visão exótico-romântica de uma natureza (brasileira) poderosa e transformadora, reinterpretando-a em chave naturalista.
Aplica-se ao texto o que se afirma em
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Professor, assista com os alunos ao vídeo Uma história de superação e altruísmo, disponível no endereço eletrônico: < https://www.youtube.com/watch?v=omJS5YVoSp4>. Em seguida, analise-o com a turma.
Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=omJS5YVoSp4>. Acesso em: 6 fev. 2017.
- Divida a turma em grupos e solicite o registro do relatório das discussões por escrito.
- Reflita com os alunos:
* Quem é a personagem com características altruístas da história? Solicite a justificativa.
Possível resposta: O dono do comércio que sente um mal súbito é a personagem com características altruístas. A história sugere que, 30 anos depois, ele continua ajudando as pessoas de forma desinteressada, sem esperar retorno. Uma característica do altruísmo é o hábito de ajudar as pessoas, diferente do ato solidário, que pode ser isolado, esporadicamente.
* Como se caracteriza a atitude do menino que se torna adulto, forma-se em medicina e ajuda o comerciante em seu momento de doença?
Possível resposta: A atitude foi solidária. O menino, já adulto, retribui a postura altruísta do comerciante há 30 anos.
* A postura altruísta do comerciante influenciou a atitude do menino 30 anos depois? Será que o médico ajudaria da mesma forma uma pessoa desconhecida, com quem não tem uma ligação ou dívida de gratidão?
Possível resposta: A atitude do comerciante motivou a atitude do médico. Quanto à resposta da segunda questão, com o exemplo do comerciante e as dificuldades do médico em sua infância, podemos acreditar na tendência das pessoas de ajudarem os outros de forma desinteressada. Mas muitas vezes as pessoas se limitam a serem solidárias em momentos específicos, campanhas sociais, datas comemorativas, grandes catástrofes, etc.
* Qual a diferença entre altruísmo e solidariedade? Vocês consideram que o altruísmo é inato ou pode ser desenvolvido nas pessoas através da educação? Após o registro das respostas, professor, solicite uma pesquisa sobre essas questões.
- Solicite aos grupos a gravação de vídeos com as pessoas da comunidade escolar sobre o tema altruísmo. Lembre os alunos de redigirem uma autorização do direito de imagem, que deverá obrigatoriamente ser assinada pelos participantes dos vídeos. Para ajudar na atividade, assista com os alunos ao vídeo Você sabe o que é altruísmo?, disponível no endereço: https://www.youtube.com/watch?v=ePQfn9RwK0A. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=ePQfn9RwK0A>. Acesso em: 06 fev. 2017.
Organize com os alunos uma mostra de vídeos para a comunidade escolar. Faça uma votação das melhores produções pelo público. Os três vídeos mais votados serão divulgados no site da escola.
- Matemática | 1.01 Quatro Operações Fundamentais e Expressões Numéricas
Conversando com os veteranos do curso, um aluno do início do primeiro ano de uma universidade percebeu que precisaria comprar, em média, 2 livros por mês letivo antes do início do quinto ano da faculdade, caso tenha interesse em possuir as obras principais do curso em sua biblioteca pessoal. Considere que, no curso, são concedidos 4 meses de férias por ano, sendo, portanto, 8 meses letivos ao ano.
A quantidade de livros didáticos referentes aos assuntos da graduação que esse aluno terá comprado ao iniciar o quinto ano de faculdade será