A ASCENSÃO DO NAZIFASCISMO
38. Texto base: Leia o trecho a seguir. Seu êxito (de Hitler) foi possível pelo caos e (pela) desintegração do governo alemão que se seguiram à crise econômica de 1929 e foi resultado da complacência política de conservadores e comunistas para com o “fenômeno grotesco e transitório” do nazismo. FAUSTO, Boris. Folha de S. Paulo, 11 dez. 2007. (Fragmento)
Enunciado:
Com base no texto, estabeleça a relação entre a situação da Alemanha no contexto pós-Primeira Guerra Mundial e a ascensão do Partido Nazista.
Questões relacionadas
- Química | 2.8 Radioatividade
O Sol é responsável pela temperatura, pela evaporação, pelo aquecimento e por muitos processos biológicos que ocorrem em plantas e animais. Sua massa é muito maior que a massa do planeta Terra. A temperatura média na superfície do Sol chega a milhares de graus Celsius. A luz solar chega ao planeta Terra em poucos minutos, pois ela viaja a uma velocidade de 300.000 km/s. Com relação ao Sol, assinale a afirmação verdadeira.
- Geografia | 5.2 Migração
No âmbito das migrações internas do Brasil, tem sido diversificada a tipologia dos deslocamentos. Intensos fluxos de caráter rural-urbano ocorreram nas décadas de 1950 e 1960, representativos de um período marcado por crescente concentração fundiária e pela industrialização nos grandes centros urbanos do Sudeste brasileiro. Estabeleceram-se migrações interestaduais de longa distância na década de 1970, especialmente a de nordestinos para o eixo Rio de Janeiro-São Paulo. Multiplicaram-se as migrações de assalariados rurais temporários (volantes, boias-frias) especialmente para as colheitas da cana e da laranja, expressão do subemprego sazonal e das relações de trabalho informais geradas pela modernização capitalista do campo. Fomentaram-se os deslocamentos sucessivos de “barrageiros” para a construção de grandes obras de infraestrutura energética ao longo das áreas de fronteira, seja internacional (Itaipu) ou nacional (Tucuruí, Balbina, etc.).
BECKER, O. Mobilidade espacial da população: conceitos, tipologias, contextos. In. CASTRO, I.; GOMES, P.; CÔRREA, R. (Org.).
Explorações Geográficas. Rio de Janeiro: Bertrand, 1997 (Adaptação).
Os diversos fluxos migratórios internos do Brasil elencados pelo texto têm em comum o fato de que
- Biologia | C. Circulação
Segundo a Sociedade Brasileira de Herpetologia, há aproximadamente 870 espécies de anfíbios no Brasil, que ocupa a primeira colocação na relação de países com maior riqueza para esse grupo de vertebrados, seguido por Colômbia e Equador. Várias espécies ocorrem na Mata Atlântica e vivem em pequenas cavidades úmidas, encontradas em troncos caídos, embaixo de pedras e casca de árvores, no folhiço e no chão da floresta. Sobre os anfíbios anuros, são feitas algumas afirmações.
I. Sapos, rãs e pererecas são anfíbios anuros.
II. Apresentam corpo dotado de cauda e desprovido de patas.
III. A circulação sanguínea é aberta e o coração de um adulto apresenta duas cavidades.
Assinale a alternativa correta.
- Física | 5.2 Ondas Mecânicas
(UEFS) No forno de micro-ondas, há uma válvula ou gerador chamado de magnetron, que trabalha convertendo a energia elétrica em micro-ondas, as quais se propagam no vácuo com velocidade de aproximadamente 3,0.105 km/s. Elas, por sua vez, vibram e “batem” nas estruturas cerca de 2400 milhões de vezes por segundo, gerando atrito. Essa agitação provoca o aquecimento que cozinha os alimentos, mas também faz com que se quebrem as moléculas presentes nos alimentos, modificando a estrutura dos nutrientes.
O valor que mais se aproxima do comprimento de onda das micro-ondas, medido em centímetros, é
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
TEXTO I
Seis estados zeram fila de espera para transplante da córnea
Seis estados brasileiros aproveitaram o aumento no número de doadores e de transplantes feitos no primeiro semestre de 2012 no país e entraram para uma lista privilegiada: a de não ter mais pacientes esperando por uma córnea.
Até julho desse ano, Acre, Distrito Federal, Espírito Santo, Paraná, Rio Grande do Norte e São Paulo eliminaram a lista de espera no transplante de córneas, de acordo com balanço divulgado pelo Ministério da Saúde, no Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos. Em 2011, só São Paulo e Rio Grande do Norte conseguiram zerar essa fila.
TEXTO II
A notícia e o cartaz abordam a questão da doação de órgãos. Ao relacionar os dois textos, observa-se que o cartaz é: