(Unicentro) O índice de desenvolvimento de uma cidade pode ser determinado pelo acesso da população ao saneamento básico e à água tratada.
De acordo com essa informação e considerando-se os processos utilizados no tratamento de água e de esgoto, é correto afirmar:
Questões relacionadas
- Física
(UTFPR) Estamos deixando de usar lâmpadas incandescentes devido ao grande consumo de energia que essas lâmpadas apresentam. Se uma lâmpada de 60W ficar ligada durante 10 minutos, produzirá um consumo de energia, em joules, igual a:
- Química | 1.3 Classificação Periódica
(UERN) O dióxido de titânio, TiO2, é utilizado em filtros solares com objetivo de aumentar o fator de proteção solar desses produtos pela absorção de raios ultravioleta da radiação solar. Considerando-se essas informações, é correto afirmar:
- História | 3.4 Ditadura Militar
ZIRALDO. 20 anos de prontidão. In: LEMOS, R. (Org.). Uma história do Brasil através da caricatura (1840-2001). Rio de Janeiro: Letras & Expressões, 2001.
No período de 1964 a 1985, a estratégia do Regime Militar abordada na charge foi caracterizada pela
- Química | 3.8 Bioquímica
(Uneb) Cada vez mais os Estados Unidos procuram se libertar do petróleo, pois a dependência dessa fonte de combustível põe em risco não só a segurança nacional, mas também a econômica e a ambiental do país. Como a civilização não pode parar de se locomover, busca-se uma nova maneira de prover energia aos meios de transporte. Biocombustíveis celulósicos oferecem a alternativa mais atraente do ponto de vista ambiental e com maior viabilidade técnica a curto prazo.
(HUBER; DALE, 2009, p. 24).
O esquema mostra o processo da pirólise catalítica, em que a celulose se decompõe e é convertida em gasolina em uma única etapa.
Uma das etapas para utilização dos biocombustíveis celulósicos é a desmontagem da biomassa sólida em que se constitui a celulose.
Com base nos conhecimentos existentes sobre essa biomolécula, é correto afirmar:
- Biologia | 02. Origem da Vida
(EEWB) A Teoria da Endossimbiose, criada por Lynn Margulis em 1970, propõe que as organelas que compõem as células eucarióticas tenham surgido como consequência de uma associação simbiótica estável entre organismos.
Mais especificamente, esta teoria postula que os cloroplastos e as mitocôndrias têm origem num procarionte autotrófico que viveu em simbiose dentro de outro organismo, também unicelular, obtendo proteção e fornecendo ao hospedeiro a energia necessária para as atividades metabólicas. Deste modo, a célula eucariótica atual seria uma quimera formada por três genomas: o nuclear; o cloroplastidial e o mitocondrial.
Sendo assim, podemos concluir que a teoria da endossimbiose propõe uma explicação para